para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

pão de chia #117

vocês reparam como a chia anda esquecida?
depois que o preço caiu ninguém fala mais nela, porém nos meus pães ela tem presença garantida sozinha ou acompanhas das linhaças.

pão de chia

1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de aveia em flocos
1/4 de xícara de chia ou combinado de chia e linhaças)
3 xícaras de farinha de trigo branca (aproximadamente) 
2 colheres de chá de fermento seco biológico
1/3 de xícara de açúcar (branco ou mascavo)
1 colher de sopa de sal
1/3 de xícara de óleo
1 ovo grande
200 ml de agua mineral

50 ml de leite

misture os secos, faça uma cova e agregue o ovo, óleo, agua e o leite, amassar e sovar ate que fique uma massa macia, deixar crescer ate dobrar de volume, em seguida abaixar a massa, enrolar e deixar crescer novamente em assadeira untada, antes de levar ao forno pincelar gema com uma colherinha de açúcar. 
assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. 


este pão fatia perfeitamente, o ideal é esperar o resfriamento completo em grade antes de fatiar.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

salada de capuchinha

tem feito muito calor e as saladas são super bem vindas nesta época do ano.
adoro saladas, todos os dias temos saladas variadas, mas também gosto de preparar saladas mais elaboradas, saladas que são a estrela da mesa.
particularmente, acho que as saladas em camadas são excelentes para servir para grupos grandes, pois podem se preparadas pela manhã, já estão temperadas e tem um lindo visual.
se você quer algo mais leve para as festas de final de ano, aposte nesta salada certamente você não se arrependerá.

salada em camadas

alface roxa
alface lisa
alface americana
rúcula
maçã verde fatiada no cortador
cenoura ralada
ervilhas congeladas
tomates pera
capuchinha

lavar e secar as folhas, ralar a cenoura e fatiar a maçã verde sobre agua gelada com suco de limão para não oxidar


creme

misture partes iguais de maionese, iogurte e creme de leite, emulsione com um fouet e tempere com sal, pimenta branca , mostarda.
divida o creme em 3 partes iguais.
aromatize cada creme como desejar, nesta salada foi assim:  agreguei cheiro verde picadinho num creme, no outro azeitonas fatiadas e no ultimo cebolas com um toque de catchup.
monte a salada colocando as folhas, uma camada rala de creme, cenouras, creme, folhas novamente, creme, as maçãs, folhas novamente e por ultimo coloque as ervilhas ainda congelada porém lavadas em agua corrente e os tomatinhos.
cubra com filme plástico e leve para gelar.

















na hora de servir coloque as capuchinhas

observações da cozinheira:
  1. higienize muito bem a folhas
  2. para secar use a centrifuga
  3. substituas as folhas conforme sua preferência
  4. evite usar tomates picados para não juntar agua
  5. se não gostar de frutas na salada, elimine, se gostar muito agregue outras frutas
  6. aromatize os cremes conforme sua preferencia, ou então empregue puro
  7. a capuchinha é muito frágil, o ideal é seca-las com papel toalha
  8. não recomendo fazer de um dia para outro, o creme poderá queimar as folhas
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

pf frango

aqui sempre rola um pf quando tem sobras na geladeira

não é porque são sobras que o prato tem que ficar feioso

é só usar a imaginação dar um incrementada e pronto, 
comida de ontem de cara nova


arroz com cenoura, milho com manteiga derretida, 
molho de mostarda e mel, 
maçã grelhada e saladinha de abobrinha e tomates

a saladinha foi temperada com iogurte, azeite sal emulsionados

a maçã foi grelhada na frigideira quente sem nada, apenas a frutose liberada deu o caramelado

o molho de mostarda e mel para despejar sobre o frango

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

frango caipira

fiz muito frango caipira na minha vida, mas de uns tempos para cá não queria nem ouvir falar neles. 
da mesmo forma, que na minha churrasqueira não quis saber de fogão a lenha, já cozinhei muito neles por necessidade, que hoje quero mais é passar longe.
fazer frango caipira demanda tempo e muita paciência, começando da limpeza que requer um cuidado maior, limpar por dentro muito bem, escaldar, mesmo porque o frango caipira para ficar bom tem que ser frango inteiro senão  não tem graça.
eu não consigo fazer frango com pele e para tirar a pele agarrada do frango caipira é um sufoco, mas enfim... ganhei dez frangos limpos, cortados nas juntas, de excelente procedência e pronto esqueci tudo isto...

frango caipira

lavar muito bem e deixar as partes de molho no vinagre por 10 minutos, em seguida escaldar com agua fervente e depois lavar novamente com vinagre antes de temperar.
fiz uma marinada com tomate, suco de laranja, cebola, alho, sal e temperei o frango, deixei descansando por 30 minutos.

em seguida levei ao fogo e deixei cozinhando em panela aberta com galhos de salsinha, manjerona, tomilho e cebolinha, tudo inteiro para ir derretendo, conforme ia secando acrescentava mais agua aos poucos e sempre fervente.

















umas duas horas depois o frango ficou pronto, bronzeado, macio, foi só salpicar cheiro verde e servir.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

domingo, 30 de novembro de 2014

pasta com legumes

tem dias que simplesmente a carne é absolutamente dispensável.
fazendo um boa mescla de legumes um prato de pasta e legumes pode ser perfeitamente atraente aos olhos e ao paladar, além de ser super saudável e perfeito para dias quentes.
tudo depende do que você usar, da textura dos legumes, da pasta, dos temperos, do azeite.
enfim, mesmo para um prato rapidinho é indispensável carinho e atenção aos detalhes que enaltecem ou afundam o prato.

uma massa longa de grano duro cozida

antes de saltear os legumes, aqueci um frigideira de fundo largo em fogo e coloquei as metade dos tomates apenas para dar uma ligeira tostadinha, sem sal sem nada, reservei.
na mesma frigideira fiz salteado dos legumes crus no alho e óleo, neste usei floretes de brócolis, talos dos brócolis, cenoura ralada e filetes de abobrinha.
quando estiverem ainda crocantes junte a massa, corrija o sal e sirva

para guarnecer usei os tomatinhos e folhas de cebolinha

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

manjar coco com top de morango

o velho e bom manjar branco, manjar de  coco, nada de especial

enformadinho

com calda de morango

aquela caldinha bem simples
picar os morangos, colocar açucar e deixa sorar, em seguida levar ao fogo com gotas de limão, pronto caldinha ligeira para servir


pra dar um toque  de cor coloquei uma folha de melissa com a florzinha


ficou uma sobremesa interessante, com a cara do natal
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

domingo, 23 de novembro de 2014

bisteca com caramelo tipo teriyaki

quem gosta de molho adocicado com certeza ira aprovar esta receita.
o molho teriayki esta presente em muitos pratos da cozinha oriental.
este meu molho é um genérico do original, pois opto por usar o fundo da frigideira que grelhei a bisteca pra fazer o molho e não fazer o molho e despejar sobre a bisteca suína

tempero a bisteca  com sal, pimenta moída na hora, um pouco de catchup e suco de laranja


grelho em frigideira de fundo grosso, depois de todas prontas, separo num prato aquecido para fazer o molho


coloco no fundo da frigideira, duas colheres de sopa de açúcar mascavo, gengibre ralado uns 2 cm, duas colheres de vinagre de arroz, uma bebida que pode ser saque, vodca, congnac ou cachaça (uma ou duas colheres de sopa) e molho de soja a gosto, assim que começar borbulhar, devolvo as bistequinhas na frigideira para ganharem um caramelado e sirvo em seguida


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

pavlova

de vez em quando tenho muitas claras por aqui, uso bastante em bolo de claras, pudim de claras e suspiros.
mas nesta época do ano é um martírio assar suspiros, forno ligado direto, meio aberto, a cozinha pega fogo.
precisa aproveitar as claras, safra de maracujá em curso e precisava de uma sobremesa, perfeito, pavlova!
sempre uso a receita da Nigella, que é certeira, deliciosa e não dá erro.

pavlova de maracujá
receita e texto daqui

ingredientes:

4 claras
pitada de sal
250 g de açúcar
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
200 ml de creme de leite (usei de caixinha)
2 ou 3 maracujás (e/ou outras frutas, de preferência mais azedas)
coco ralado (opcional, não usei)


Preaqueça o forno em 180°. Risque um círculo de 20 cm num pedaço de papel manteiga e reserve-o juntamente com uma assadeira (geralmente uso a de pizza).
Usando a batedeira, bata as claras com o sal até que forme picos lisos. Com a batedeira ligada, vá jogando o açúcar, em colheradas, até que surja um merengue firme e brilhante. Fora da batedeira, salpique o amido de milho e acrescente o vinagre e a baunilha. Incorpore com a ajuda de uma espátula, com cuidado, sem misturar muito, apenas para incorporar mesmo. Separe uma colher de chá do merengue e ponha sobre a forma, bem no centro. Ponha então o papel por cima: o merengue vai segurá-lo no lugar. Despeje o merengue com cuidado sobre o papel, formando a base da pavlova, seguindo a linha do círculo e achatando um pouco o topo. Você pode deixar as laterais bem lisas ou formar picos, caso queira. 
Leve ao forno e imediatamente baixe a temperatura para 150°. Deixe assar por cerca de 1 hora e 15 minutos: ele deverá crescer e ficar bem seco e quebradiço. Desligue o forno, abra a porta e deixe esfriar completamente.
Retire o papel manteiga da base e aqui você tem duas opções: a Nigella costuma inverter a base e usar o fundo como topo. Eu prefiro deixá-la na mesma posição em que assou, acho que fica mais bonito.
Separe a base num prato de servir. Se você for usar creme de leite fresco, bata-o até atingir o ponto anterior ao chantilly. Se usar o de caixinha, simplesmente despeje-o sobre o topo da pavlova (se usar o de lata, tire o soro). Corte os maracujás e despeje-os com uma colher sobre a pavlova. Caso vá usar alguma outra fruta, finalize com ela. Outra opção é polvilhar coco ralado por cima.

Fonte: Feast: Food that celebrates life – Nigella Lawson.


as minhas considerações:

  • assim como Lua Limaverde do delicioso Quiche de Macaxeira, prefiro deixar na mesma posição que assei,
  • de vez em quando uso creme de leite, mas nesta usei creme de confeiteiro e creme de leite, tinha uma sobra, aproximadamente uma xícara de creme apenas no centro
  • para a cobertura, fiz uma caldinha com açúcar e um pouco de amido de milho, caldinha rala e despejei sobre a pavlova, na verdade exagerei na calda, que nem se vê o creme
  • meu forno a gás não tem 150 graus portanto assei como asso suspiros, semi aberto,  com uma rolha na porta
  • poderia ter assado no elétrico que tem esta temperatura, mas minha assadeira era muito grande para o forno e eu não quis mexer para trocar de assadeira



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

domingo, 9 de novembro de 2014

Mesa SP

tive o prazer de participar do evento Mesa SP 2014.



o tema me agradou muito - conexão essencial: o produtor familiar e a cozinha.
além de ter a honra de estar lado a lado com vários ícones da nossa gastronomia como Guga Rocha, Dalton Rangel, Neka M Barreto, Monica Rangel, Angélica Vitali, Heloísa Bacelar, Roberta Sudbrack, Claude e Thomas Troigos, A. L. Trajano, entre outros, conhecer gente nova, talentosa e criativa como W. Medeiros e Gabriel Vidolin que certamente vão fazer a diferença nos próximos anos no cenário gastronômico nacional, e como "plus" ter a chance de estar com gente como Ferrán Adriá (Fundação El Bulli, Espanha) presidente do G11.

neste ano Alex Atala, foi o anfitirão do conselho que é formado pelo italiano Massimo Bottura (pelo francês Michel Bras o japonês Yukio Hattori, (médico e presidente da Ecole de Cuisine et Nutrition) o mexicano Enrique Olvera, o espanhol Joan Roca (El Celler de Can Roca, Espanha), o peruano Gastón Acurio, o inglês Heston Blumental (The Fat Duck, Reino Unido), o dinamarquês René Redzepi (Noma, Dinamarca), o americano Dan Barber (Blue Hill, Estados Unidos). 
além das palestras, tiveram aulas, degustações de vinhos, feirinha do produtor, espaço farofa com food trucks, tudo isto reunidos no excelente campus do Senac Santo Amaro
para quem vivencia a gastronomia, foi um evento ímpar.
saio deste evento com um enriquecimento dos meus conhecimentos, com outro olhar sobre a gastronomia e com a certeza de que a nossa gastronomia tem um lindo futuro com tanta gente jovem envolvida, pesquisando e vivendo a gastronomia.


fonte da foto: semanamesasp

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sábado, 8 de novembro de 2014

Otavio Machado Café e Restaurante

tive o prazer de conhecer este espaço lindo e descontraído com uma proposta diferenciada, aberto desde o café da manhã até o jantar.  


casa fica fora do circuito badalado, porém é um local de fácil acesso, perfeito para happy hour ou para aquele almoço tranquilo.


as mesas são montadas meio a um jardim, com lindas jabuticabeiras, se você curte comer meio a muito verde e olhando para o céu, certamente você vai gostar muito deste local.



a cozinha está a cargo da talentosa  e super simpática chef Juliana Mendes, que apesar de jovem tem um bagagem incrível, já passou por cozinhas renomadas.
tudo o que provamos deste menu autoral, estava sensacional no sabor e com belíssima apresentação.
tudo isto vem provar a proposta da chef  Juliana Mendes“a excelência no atendimento sempre foi um de nossos principais objetivos, e parte dos esforços para alcançar essa meta é o cuidado dedicado a cada um dos detalhes, da escolha dos ingredientes ao ambiente”.
aproveito para agradecer o convite e desejar muito sucesso a sócia e chef Juliana Mendes.

Otávio Machado Café e Restaurante
Endereço: R. Otávio Machado 283, Chácara Santo Antônio, São Paulo/SP.
Horário de funcionamento:
Almoço – Seg a Sex, das 12h às 15h, e Sab e Dom, das 12h às 17h.
Jantar – Terça a Sex, das 18h às 22h. Sab e Dom, fechado para eventos.
Café Otavio Machado – Seg a Sex, das 8h às 18h, Sab e Dom, das 9h às 18h.
Informações e reservas: (11) 38041079.
Cartões de débito e crédito: Todos
Vale refeição: Ticket Restaurante, Alelo, Sodexo
 
fonte da fotos: Castilho+Mostano Communication House

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF