para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 14 de junho de 2009

arroz doce

bem, como disse no post anterior, esta também era uma das sobremesas do almoço, eu particularmente gosto muito de arroz doce, e não posso deixar de mencionar que este doce, bem simples, me remete a infância e a uma constante implicância minha com a minha mãe,
ela sempre fez arroz doce e depois de pronto agregava gemas, muitas gemas, meu pai sempre gostou assim, eu sempre detestei assim com gemas, me recusava a comer.
o meu favorito era o branquinho, sem nada, apenas com canela, por algumas vezes minha mãe esquecia de separar um potinho e ai eu ficava triste, mas rapidamente ela dava um jeito e logo fazia um outro para mim.
hoje faço o arroz doce apenas assim branquinho e raras vezes uso leite condensado ou creme de leite, faço o arroz doce simples mesmo.
 
arroz doce

1 xícara de arroz lavado, cozido em 1 xícara de água em fogo baixo, por uns 10 minutos. deixo descansar uns 15 minutos ai então coloco leite, um pau de canela, 1 xícara de açúcar, sempre em fogo bem baixinho, vou cozinhando lentamente, agregando leite, normalmente uso entre 1 litro e 1 e 1/2 litro de leite, pra deixar bem cremoso. sirvo em taças ou num pirex, e polvilho com canela.

  • caso prefira bem doce, aumente a quantidade de açúcar
  • se preferir pode usar casquinha de limão ao invés de canela
  • se for usar leite condensado, praticamente não use o açúcar, quando estiver cozido, coloque o leite condensado
  • se for usar o creme de leite, diminua o leite na hora do cozimento
  • a toalhinha foi feita pela minha mãe para o meu enxoval... e olha que faz tempo!

16 comentários:

  1. Amada, aqui em casa, eu e a Isa amamos arroz doce, mas o Marcelo não.. então, sempre que faço, faço acompanhado de outra sobremesa especial para ele...
    Meu jeito de fazer é um cadinho diferente do teu: eu cozinho o arroz misturado a uma gema no leite (1 litro) com um pau ou dois de canela, e depois dele cozido, coloco 1 lata de leite condensado, 1 de creme de leite e algumas colheres de açucar (por volta de 3)... acho q cada um tem seu jeito de fazer, né?
    Amei a foto do teu... essa toalhinha é uma fofura!!!
    Bjo enorme,

    Mari

    ResponderExcluir
  2. pois é, o meu é com açúcar queimado e leite fervido com açúcar até virar quase um doce de leite.
    qqer dia eu posto a receita e a foto.

    bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei o aroma desta cozinha....ainda não tinha passado por aqui e voltarei outras vezes....
    Ah, e esse arroz doce! Tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse é um doce bem antigo e também tinha implicância com ele, por isso fiquei muito anos dizendo que não gostava de arroz doce.
    Até que resolvi fazer ano passado e amei. Bem simples, nada de gema, mas adoçada com leite condensado.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adoramos arroz doce aqui em casa e assim bem simples....Angela, essa toalhinha está fofa demais....beijos....Su

    ResponderExcluir
  6. fiquei com água na boca, amanhã vou fazer mesmo.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  7. fiquei com água na boca, amanhã vou fazer mesmo.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  8. Que bela foto Angela! Eu também gosto de arroz doce assim branquinho. A receita é tao facil e eu nunca fiz - também senti saudade da minha infancia, pois nunca faltava arroz doce em casa, casa de parentes e amigos. Hoje quase nao vejo as pessoas fazerem, fiquei muito feliz por ter recordado-me desta delicia, assim que puder farei a tua receita. Mil beijos amiga querida.
    Léia

    ResponderExcluir
  9. Adooooro arroz doce. Esses dias postei minha receita lá que é um cadinho diferente da sua.
    Beijos
    fla

    ResponderExcluir
  10. O simples é sempre o mais gostoso! Eu também lembro de minha infância, ele quentinho, sem gemas e sem creme de leite e leite condensado. Realmente é o melhor!

    ResponderExcluir
  11. tambem gosto muito de arroz doce..e..tambem sem gemas..e..lembra muito..muito mesmo a infancia..cheiro de mãe...tá lindo a sua taça!bjus

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro arroz doce com ovos e o meu filho gosta sem ovos e eu faço e separo sempre um pouco para ele.
    Essa taça está uma delícia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Arroz Doce tem sabor de infância,uma sobremesa qu sempre estava presente nas refições e feito assim, branquinho. Como não faço muito de doces (nem de fazer, nem decomer), para ser mais clara, raramente tem doce em casa, minha filha compra pronta em um café que faz sobremesas deliciosas. Vou aproveitar as Festas Juninas e preparar um especialmente para ela. Uma ótima lembrança.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Humm , simples e chiquérrimo !!! Adorei !!! Parabéns !!!
    Bjuss*

    ResponderExcluir
  15. Angela!
    Acabas de hacer algo terrible;-)!!!
    Es el postre preferido de mi chico, en breve seguro que le tengo que hacer este postre!
    Besos!!

    ResponderExcluir
  16. Meninas, bem, descobri, que o arroz doce, apesar de simples, ainda faz bonito.
    beijos a todas!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!