para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 9 de março de 2009

torta de arroz

jogar comida fora não é comigo, procuro sempre aproveitar as sobras e já invento logo alguma torta, saladinha, panquecas, enfim tento dar um jeito de aproveitar. com sobras de arroz costumo fazer esta torta, agora o recheio depende do que eu tenho na geladeira, se tenho legumes, espalho sobre a massa e cubro com queijo, se tenho sobras de frango desfiado junto requeijão dou uma incrementada e pronto, com carne moída coloco ovos e azeitonas e já crio um recheio, e assim por diante, agora se não tenho nenhuma sobra, então recorro aos queijos, tomates, orégano, cheiro verde, a massa é muito versátil e aceita todas as variações que sua imaginação criar.


torta de arroz
no liquidificador bater 2 xícaras de arroz já cozido, 2 ovos inteiros, 2 xícaras de leite, 1/2 xícara de óleo de milho ou canola, sal e pimenta à gosto, em seguida juntar alguns galhos de salsinha e pulsar. numa tigela junte 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de fermento em pó e se desejar queijo ralado, vai agregando aos poucos a batida de arroz, até obter uma massa lisa.unte um pirex com azeite, espalhe a metade da massa, recheie e cubra com o restante.
por ultimo junte 1/2 xícara de farinha de rosca com 2 colheres de queijo ralado e salpique sobre a torta, leve ao forno até que doure.
nesta torta o recheio foi de abobrinhas que já tinham sido refogadas com cebola, alho e tomates em cubos e ai misturei cheiro verde picadinho, orégano, queijo prato ralado no ralo grosso e uns pedacinho aqui e ali de gorgonzola.
servi quente com uma salada de mix de folhas.

8 comentários:

  1. Que delícia, nunca tinha visto torta de arroz, fácil de fazer, adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, grata pela visita.
    Estou contigo e não abro. Na cozinha tudo se cria, se copia e transforma, jogar sobras, jamais.
    Tem que que usar a imaginação, também faço assim.
    Gosto de comidinhas simples,e bem temperadinhas.Essa torta de arroz deve ter ficado deliciosa, vou anotar, pra testar. Bjss

    ResponderExcluir
  3. Cara Angela,
    Siempre es interesante encontrar recetas de sobras. Esta torta tiene que ser muy rica!
    Besos!

    ResponderExcluir
  4. Meninas! grata, super simples e deliciosa, espero que aprovem.

    ResponderExcluir
  5. dificilmente tenho sobras de arroz, faço sempre 'na conta'. mas é bom saber/anotar esta 'massa'...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Querida Angela
    Excelente idéia e receita! Jogar comida fora é um crime e o verdadeiro cozinheiro é o que usa a imaginação pra fazer e acontecer. Um abraço. Léia

    ResponderExcluir
  7. Laurinha, tambem tento evitar sobras e quando tenho faço esta massinha. beijos.

    Léia, voce está correta. beijos.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!