na mesma semana a Bia me ligou que viria de Ribeirão e iria passar uns dias por aqui pra dar um beijo na Juh que ela ainda nem tinha visto desde que voltou das terras geladas.
ela adora bolos cítricos, como já disse antes, tem preferência pelo bolo de casquinha de limão que qualquer hora destas posto aqui, então resolvi que usaria estas casquinhas num recheio do meu básico coofee cake
casquinhas
com os pedacinhos fiz o recheio assim,
num panela média levei para ferver 2 copos de suco de laranja, 4 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de amido de milho, cozinhei em fogo baixo até engrossar.
retirei do fogo e misturei os pedacinhos das casquinhas(umas duas xicaras) deixei esfriando enquanto fiz o bolo.
*se você preferir usar qualquer geléia, mas deverá diluir em agua e engrossar com amido de milho, tem que ficar um creme para o recheio
coffee cake com casquinhas cristalizadas
bolo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de buttermilk ( 3/4 de xícara de leite de preferência integral misturado com um colher de sobremesa de vinagre que descansou por 10 minutos) numa tigela, misture os secos e em seguida os ovos ligeiramente batidos, o óleo e por ultimo o butter milk. reserve.
cobertura
1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de canela em pó, gotas baunilha, 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de margarina, misture tudo até formar uma farofa. reserve.
montagem
- forre com papel manteiga uma assadeira de fundo removível
- coloque metade da massa do bolo,
- delicadamente sobre esta massa distribua o creme do recheio,
- sobre este coloque o resto da massa,
- e por ultimo coloque a farofa.
asse em forno médio, por 30 minutos. retire e deixe esfriar.
1 xícara de açúcar de confeiteiro misturada com duas ou três colheres de suco de laranja, até formar um glacê para ser espalhado formando desenhos sobre o bolo já assado
por dentro
no final o aproveitamento deu super certo e no lanche da tarde a Bia nem provou ... afinal a madrinha fez as esfihas do post anterior que ela adora e ela acabou comendo muito, que nem sobrou espaço para o coffee cake, mas... no café da manhã a Bia tirou o atraso.
por dentro
ai, angela, vc. me mata com essas suas receitas, viu? já te falei que tenho diabetes? pois é!!
ResponderExcluirfico olhando p/ essas coisas, e minha glicemia sobe! é quase pornografia p/ mim...rsrsrs
bj
só voce mesmo Fátima..., deveria fazer mais coisas diet, mas acabo não fazendo. um beijo!
ResponderExcluirangela-do-céu-, que foto deliciosa!!!! isso são horas de me tentar? hein?
ResponderExcluireu quero....
Beijinhos
Voce sempre reciclando tudo, heim?! Adoro isso! Essas meninas sao muito "sortudas". Bjim com karim.
ResponderExcluirLaurinha, bem, é a hora da ceia iria bem com um chazinho. obrigada querida!
ResponderExcluirLéia, procuro aproveitar tudo. sempre uso tudo de primeira qualidade se deu errado por algum motivo quebro a cabeça até achar uma forma de aproveitar quanto a Bia, ela uma ruivinha linda de 10anos que mora no coração de todos nós. beijos.
Já fiz muitas vezes as casquinhas cristalizadas, está no post do Dia do Vizinho. Realmente leva bastante açúcar, mas ele nem adere totalmente e no fim sobra muito açúcar, já aromatizado com as especiarias, que pode ser reaproveitado.
ResponderExcluirGostei dessa cobertura com aparência craquelada, bem legal.
Beijos.
Gina, eu tambem faço e acerto, ocorre que neste dia recebi uma visita e parei no meio, acredito que foi ai que deu errado, ou quem sabe tinha que dar errado mesmo, mas aproveitei tudinho. quanto a cobertura não tem segredo. beijos.
ResponderExcluirÁngela!
ResponderExcluirQue presentación! Te ha quedado una tarta increible!
Besos!
Este bolo está lindo. E que sabor deve ter... fiquei com água na boca. Será que vou ter que fazer as casquinhas, errar e fazer seu bolo? eheheh!
ResponderExcluirbjão
Marilu, para corrigir un error quedo en algo muy sabroso! gracias.
ResponderExcluirClaudia, se desejar até pode..., mas voce poderá usar geleia sua preferencia, caseira ou industrial, sempre diluida e em creme,que o coffee cake sai muito bom. beijos.