faz tempo, nem sei ao certo quanto, mas pelo menos há 15 anos temos parreira no jardim, as estacas (mudas) vieram da parreira da casa de minha mãe, ele deu mudas para todos os filhos, seguindo a tradição, a da casa dela é filhote da casa da minha nona, diz a lenda que a esperta da minha nona Angela, trouxe a muda no navio quando veio de Itália, por recomendação do bisnono Miguel, ou seja, a ideia era de passar de pai para filho já no começo do século passado. as videiras que temos já produziram mais, só que nos últimos anos a quantidade de frutas vem diminuindo. ano passado acertamos na hora da poda - primeira minguante de agosto, houve muito sol e chuva suficiente, deixando os frutos muito bonitos e as folhas frescas. fomos retirando as folhas novas e fiz muitos charutos, até ousei em congelar folhas para que a Juh também pudesse desfrutar quando retornasse de sua viagem, só que daí tivemos uma concorrência desleal, os sabiás que moram na reserva de mata natural do condomínio.
bem, acabou que não colhemos estas uvas das fotos porque os sabiás deram conta de todas, mas valeu a pena ver os cachos se formando e o canto dos sabiás todas as manhãs.
como charutos de folhas de uvas constava na lista de desejos da Juh, descongelei rapidinho as folhas e fiz charutinhos a minha moda.
bem, acabou que não colhemos estas uvas das fotos porque os sabiás deram conta de todas, mas valeu a pena ver os cachos se formando e o canto dos sabiás todas as manhãs.
como charutos de folhas de uvas constava na lista de desejos da Juh, descongelei rapidinho as folhas e fiz charutinhos a minha moda.
charutinhos de folhas de uvas
descongelei 40 folhas, elas ficam muito mais escuras, porém não perdem o sabor,
temperar 400 g de patinho moído duas vezes, com sal, pimenta síria a gosto, canela em pó, cebolas e alho batidinho, hortelã picadinha, e azeite para agregar, em seguida junte 1 xícara de arroz cru lavado e misture. rechear as folhas com esta mistura e reservar.
em uma panela de fundo largo, monte para o cozimento desta forma, unte o fundo com azeite, e forre com folhas de uva, em seguida coloque rodelas grossas de cebolas e sobre elas rodelas de tomates. sobre isto arrume os charutos em camadas e cubra com mais rodelas de cebolas e tomates, termine com uma camada de folhas de uva. regue com azeite e junte 1 xícara de agua, leve a fogo baixo até que arroz esteja macio. sirva comum bom azeite e coalhada.
adoro charutos, mas não consigo comer as folhas :(
ResponderExcluire os sabiás devem mesmo ter se fartado, pq. as uvas parecem ótimas!
bj
Angela, este prato me fez lembrar dos bons tempos da Rua 7 de Abril ... Major Quediho... Almara....que delícia!!!!
ResponderExcluirFátima, isto mesmo foi uma festa dos sabiás, quanto as folhas ficaram até bem macias, mas é uma quetão de paladar. beijos.
ResponderExcluirCélia, realmente bons tempos, que infelizmente não voltam mais... mas que não serão esquecidos jamais. beijos
pois é, os bichanos tb fazem parte da natureza, né não! Mesmo que fiquemos a ver navios....
ResponderExcluirBeijinhos
Adoro charutas, principalemte o de folha de uva, vc não faz nada com elas, a não ser gongelar?
ResponderExcluirAdorei seu blog
Bjos
Sabrina, grata pela visita, quanto as folhas lavo e deixo escorrer em seguida seco com papel toalha e congelo empilhadadas, nada mais, descongelo fora do saco plastico. beijos!
ResponderExcluir