para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 24 de abril de 2013

cookies


mais do mesmo!
adoro o cheirinho da minha cozinha quando estou assando cookies... manteiga, baunilha, canela, tudo de bom


com coco

com castanha de caju


com uvas passas

a receita base é esta daqui

embaladinhos, amarradinhos!

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sábado, 20 de abril de 2013

orange caramel rolls - o pão de numero 80

bem esté o pão de numero 80 do blog, um pão doce delicioso!
na minha ótica, não existe nada mais confort food do que um um pão quentinho saindo do forno, seja doce ou salgados a sensação é a mesma, delícia das boas.
estes rolls são receita da minha mãe americana, as frutas cristalizadas e a calda de coco são por minha conta e risco!
na hora que saem do forno são perfeitos, mas congelam muito bem e depois é só aquecer no forninho que ficam ótimos para um outro café da manhã.


orange caramel rolls

1/2 xícara de água morna
raspas de laranja
1/2 xícara de suco de laranja
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
1 ovo grande
2 colheres de sopa de manteiga sem sal amolecida à temperatura ambiente
3-a 4 xicaras de farinha de trigo
 

3 colheres de chá fermento biológico seco 
 
junte os secos, faça um cova e coloque o ovo, a margarina e os líquidos, amasse bem até que fique uma massa homogênea e elástica, deixe descansar até dobrar de volume.
abra a massa num retângulo e pincele manteiga derretida sobre a massa, em seguida salpique açúcar mascavo e espalhe  as frutas cristalizadas e as passas, enrole como um rocambole e corte em fatias de aproximadamente 3 cm cada uma.
unte uma assadeira e polvilhe açúcar mascavo, coloque as fatias separadas de maneira que tenham como crescer, espere dobrar de volume e leve ao forno médio.
depois de assados despeje uma calda de açúcar e coco* e leve ao forno por mais alguns minutos até que a calda seja ligeiramente absorvida pelos rolinhos.















*calda de coco
1 xícara de açúcar
1 xícara de agua
coco a gosto
aqueça a agua junte o açúcar e deixe ferver apenas para derreter  em seguinte junto o coco e empregue em seguida nos rolls saindo do forno.


importante:
tire da assadeira enquanto quente, se demorar fica difícil para tirar da forma

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quinta-feira, 18 de abril de 2013

pasta com lascas de frango

nunca tive o habito de fazer comidas em dias certos.
aqui em casa nem toda quinta é dia de macarrão...
na verdade, o macarrão aparece sempre por aqui por que gostamos muito e porque é muito prático, aceita quase tudo.
quanto aos molhos, adoro variar, na verdade nem são molhos, são complementos da massa.
particularmente gosto mesmo de macarrão com pouco molho, gosto de sentir a massa, sentir os sabores se mesclando na massa.


pasta com lascas de frango

  1. peito de frango pré cozido desfiado em lascas grandes
  2. refogar esta lascas em azeite, cebola e alho, quando começar a corar juntar um tomate sem pele e sem semente
  3. agregar a massa pré cozida al dente
  4. juntar ervilhas congeladas, azeitonas,
  5. corrigir o sal
  6. juntar creme de leite a gosto,
  7. salpicar queijo provolone

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quarta-feira, 17 de abril de 2013

salada de abobrinha



aqui em casa gostamos demais de abobrinhas.
em saladas elas ficam prefeitas!


abobrinhas cozidas al dente, cebolas  passadas pela agua quente e depois pela agua gelada, cebolinha picadinha.

o tempero pode ser apenas limão, azeite e sal
ou então
balsâmico, mostarda, mel, sal e azeite.

simples assim!

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sábado, 13 de abril de 2013

sortido

não sei se feliz ou infelizmente, sou do tempo do "sortido"...
para quem nunca ouviu falar isto, "sortido"  nos botequins do interior é o mesmo que prato feito.
nos "sortidos" das minhas memórias tinha arroz, feijão, farinha, saladinha e alguma "mistura", o prato de vidro marfim, a toalha era de plástico e o suco em copo americano.
tempo bom, quando a alegria era levar um dinheirinho para a escola e na volta do ginásio parar para comer um sortido no bar do Nazário.


arroz integral, risoto de xerém, cubos a abobora na manteiga, 
abobrinha grelhada, saladinha de pepino, tomate e cebolas, 
costelinha de porco

dia destes reproduzi um sortido aqui em casa com as sobras da geladeira. pena que não tinha o prato marfim de ondinhas.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quarta-feira, 10 de abril de 2013

cinnamon wreath

que eu gosto demais de fazer pães não novidade para ninguém...
gosto muito de fazer pães simples, práticos, pães de todo dia.
também faço pães doces, algumas vezes até "roubo" um pouco de massa de um pão simples e capricho no recheio, virando assim um pão doce
este aqui é um pão maravilhoso, o cinnamon wreath, ele vem de um blog o Bewitching Kicthen que eu adoro, os pães da Sally são bárbaros, ela é um especialista em pães. 
na postagem tem o original e a minha versão.
claro que eu tenho um lista enorme de pães do blog da Sally na minha "to do list", quanto a este já repeti várias vezes e nas ultimas vezes substitui o açúcar mascavo pelo branco e adorei o resultado!


CINNAMON WREATH
original daqui
 

for the dough:
2 cups flour

½ tsp salt

½ cup lukewarm milk

1 envelope active dry yeast (2 + 1/4 tsp)

⅛ cup melted butter

1 egg yolk

1 tbsp sugar

for the filing:

¼ cup melted butter

4-5 tbsp sugar

3 tsp cinnamon

Mix the yeast and sugar with the lukewarm milk and let it sit a few minutes while the yeast bubbles and foams up.

Add the egg yolk, the melted butter, the flour and the salt, then knead the dough and shape into a ball. Place the dough in a large, greased bowl, then cover and place in a warm space and let rise until doubled in size (about 1 hour).
Heat the oven to about 400 degrees Fahrenheit. Roll the dough out to a thickness of 1cm (1/4 inch).  Spread the melted butter across all of the dough, then sprinkle the cinnamon and sugar mixture.  Reserve a small amount of melted butter for the top of the bread.

Roll up the dough, and using a knife, cut the log in half length-wise. Twist the two halves together, keeping the open layers exposed (see photos on Baker Street site). Give a round shape, then transfer to a lightly buttered baking tray.

Brush a little butter on top and sprinkle some sugar and cinnamon mixture. Bake for 30 to 35 minutes, until the bread is golden brown. Reduce the oven temperature to 350 degrees Fahrenheit after 5-10 minutes to stop it burning.
pão doce com canela


2 xícaras de farinha
½ colher de chá de sal
½ xícara de leite morno
1 envelope de fermento biológico seco (2 + 1/4 colher de chá)
xícara de manteiga derretida
1 gema de ovo
1 colher de sopa de açúcar
para o recheio:
¼ xícara de manteiga derretida
4-5 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de chá de canela
eu fiz assim:
juntei os secos e agreguei em seguida o leite ligeiramente aquecido com a margarina e a gema, amassei, sovei a massa e deixei crescer.
depois do primero crescimento, abri a massa na espessura de 1 cm em seguida pincelei a manteiga derretida e penerei açúcar e canela,  fiz um rolo como rocambole e fiz um corte em todo o comprimento, cortei o rolo ao meio em seguida torci as duas partes tomando cuidado de deixar a parte cortada sempre para o lado de cima,e tentei deixar num formato redondo, veja o  PAP aqui , deixei crescer mais uns 20 minutos, antes de levar ao forno pincelei um pouco de manteiga derretita  e penerei um pouco de açúcar e canela.
assei em forno médio.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sexta-feira, 5 de abril de 2013

relish de abobrinha

se você gosta servir de petiscos antes das refeições de final de semana, este relish de abobrinha é perfeito.
o da foto fiz para servir em casa de aperitivo antes de servir quiches com salada.
servi com torradas e pão de trigo integral tostado.
normalmente eu preparo uma boa quantidade e guardo em vidros devidamente esterilizados na geladeira.
ah! se você optar por guardar em vidros, não se esqueça de manter sempre coberto de azeite.

relish de abobrinha


  1.  em uma assadeira alta, rale em ralo grosso abobrinhas higienizadas com casca e tudo, reserve
  2. para escaldar ferva agua
  3. tempere as abobrinha raladas com sal e 1/2 xícara de vinagre
  4. despeje a água fervente 
  5. drene numa peneira grande e deixe escorrer bem,
  6. seque com pano de forma de retirar toda umidade
  7. numa vasilha de vidro prepare o tempero, se for usar ervas use as desidratadas (louro, orégano, tomilho)
  8. fatie ou rale alho a gosto, sal, pimenta branca, e azeite
  9. quando quero um relish mais picante uso pimenta calabresa seca ou bolinhas de pimenta preta
  10. junte a abobrinha e coloque azeite quanto baste
considerações:
  • tente deixar a abobrinha al dente
  • rale com a abobrinha inclinada no ralador, para pegar casca, polpa e sementes
  • apenas como orientação, para 500 g de abobrinha uses 250 ml de vinagre e 500 ml de agua
  • muita atenção quanto ao ponto de fervura quando colocar a abobrinha, intenção e apenas "dar um susto" e não cozinhar.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

segunda-feira, 1 de abril de 2013

mexeriqueira

adoro outono...
é estação do ano que mais gosto, adoro olhar para o céu, gosto da temperatura, gosto dos dias claros e noites mais frescas.
outono também é sinônimo de frutas cítricas no pomar.
adoro cítricos...

esta mexeriqueira tem mais de 25 anos e produz muito, fica carregadinha!

as frutas vão amadurecendo muito rapidamente.
normalmente colhemos diariamente e guardamos na geladeira para sucos e batidas com outras frutas.

estas da fruteira já viram um delicioso bolinho de mexerica como esta receita daqui.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

terça-feira, 26 de março de 2013

pavê de bolacha e chocolate


a Páscoa está chegando e tudo que é de chocolate é bem vindo.
este pavê versátil é daqueles bem antigo, sem nenhum tipo de sofisticação, você poderá usa a bolacha de sua preferência, pão de ló, frutas secas e na cobertura de chocolate, pode ser ao leite ou amargo, mas ainda assim é muito bom.



pavê de bolacha e chocolate

monte assim:

num pirex ou forma de fundo removível

  • primeira camada de bolachas embebidas no leite com pouco de licor, usei um de amêndoas 
  • segunda camada de creme de confeiteiro receita aqui
  • terceira  camada mais bolacha embebidas no leite ( se preferir, substitua as bolachas por nozes ou amendoim triturado) 
  • quarta camada de creme de confeiteiro 
  • ultima camada creme de leite aquecido com um tablete de chocolate 
 
deixe gelar por pelo menos 4 horas e serva geladinho


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sábado, 16 de março de 2013

mousse de chocolate e maracujá da Raquel

não é novidade para ninguém que estou super atrasada com postagens no blog, os últimos meses foram duros demais.
minhas amigas e vizinhas jamais me abandonaram e sempre que possível me traziam algo para abrandar meus dias de correria intensa.
num final de sábado qualquer a Raquel trouxe uma sobremesa, que ela adora fazer e faz muito bem.
maravilhosa, simples, vistosa e saborosa.
grata demais querida amiga, seu mousse ficou delicioso!


é simples assim:
a primeira camada é um mouse de chocolate, use sua receita favorita


na segunda camada é o clássico mousse de maracujá




para finalizar creme fresco batido e a caldinha de maracujá com as sementinhas

segunda-feira, 11 de março de 2013

pao de farelo de trigo

este é um dos pães que eu mais gosto.
gosto muito da mescla de farelo de trigo e açúcar mascavo para um pão bem simples.
usei a minha  receita básica e substitui uma terça parte da farinha branco por farelo de trigo.
nesta receita usei como medida copos de requeijão, dos de vidro que a capacidade é maior.


pão de farelo de trigo
* copo de requeijão

2 copos de farelo de trigo
4 copos de farinha branca
1/4 de copo de açúcar mascavo
1/4 de copo de azeite
1 colher de sopa de sal
2 copos de água norma
1 colher de sobremesa de fermento seco biológico

misture os secos, faça uma cova e agregue azeite e a água morna, amasse e sove até que fique uma massa macia, deixar crescer até dobrar de volume, modelar os pães, deixar crescer novamente, polvilhar com farinha antes de levar ao forno.
assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos.


  sugiro que o pão esfrie um pouco na grade antes de fatiar.


sexta-feira, 8 de março de 2013

para refletir: mulheres com Leila Ferreira


para o dia internacional das mulheres, achei oportuno compartilhar parte da palestra atribuída a jornalista e colunista mineira Leila Ferreira.
espero que gostem.

feliz dia da mulheres!!




Se eu tivesse que escolher uma palavra - apenas uma - para ser item obrigatório no vocabulário da mulher de hoje, essa palavra seria um verbo de quatro sílabas:
descomplicar.
Depois de infinitas (e imensas) conquistas, acho que está passando da hora de aprendermos a viver com mais leveza:
exigir menos dos outros e de nós próprias, cobrar menos, reclamar menos, carregar menos culpa, olhar menos para o espelho. Descomplicar talvez seja o atalho mais seguro para chegarmos à tão falada qualidade de vida que queremos - e merecemos - ter. Mas há outras palavras que não podem faltar no kit existencial da mulher moderna.
Amizade, por exemplo.
Acostumadas a concentrar nossos sentimentos (e nossa energia...) nas relações amorosas, acabamos deixando as amigas em segundo plano. E nada, mas nada mesmo, faz tão bem para uma mulher quanto a convivência com as amigas.
Ir ao cinema com elas (que gostam dos mesmos filmes que a gente), sair sem ter hora para voltar, compartilhar uma caipivodca de morango e repetir as histórias que já nos contamos mil vezes - isso, sim, faz bem para a pele. Para a alma, então, nem se fala. Ao menos uma vez por mês, deixe o marido ou o namorado em casa, prometa-se que não vai ligar para ele nem uma vez (desligue o celular, se for preciso) e desfrute os prazeres que só uma boa amizade consegue proporcionar. E, já que falamos em desligar o celular, incorpore ao seu vocabulário duas palavras que têm estado ausentes do cotidiano feminino: pausa e silêncio. Aprenda a parar, nem que seja por cinco minutos, três vezes por
semana, duas vezes por mês, ou uma vez por dia - não importa - e a ficar em silêncio. Essas pausas silenciosas nos permitem refletir, contar até 100 antes de uma decisão importante, entender melhor os próprios sentimentos, reencontrar a serenidade e o equilíbrio quando é preciso. Também abra espaço, no vocabulário e no cotidiano, para o verbo rir.
Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada.
Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do nosso dia a dia.
Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada - faça qualquer coisa, mas ria.
O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida. Quanto à palavra dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no banheiro feminino ou no consultório do endocrinologista.
Nas mesas de restaurantes, nem pensar.
Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja,  melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde sozinha. Uma sugestão?
Tente trocar a obsessão pela dieta por outra palavra que, essa sim, deveria guiar nossos atos 24 horas por dia: gentileza. Ter classe não é usar roupas de grife: é ser delicada.
Saber se comportar é infinitamente mais importante do que saber se vestir. Resgate aquele velho exercício que anda esquecido: aprenda a se colocar no lugar do outro, e trate-o como você gostaria de ser tratada,
seja no trânsito, na fila do banco, na empresa onde trabalha, em casa, no supermercado, na academia. E, para encerrar, não deixe de conjugar dois verbos que deveriam ser indissociáveis da vida: sonhar e recomeçar. Sonhe com aquela viagem ao exterior, aquele fim de semana na praia,
o curso que você ainda vai fazer, a promoção que vai conquistar um dia, aquele homem que um dia (quem sabe?) ainda vai ser seu, sonhe que está beijando o Brad Pitt ...
sonhar é quase fazer acontecer.
Sonhe até que aconteça. E recomece, sempre que for preciso:
seja na carreira, na vida amorosa, nos relacionamentos familiares.
A vida nos dá um espaço de manobra: use-o para reinventar a si mesma. E, por último  (agora, sim, encerrando), risque do seu Aurélio a
palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades,
inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni.
Mulheres reais são mulheres imperfeitas.
E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres.
palestra atribuída a jornalista Leila Ferreira





Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quinta-feira, 7 de março de 2013

bolo de banana e aveia

com este calor infernal dos últimos dias, não tem banana que não passe, passe do ponto.
como detesto jogar qualquer tipo de comida fora, só me resta aproveitar as frutas maduras.
usei a receita dos meus muffins de banana e aveia, como as bananas eram muitas, filetei  algumas e coloquei também na cobertura, fiz uma chuvinha de açúcar e canela e levei para assar para ficar uma crostinha.















antes de servir polvilhei açúcar de confeiteiro


Print Friendly and PDF

domingo, 3 de março de 2013

pull apart bread com pimentão

antes de mais nada quero agradecer, de coração, todas as manifestações de carinho recebidas via blog, via fB, e mails, sms, grata por tudo.

espero em breve retomar a este espaço que tanto gosto, pois, como esperado, ainda tenho muita coisa pendente para por ordem.

bem, já perdi  a conta de quantas vezes fiz este pão que foi inspirado nas postagens das queridas Tania  e Josy, mudei recheios e apresentação e sempre foi um sucesso. aprovadíssimo!


pull apart bread
fontes:ZAKUSKAScozinhando com Josy

300 grs de farinha de trigo T 65 100 grs de farinha de trigo integral (Usei 400 grs de farinha branca) 16 grs de fermento biológico fresco 60 ml de água morna 80 ml de leite morno 60 ml de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (chá) de açafrão (não usei)
2 ovos (à temperatura ambiente


para o recheio triturei mortadela, pimentão amarelo, cheiro verde, cebola e alho.
montei o pão, não fotografei o PAP mas tanto a Josy como a Tania o fizeram, não deixem de ver as fotos.


montei em forma de pão forma, antes de levar ao forno coloquei umas lascas de queijo e assei até corar.