para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

manjar branco com amoras pretas

nunca gostei de por calda em cima do manjar, raramente faço isto sempre gosto de deixar a calda assim cada um se serve com deseja.
na temporada de amoras pretas, do final do ano, tivemos uma boa safra, que renderam alguns pratos, porém a calda nunca falta, faço sempre para acompanhar panquecas, sorvetes e também para dar um toque especial ao simples manjar de coco.


enformei o manjar em potinhos para porção individual


a receita do manjar é a aquela básica,
 mas se você desejar conhecer a minha esta aqui



















para fazer a calda é muito simples, depois de lavar muito bem as amoras e tirar o cabinho com uma pinça, porque o espinho machuca de verdade, levar ao fogo com açúcar e suco de limão, na proporção de duas partes de fruta para uma de açúcar, deixar ferver até que as frutas estejam macias, porem inteiras, deixar esfriar e servir sobre panquecas, sorvetes e manjar


fica uma cor linda














a calda é ralinha, mas tinge...









as frutas estavam no ponto, ficaram todas inteirinhas, o consumo tem que ser rápido, conservam no máximo dois ou três dias em geladeira








a parte mais rustica que se vê no manjar são uns flocos de coco

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

pão temperado com queijo #153

o e o ano começou ...
aqui começou com pão para não perder o habito!!!
no dia queria um pão grande, depois de pincelar azeite com orégano, ralei queijo do reino com casca e tudo, fiz os cortes e deixei crescer.
deixei bem coradinho, enfim achei o resultado bem satisfatório.
optei por uma massa simples, mas temperada, ou seja bati a água com alho, meia cebola, sal, pimenta e ervas finas e empreguei.
como era um dia quente e tinha cebola, não lancei mão da fermentação lenta que é a minha favorita, mas deixei fermentando o máximo possível, umas 5 horas no total entre primeira e segunda fermentação.
claro que você poderá usar a sua massa favorita e apenas temperar o liquido, leite ou água.
no entanto, se você quiser seguir a minha receita básica transcrevo abaixo.



pão (receita básica)

4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
2 colheres de chá de fermento seco biológico
1/3 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
1/3 de xícara de óleo
1 ovo grande
250 ml de água (bater com os temperos)

misture os secos, faça uma cova e agregue o ovo, óleo e a água, amasse e sove ate que fique uma massa macia, deixar crescer ate dobrar de volume, modelar os pães, deixar crescer novamente.
assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. 


* dependendo do tamanho da cebola talvez seja necessário utilizar mais uma xícara de farinha

*pincelar azeite com orégano, ralar o queijo e fazer os cortes, deixar crescer por uns 30 minutos antes de levar ao forno

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF