para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

plátano

se há uma árvore que vive plenamente as quatro estações do ano, ela é o plátano...
agora no verão, suas folhas de formato característico, apresentam um verde intenso, produzindo uma sombra compacta, refrescando tudo o que está sob sua copa, alguns autores dizem que se trata de uma árvore de sombra por natureza.
eu pedi licença à angela para escrever este post porque eu tenho um carinho especial por esta árvore que plantei no nosso jardim, ela tem cerca de 4 anos e aproximadamente 8 m de altura (elas podem chegar a 30 m).
também conhecida por maple tree, é dela que se extrai o maple syrup, que eu também adoro e a angela qualquer dia vai postar alguma receita com ele, a juh chegou e trouxe um vidro novinho.
aos poucos vocês vão sabendo porque eu disse que o plátano vive intensamente todas as estações...
nick

7 comentários:

  1. o plátano não é uma árvore de clima frio?

    bj

    ResponderExcluir
  2. olá Fátima, sim o plátano é originário da zona temperada do hemisfério norte (América e Eurásia), porém foi trazido para a América do Sul e se deu muito bem na Argentina e Chile, aqui também é possível encontrá-lo no sul do país.

    ResponderExcluir
  3. ah, tá! não sabia que vcs moravam no sul, sorry!
    pensei que fosse no interior de sp, e com o calor que faz...

    ResponderExcluir
  4. Fátima, nós realmente moramos no interior de São Paulo, eu só disse que o plátano pode ser encontrado no sul, mas aqui onde moramos, embora faça calor, no inverno é bem friozinho, talvez por isso ela está tão bonita.

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou querendo plantar platano na frente da minha casa, que tipo de platano vc tem é o orientalis ou o occidentalis? tem umas que crescem menos....

    Daniela

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Moro em Brasília e gostaria muito de conseguir sementes ou mudas de plátano. Onde você conseguiu?

    Parabéns pelo blog e Feliz 2014!

    Daier
    daier@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Você plantou uma muda ou sementes? Onde conseguiu?

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!