para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 29 de março de 2009

a arte e o bolo

sempre é muito difícil ter coragem de fatiar esta obra de arte, mas... quando nos lembramos da maciez da massa, da cremosidade do recheio, do ponto certo do creme fresco batido, da mescla harmoniosa das frutas frescas (cereja, abacaxi, uva, figo roxo, goiaba, pera, maça, pêssego, kiwi, carambola) recém cortadas, não é possível resistir.
este é um dos bolos da minha amiga Semiramis, uma brasileira que trabalhou anos com moda, mega organizada, que cozinha muito, com um requintado senso de estética, casada com com um alemão que ama o Brasil, mãe de dois filhos lindos, hoje morando no Brasil.

este bolo, ela fez para o aniversário de um querido amigo comum.
a massa do bolo é simples, segundo ela, o recheio um creme para suporte das frutas, outro recheio de creme fresco, na cobertura as frutas levam um gel de brilho e os espaços ganham pitangas de creme fresco. uma perfeição!
convenhamos, arte é arte e é um dom.
compartilho com vocês (pelo menos a foto) espero que gostem! pois nós comemos e estava maravilhoso.

12 comentários:

  1. Mesmo bonito....a fruta realmente muda o aspecto de tudo :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa Angela, que sonho em forma de torta, parabéns para a tua amiga! Aqui nao existe goiaba e é uma das frutas que mais amo, pra mim ja' estaria bom comer somente uma fatia desta fruta maravilhosa. Bjim com muuuuuuuuito karim.

    ResponderExcluir
  3. Angela! Verdaderamente tus tartas son de alta cocina! Que presentación!

    ResponderExcluir
  4. Entrar no seu blog com fome é um perigo... e eu sempre faço isso... ai ai ai... já encontrei aqui tudo que eu gosto, carinho de mãe para filha, bolo de milho que adoro, este bolo de frutas liiindooo, o brownie, o bolo de laranja... hummmm

    ResponderExcluir
  5. Hummm, só pela descrição fiquei com água na boca! Ficou mesmo muito lindo! Perfeito para quem ama fruta como eu!

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente, uma obra de arte. Lindona mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Meninas, realmente os bolos da Semiramis são maravilhosos no sabor e na apresentação, prometo que assim que ela nos brindar com outro faço um novo post, pelo menos a foto compartilho com voces.
    beijos a todas!

    ResponderExcluir
  8. Ta lindo demais, acho esses bolos o máximo!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  9. ah nao !! isso é maldade, e das grandes. Como assim? põe essa tentaçao aí e nao poe a receita? assim nao vale, fiquei com desejos rs

    bjks

    ResponderExcluir
  10. Ângela, o seu blog é uma delícia!!! rs. Já virei seguidora. Ah... obrigada pela visitinha, estou amando esta vida de blogueira. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Carol, é verdade! beijos.

    Vivian, me perdõe, mas se perguntar para ela, ela responde assim: olha é um pão de ló destes simples, e de fato é, por que já vi fazer, e voce monta assim, exatamente como mencionei no texto, agora para deixar o bolo com cara de obra de arte minha amiga é outra coisa. ela é muito querida é ensina fazer tudo, mas arte é arte! beijos.

    Flavia, apareça sempre. beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga, gostei muitas das receitas que você postou em seu blog, vou aproveitá-las, e agradeço muito pelas dicas que me dera. Falaremos.
    Beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!