para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

pão de ervas

este pão de ervas já ficou figura obrigatória nos churrascos para onde sou convidada.
na verdade ele apareceu pela primeira vez em meio a um apuro, me convidaram para um churrasco num domingo de manhã, quase 11 horas, e eu estava justamente cuidado do meu herbário, então pensei em levar algo para beslicar, colhi um maço das ervas frescas e acabei fazendo este pão para acompanhar uns pates. foi um sucesso!
e hoje o pão de ervas é sempre esperado e festejado!

pão de ervas

bater no liquidifcador 2 tomates maduros, 1 cebola media, 3/4 de xícara de óleo, 1 e 1/2 xícara de agua agua filtrada e 1 ovo. em seguida pulsar 4 dentes de alho, salsinha, manjerona, manjericão, oregano fresco, cebolinha, alho poro, ou outra erva de preferência.
numa tigela, colocar 4 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher sopa de sal e 3 colheres de fermento biológico granulado. misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, fica como uma massa de pão de forma, massa mole, caso necessário acrescente mais farinha, pois vai depender da quantidade de ervas que você usar. unte uma forma grande de buraco ou duas de pão de forma, deixe a massa crescer por 40 minutos e depois coloque a cobertura.
para a cobertura: pulse 1 ou 2 tomates sem sementes com manjerição, 2 dentes de alho e azeite. coloque por cima do pão, salpique sal grosso e leve para assar. assim que desinformar enfeite com ervas pode ser alecrim ou manjerona.

3 comentários:

  1. Angela, fiquei até com inveja boa quando disse que estava cuidando do herbário, não vejo a hora de morar numa casa!!! E o pão vou anotar, pois este é para tirar da manga nas emergências não é mesmo? Acabei de mandar um e-mail para você. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cris, realmente casa é tudo de bom, tks pelo e e mail. realmente este pão salva a vida da gente numa emergencia, experimente!. beijos

    ResponderExcluir
  3. menina..que pão lindo!!!amei a receita..copiadissima..bjus

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!