quando vi o pão básico perfeito do Jamie Olivier postado no blog sabores da lica, tive certeza que esta pão faria muito sucesso aqui em casa, tanto é, que no mesmo dia fiz a receita original e servi a tardinha para o meus filhos, ficou otimo e nem deu tempo para foto.fiz mais outras vezes da forma original e neste final de semana resolvi dar uma alterada na receita, usei o mesmo mel que uso para o pão de mel, linhaça e aveia, ficou um pouco mais pesado, mas bastante saboroso, ideal para o café da manhã, com geleia e mesmo com um pate para acompanhar um aperitivo.a receita abaixo e o texto são da querida e talentosa Eliana, e a minha alteração foi a seguinte:*em 100 ml de água deixei 6 colheres de sopa de linhaça de molho por 1 hora * usei 1 xícara de aveia em flocos,sendo assim mantive os 600 ml de água e usei um pouco menos de farinha de trigopão básico perfeito do Jamie Olivier
- 30 g de fermento fresco ou 3 sachês de 7 g de fermento seco
- 30 g de mel (ou açúcar)
- 600 ml de água morna *
- 1 q de farinha de trigo *
- 30 g de sal
- um pouco de farinha extra para polvilhar
Etapa 1 - Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em metade da água morna.
Etapa 2 - Em uma superfície limpa ou em uma tigela larga, faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido. Usando apenas uma mão faça movimentos circulares, partindo do centro para a parte exterior, trazendo lentamente cada vez mais farinha até que a mistura de fermento fique saturada. Despeje, então, a outra metade de água morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma umedecida. (Certas farinhas podem precisar de um pouco mais de água, portanto não fique com medo de ajustar as quantidades.)
Etapa 3 - Sovar! Esta é a melhor parte, apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5 minutos. Isso desenvolve a estrutura da massa e o glúten. Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.
Etapa 4 - Passe farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da massa. Deixe-a com um formato circular e acomode-a em uma assadeira. Faça talhos profundos na massa com uma faca. Deixe que ela cresça até dobrar de tamanho. O ideal é que você tenha um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. Pode ser perto do fogão, dentro de um armário aberto ou em um quarto aquecido, por exemplo. E você pode cobrir a massa com filme plástico se quiser acelerar as coisas. Esse processo de crescimento melhora o sabor e a textura da massa e deve levar aproximadamente 40 minutos, dependendo das condições.
Etapa 5 - Depois que a massa tiver dobrado de tamanho, você precisará amassá-la por cerca de 1 minuto a fim de retirar todo o ar dela. Em seguida modele a massa no formato que quiser - redondo, achatado, rechonchudo, baixo, alto ou qualquer outro - e deixe crescer pela segunda vez até que ela tenha dobrado de tamanho novamente. Não fique tentados a pular essas etapas, porque é esse segundo crescimento que dá aquela textura macia e delicada que todos apaixonados por pães amamos.
Etapa 6 - É hora de assar o pão. Depois de todo o trabalho duro, não desperdice os seus esforços. Você precisa manter todo o ar dentro do pão, portanto não bata nele novamente. Coloque-o cuidadosamente dentro do forno e feche a porta sem bater. Asse o pão de acordo com a temperatura e o tempo indicados nas receitas das páginas seguintes. Você pode saber quando ele está pronto dando uma batidinha na base (se estiver em uma assadeira, você terá de retirá-lo). Se fizer um som oco, está cozido, do contrário, coloque-o rapidamente no forno para um pouco mais de tempo. Acomode o pão em uma estante e deixe-o esfriar. Você irá amar!
* Fonte - Livro Retorno do chef sem mistérios - Jamie Oliver
por dentro, bem de pertinho,
e com geleia de damasco, ficou otimo...