para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

bolo de coalhada

quando nos encontramos em São Paulo, no sitio ou na praia, minha amiga-irmã Celia, costuma dizer que quando eu entro na cozinha, ela se transforma em co-piloto de panelas e deixa a cozinha por minha conta, mas é não é verdade não, a verdade que adoro atender os pedidos da moçada e lá vou pra o fogão fazer os agrados, pois curto muito que peçam este ou aquele prato favorito.
ela faz coisas deliciosas e algumas inesquecíveis como o doce de mamão, bem dia destes ela me mandou uma receita deste bolo de yogurt, por email , como vocês já sabem que chocolate não é forte desta cozinha, demorei um pouco para testar, mas resolvi fazer usando a coalhada caseira que faço todos os dias, o resultado não poderia ser melhor
bolo de coalhada

bater no liquidificador, 1 copo de yogurt (usei coalhada), 4 ovos inteiros, 3/4 de xícara de óleo e 1 xícara de chocolate (em pó).
peneirar em uma tigela 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar e 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó, e uma pitada sal, em seguida despejar aos poucos a batida mexendo bem levemente com uma colher de pau. despejar em forma untada e enfarinhada e assar em formo médio por 30 minutos. depois de frio cobrir com chocolate derretido ou sua cobertura favorita .










neste usei a mesma cobertura da nega maluca que pode se vista aqui

10 comentários:

  1. Não sei o que é coalhada mas que tem um aspecto delicioso ai isso tem!

    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Sarita, faço coalhada em casa,que é leite coalhado, tipo yogurt, mas poderá substituir por yogurt natural,que na verdade é o que consta na receita original. beijos.

    ResponderExcluir
  3. Angela, agradeço pelas suas palavras. Você é uma pessoa especial para mim. Adoro vocês. Bjs a todos. Ahhh .... o bolo ficou lindo!!!! Deve estar delicioso ... como tudo o que você faz....

    ResponderExcluir
  4. vc usa chocolate mesmo, aquele do padre?

    ResponderExcluir
  5. Célia, sem palavras, voce e os seus moram no meu coração. beijos.

    Fátima: sim uso chocolate em pó, aquele do padre ou uma parte de chocolate e outra de cacau, ai fica mais escuro. beijos.

    ResponderExcluir
  6. qdo estou em itu costumo ir até sorocaba (shopping ou restaurantes), e sempre passo pela padaria real. avisarei!

    bj

    ResponderExcluir
  7. um bolinho esperto.... humm, com um cafezinho agora, tudo de bom!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Fátima, estou te esperando então. beijos.
    Laurinha, isto mesmo tudo de bom. beijos.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!