para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 17 de abril de 2011

bolo de chocolate com kefir

dizem que toda cozinheira tem um bolo coringa, eu tenho dois...
para bolos recheados - de yogurt com chocolate, pois desde que recebi por email esta receita da minha amiga irmã Célia, ele virou o querido da minha cozinha, acho perfeito.
para bolos simples - ainda prefiro o velho e bom bolo de café.

numa tarde destas, precisava um bolo para o lanche, poderia ter feito o de café, como sempre faço, mas, como já mencionei ainda estou testando receitas com kefir, desta vez tentei o bolo de chocolate e troquei o yogurt por kefir. usei o de 24 horas peneirado, o resultado foi perfeito, igual ao yogurt caseiro. aprovado!

bolo de kefir

bater no liquidificador, 1 copo de kefir de 24 horas peneirado*, 4 ovos inteiros, 3/4 de xícara de óleo e 1 xícara de chocolate (em pó).
peneirar em uma tigela 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar e 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó e uma pitada sal, em seguida despejar aos poucos a batida mexendo bem levemente com uma colher de pau. despejar em forma untada e enfarinhada e assar em formo médio por 30 minutos. depois de frio cobrir com chocolate derretido ou sua cobertura favorita .

* pode usar 1 copo de coalhada caseira ou 1 copo de yogurt natural

9 comentários:

  1. que interessante..fiou lindo seu bolo..eu numca usei kefir em nada!!achei uma otima ideia..bjus e bom domingo...li

    ResponderExcluir
  2. Oi, Angela,

    Eu ainda não experimentei o kefir, mas vou experimentar, rsrs. O seu bolo ficou lindo!

    Beijão, boa noite e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga,

    Tbm não conheço esse kefir não...quer dizer até sei do que se trata, mas nunca comi e nem usei...mas que seu bolinho com kefir tá gostosão, isso tá demais!

    Abraço,
    Boa Noite!

    ResponderExcluir
  4. esse bolo de chocolate deve ser delicioso,viajei e perdi minha mudinha de kefir aora vou pegar de novo com uma amiga!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Angela,
    que bonito esse bolo, e assim com kefir nunca fiz :) beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Só ontem descobri o kefir e gostei da opção de substituir o yogurte e de ser mais benéfico para a saúde!Esse bolo está fantástico!

    Bjokas
    rita

    ResponderExcluir
  7. Essa receita de bolo é muito boa mesmo, mas como sou amadora e não sei bem o que é esse tal de "kefir", quando faço uso o yogurte mesmo... rs.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Desculpe a ignorância, mas só vale para o kefir de leite ou posso usar o de água?

    Abraços

    Tatiane O.

    ResponderExcluir
  9. Você me inspirou, vou fazer o bolo de fubá cremoso utilizando leite kefirada e vou ver em que que da

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!