para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 9 de junho de 2009

cupim

nesta época do ano, quando faz este friozinho bom, gosto muito de preparar osso buco, costela, peito, rabada, cupim, são carnes de ótimo sabor, mas com muita fibra, que demandam bastante cozimento.
sempre fiz estas carnes de panela, desde menina, por que eram as favoritas do meu pai, e hoje são da Juh, fazia sempre selando a carne e depois colocando a água, cozinhando até amolecer e formar o molho ferrugem, mas depois que eu aprendi fazer apenas com sal grosso, sem água, com a querida tia Sara, que é irmã (e clone) da Dona Marina, minha sogra.
hoje, ela cozinha muito pouco pois já passa dos 90 anos, mas me ensinou muita coisa boa, que irão certamente aparecer por aqui, na verdade Dona Sara, me ensinou fazer a costela e ai adaptei para os outros cortes, como requer um tempo de descanso demanda atenção o tempo todo, faço apenas nos finais de semana, mas o resultado final vale a pena
cupim

escolha um peça de sua preferência, eu prefiro as mais magras, lave e passe sal grosso e ambos os lados. coloque na panela de pressão, em um do lados coloque 4 dentes inteiros de alho e 1 cebola cortada em 4 partes. sem colocar água ou azeite feche a panela e leve ao fogo médio e conte 15 minutos até começar a pressão. após este tempo desligue.
se ainda tiver água volte ao fogo por mais alguns minutos dependendo da quantidade de água, deste vez, desligue e não abra a panela imediatamente, aguarde 10 minutos antes de abrir, abra e vire a carne, deverá ter formado um suco já mais escuro, leve ao fogo por mais 10 minutos e vá repetindo o processo, se depois de 3 aberturas se a carne ainda não estiver macia, acrescente água para finalizar o cozimento.

18 comentários:

  1. Nossa Angela, que facinho. Adorei a receita.
    Simples e fácil de fazer.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer.
    Adoro cupim, mãs não tinha a mais vaga idéia de como cozinhá-lo... e achava carne um verdadeiro mistério...
    Amei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Angela..eu amei êsse modo de fazer cupim!!que diferente!!!a gente aprende tanta coisa boa com os mais antigos não é mesmo?lendo todo post senti saudades quando a minha mãe ainda cozinhava!!ela fazia coisas incriveis!onde fui aprendendo com ela gostar de cozinha!!!adorei esa dica a carne ficou linda!ah..eu uso para o frango suco de garrafinha..ok...feliz de quem tem como você..tudo iso em casa..uma maravilha..rssss..bjus

    ResponderExcluir
  4. Que carne deliciosa! Parece estar derretendo! Amo cupim, ainda mais quando está sem gordura!

    ResponderExcluir
  5. Minha linda, vou te ser sincera... não sou nada fã de cupim (tbm faço carne de panela em casa, mas sempre com lagarto... a Isa e o Ma amam), daqueles de churrascaria... mas esse seu está tão lindo e suculento, que eu me animaria a provar... e melhor, aposto q iria adorar, feito pelas suas maõzinhas de fada, com tanto carinho.
    Vou comprar uma peça pequena de cupim e preparar desta forma!!
    Bjo grande

    Mari

    ResponderExcluir
  6. Querida Angela, voce é realmente uma cozinheira de mao cheia - penso que ja' disse isso umas 500 vezes! E com certeza chegarei a milhoes! Te adoro. Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Receitas fáceis e gostosas como essa são totalmente apreciadas lá em casa. Receita anotadíssima! Um bj!

    ResponderExcluir
  8. Que bom umareceita com cupim, nunca sei como fazer e variar as receitas com esta carne.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu também gosto destas carnes "fortes" apenas no inverno e o cupim eu não dispenso...tem um sabor maravilhoso!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. amoooooo muito tudo isso! rs rs

    ResponderExcluir
  11. Tirando a costela, não comemos nenhuma das outras carnes que você citou, mas a aparência da sua ficou tão boa!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Essa tb entrou para a minha lista, amo carnes cozidas e molinhas derretendo...ai que delicia

    ResponderExcluir
  13. Desde luego que tiene que merecer la pena. Esa carne tiene que estar deliciosa...(Que bien cocinan las abuelas ¿Verdad?)

    ResponderExcluir
  14. Não gosto muito de cupim, mas este ficou muito bonito, parece saboroso. Prefiro a costela , alías já provei a sua... é maravilhosa ... tão boa que aprendi a fazer... rsrs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. amiga querida, bom feriadão..bom dias dos namorados!
    tem uma brincadeirinha para vc lá no meu blog
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela receita, amei.
    Está tão apetitosa!!!
    Tenho que fazer um dia desses, porque meu filho simplesmente adora, aliás quem não gosta, só não como com tanta frequencia porque acho o cupim meio gorduroso, creio que é porisso que é tão saboroso. Nunca tinha visto a receita antes de como preparar um belo cupim, mas vou fazer com certeza, estamos numa época propícia.Bjss

    ResponderExcluir
  17. Meninas, que bom que pude dar uma dica para quem gosta de cupim e animar quem nunca provou, quem sabe testar esta forma de fazer as carnes mais fortes.
    beijo para todas voces e feliz dia dos namorados!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!