para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 20 de junho de 2009

creme de cebola

...e o frio continua, e aqui não faltam sopas e cremes, nos finais de tarde para aquecer o corpo nada melhor que um caldo bem quentinho, torradas e vinho.
bem, aprendi fazer esta sopa de cebola com a Evelyn, filha de um representante com quem trabalhei muitos anos, Monsieur Paul Quilliec, que era um gourmet, adorava antiguidades, vinhos, ótimos restaurantes e almoços longos ... , certa vez arrematou um bar completo dos anos vinte e o montou no subsolo do escritório, na Rue da la Tour, o bar completo, balcão, mesas de ferro, uma chopeira maravilhosa, onde nos finais de tarde de verão ele adorava preparar um panache, e no inverno sempre oferecia um vinho da sua reserva, algumas vezes ela fazia uma sopa de cebola, mas sempre tinham o arenque, o salmão, os fiambres, os patês e queijos maravilhosos que ele representava, ah sim... e os pães da boulangerie da vizinhança.
foram anos inesquecíveis, nos quais aprendi muito sobre degustar alimentos, sobre os prazeres da mesa, sobre vinhos, sobre comida francesa e sou muito grata a eles.

creme de cebola

fatie finamente as cebolas, (usei 8) e deixe murchar bem em azeite e manteiga, junte 1 xicara de de farinha de trigo, lentamente junte aproximandamente 2 e 1/2 litro de caldo de carne ou de legumes, sal e deixe ferver em fogo baixo, se desejar coloque uma taça de branco.
no fundo da tigelinha tem uma fatia de pão de italiano com queijo prato e a sopa foi servida sobre esta fatia .

15 comentários:

  1. Adoro sopinhas, aqui na Alemanha fazem muito sopa de cebola mas eu nunca comi, vou ter de experimentar, gostei da tua sopinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga, anda sumidinha? sabe que nunca fiz sopa de cebolas e nem imaginava como era. Depois de pronta deve-se passar na peneira, processador? a apresentação está divina vale a pena testar!
    bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Preciso experimentar essa sopa, tão simples e aqui todos gostam de cebola.
    Amanhã também tem uma sopa lá na cozinha da Gina... rsrs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Isabelocas, experimente! bjs

    Dolly, esta sopa eu não processo, nem passo na peneira. como as cebolas são fatiadas bem fininhas, algumas somem. grata pelos gentis comentarios. bjs

    Gina, aqui tambem gostamos de cebola e esta sopa bem simples sempre aparece por aqui. bjs

    ResponderExcluir
  5. hummm água na boca!!!!

    bom fim de semana.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  6. ADORO SOPA DE CEBOLA, E ESSA IDEIA DE SERVIR POR CIMA DO PÃO E DO QUEIJO É PERFEITA
    QUANTA DICA BOA NESSE BLOG
    UM BEIJO ANGELA
    VOU SEGUIR PRA LER SEMPRE

    ResponderExcluir
  7. Angela, já fiz sua receita agora à noite, só reduzi bastante a quantidade de cebola.
    Ficou gostosa e não deve ser batida mesmo, porque fica branca (experiência própria...rs!). Aqueceu nossa noite, obrigada.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Não é segredo pra ninguém que eu amo sopas e caldinhos e esse me deu uma vontade, agora!!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida Angela, voce e tuas delicias com "cara" de mae. Sei que se eu fizer nao ficara' tao gostosa como a tua! Bjos no coraçao.
    Léia

    ResponderExcluir
  10. Angela, faço um creme de cebola gratinado com torradase gruyere que é tudo de bom. Cebola é muito bom!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  11. Com este frio, a sopinha é uma deliciosa tentação, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Amada, que sopa linda, e parece tão deliciosa... voltei hoje, oficialmente, à minha dieta (acredita que praticamente engordei tudo o que havia emagrecido)... com certeza essa sopa, (como todas as que você postou aqui) entrou para o meu cardápio!!!
    Super beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  13. sopa de cebola é tudo de bom, né? ainda não fiz esse ano, preciso fazer...

    bj

    ResponderExcluir
  14. sopa de cebolas!tudo de bom..amei a sua receita .. bjus

    ResponderExcluir
  15. Nanda, que bom que vc gostou.

    Dona do Mundo, fico feliz que vc tenha gostado das dicas, volte sempre.

    Gina, que bom que deu certo, a quantidade de cebola varia, quanto ao tamanho e opção, eu normalmente compro cebola pequena, e não bato para não ficar clara.

    Lourdes. sopa é tudo de bom.

    Léia querida, tudo o que vc faz fica otimo e lindo, certamente vai acertar esta sopa muito simples.

    Carol, deve ficar otimo com esta torradinha especial.

    Kyria, sopa e creme são perfeitos para este friozinho.

    Mari, todas as sopas não são muito caloricas, nenhuma leva creme de leite, então se vc moderar no queijo, poderá comer a vontade, não é verdade?

    Fátima, costuma ser sempre a primeira sopa do outono aqui em casa, e este ano também demorei um pouco para fazer.

    Iliane, é bem simples mas saborosa.

    beijos para todas e boa semana

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!