para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 8 de março de 2009

chutney e geléia de mangas


adoro mangas...,
ganhei da Rosa, um doce de pessoa, uma grande quantidade de mangas , as frutas estavam perfeitas, firmes e super doces, resolvi então que faria geléia de manga, mas a manga espada tem muito fibra e ai poderia ser um problema, pensei um pouco e nada que uma boa peneira não resolvesse a questão, então resolvi que além da geléia iria fazer um chutney de manga, me atrevi, e mãos a obra.

geléia de mangas

cortei em lascas e levei ao fogo com açúcar, não tenho nem como passar as quantidades por que era muita coisa, mas a proporção é de dois para um.
a manga logo se desmancha e ai então esperei esfriar e passei pela peneira, em seguida levei novamente ao fogo e apueri um pouco mais.

chutney de mangas

mesmo processo inicial, porém 3 para um , aí ralei gengibre, uns 3 cm , usei dois dentes de alho, mostarda, 1 xícara de vinagre, cravos, quando começou a se desmanchar passei pela peneira e levei ao fogo novamente.

guardei em vidros pré esterilizados.

6 comentários:

  1. Menina, deve ter ficado bom demais... não sei do que gostei mais, da geéia ou do chutney... uma colherzinha de cada, faz favor!
    :DD

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Cara Angela,
    Amo tudo que é feito com manga (esta' entre minhas frutas preferidas), mas infelismente, aqui nao tem essa delicia! Ficarei so' na vontade (snif, snif). Bjos. Léia.

    ResponderExcluir
  3. Me gustan mucho los chutney pero no me he atrevido a hacerlos... Apunto tu receta!
    Besos!

    ResponderExcluir
  4. Laurinha, ficou bom mesmo, ah sim! todas as colherzinhas para voce. beijos!

    Léia, que pena! beijos.

    Marilu, nosotros tambiem gustamos mucho. gracias. besos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa deu água na boca!
    Quanta coisa gostosa aqui!
    Te adicionei!
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei este chutney... já comi o industrial mas nunca fiz. bjs!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!