para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 16 de junho de 2009

pão básico inspirado no Sabores da Lica

quando vi o pão básico perfeito do Jamie Olivier postado no blog sabores da lica, tive certeza que esta pão faria muito sucesso aqui em casa, tanto é, que no mesmo dia fiz a receita original e servi a tardinha para o meus filhos, ficou otimo e nem deu tempo para foto.
fiz mais outras vezes da forma original e neste final de semana resolvi dar uma alterada na receita, usei o mesmo mel que uso para o pão de mel, linhaça e aveia, ficou um pouco mais pesado, mas bastante saboroso, ideal para o café da manhã, com geleia e mesmo com um pate para acompanhar um aperitivo.

a receita abaixo e o texto são da querida e talentosa Eliana, e a minha alteração foi a seguinte:
*em 100 ml de água deixei 6 colheres de sopa de linhaça de molho por 1 hora
* usei 1 xícara de aveia em flocos,
sendo assim mantive os 600 ml de água e usei um pouco menos de farinha de trigo



pão básico perfeito do Jamie Olivier

  • 30 g de fermento fresco ou 3 sachês de 7 g de fermento seco
  • 30 g de mel (ou açúcar)
  • 600 ml de água morna *
  • 1 q de farinha de trigo *
  • 30 g de sal
  • um pouco de farinha extra para polvilhar

Etapa 1 - Dissolva o fermento e o mel (ou açúcar) em metade da água morna.

Etapa 2 - Em uma superfície limpa ou em uma tigela larga, faça um monte com a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e despeje toda a mistura de fermento dissolvido. Usando apenas uma mão faça movimentos circulares, partindo do centro para a parte exterior, trazendo lentamente cada vez mais farinha até que a mistura de fermento fique saturada. Despeje, então, a outra metade de água morna no centro e incorpore gradualmente toda a farinha para fazer uma umedecida. (Certas farinhas podem precisar de um pouco mais de água, portanto não fique com medo de ajustar as quantidades.)

Etapa 3 - Sovar! Esta é a melhor parte, apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5 minutos. Isso desenvolve a estrutura da massa e o glúten. Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.

Etapa 4 - Passe farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da massa. Deixe-a com um formato circular e acomode-a em uma assadeira. Faça talhos profundos na massa com uma faca. Deixe que ela cresça até dobrar de tamanho. O ideal é que você tenha um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. Pode ser perto do fogão, dentro de um armário aberto ou em um quarto aquecido, por exemplo. E você pode cobrir a massa com filme plástico se quiser acelerar as coisas. Esse processo de crescimento melhora o sabor e a textura da massa e deve levar aproximadamente 40 minutos, dependendo das condições.

Etapa 5 - Depois que a massa tiver dobrado de tamanho, você precisará amassá-la por cerca de 1 minuto a fim de retirar todo o ar dela. Em seguida modele a massa no formato que quiser - redondo, achatado, rechonchudo, baixo, alto ou qualquer outro - e deixe crescer pela segunda vez até que ela tenha dobrado de tamanho novamente. Não fique tentados a pular essas etapas, porque é esse segundo crescimento que dá aquela textura macia e delicada que todos apaixonados por pães amamos.

Etapa 6 - É hora de assar o pão. Depois de todo o trabalho duro, não desperdice os seus esforços. Você precisa manter todo o ar dentro do pão, portanto não bata nele novamente. Coloque-o cuidadosamente dentro do forno e feche a porta sem bater. Asse o pão de acordo com a temperatura e o tempo indicados nas receitas das páginas seguintes. Você pode saber quando ele está pronto dando uma batidinha na base (se estiver em uma assadeira, você terá de retirá-lo). Se fizer um som oco, está cozido, do contrário, coloque-o rapidamente no forno para um pouco mais de tempo. Acomode o pão em uma estante e deixe-o esfriar. Você irá amar!

* Fonte - Livro Retorno do chef sem mistérios - Jamie Oliver







por dentro, bem de pertinho,




e com geleia de damasco, ficou otimo...




13 comentários:

  1. Angela,
    Nem preciso te dizer que meu marido vai adorar ne?? Ele adora pao!!!!
    Vou passar o link desta receita para ele.
    Parabens pela ideia de inovar a receita, vc usou ingredientes que adoro e sao muito saudaveis!!!!
    Beijos,
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia menina...
    Adoro o Jamie.
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  3. Amada, eu vou ter que fazer esse pãozinho de qquer jeito!! Já o estava namorando no blog da Lica, e agora vendo aqui... ai, não vou resistir não!!! =D
    Apesar de eu ter um cadinho de dificuldade com pães, esse aqui parece tão simples e gostoso...
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, lindo lindo!
    Menina, que pão mais fofo, aveia e linhaça dois cereais que faz parte do meu café da manhã, sem contar que eu adoro pão caseiro, e vou te dizer, eu curto sovar a massa.
    Acho que quanto mais se sova mais fofo ele fica.Essa eceita é pra fazer e guardar.Bjss

    ResponderExcluir
  5. Este pão esta na minha lista, quero fazê-lo em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Angela, ficou bonitão, até eu quero um pedaço, amoooo pão.

    ResponderExcluir
  7. Ai que delícia! Tem um desafio para você lá no blog, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Angela querida, este pão está lindo demais, adorei. Manda um pedação aqui para Bsb, please....Bj grande.

    ResponderExcluir
  9. Querida Angela, ja' guardei esta receita com tuas adaptaçoes no meu arquivo! Que delicia - amo tudo que voce faz. Um grande abraço com muito carinho.
    Léia

    ResponderExcluir
  10. Adorei este pão,não acerto muito fazer pão,porque com o frio o fermento não cresce,mas já anotei.
    Edilia

    ResponderExcluir
  11. que pão lindo...eu amei essa receita e as fotos ficaram maravilhosas..bjus

    ResponderExcluir
  12. Larissa, espero que ele goste.

    Fla, o Jamie é tudo de bom!

    Mari, na verdade é muito simples, e a Lica deu todas as instruções em detalhes, certamente vc vai acertar.

    Carmencita, também tenho aveia e linhaça no meu café da manha e assim como voce adoro sovar pães, então vivo repetindo esta receita, vale a pena.

    Luciana, não deixe de fazê-lo.

    Nana, escolha o "pedaço".

    Luci, grata, volte sempre!

    Kyria, já fui buscar o desafio.

    Téia, claro que te mando um pedação.

    Léia, vc sempre tão querida, ficou muito bom com a receita original e com as minhas alterações, tente que vc não vai se arrepender.

    Edilia, é muito simples, tenho certeza que vc vai acertar.

    Iliane, o pão já é muito bom e o Nick, fez fotos muito boas, vc tem razão.

    beijos para todas!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!