para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 29 de novembro de 2008

cinnamon and raisins


dando uma geral nos armários e buscando inspiração para preparar alguma coisa para o lanche, vi minha caixa de açúcar mascavo bem no finalzinho, como nunca abro um pacote novo e misturo com sobras de outro, resolvi que usaria aquele tanto e seria um pão recheado com açúcar mascavo, canela e passas brancas, assim do jeitinho que a mamy Kaczmareck fazia nos dias gelados em minnesota
cinnamon and raisins

5 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal
1/3 de xícara de açúcar
1 xícara de óleo
1 ovo
2 colheres de chá  fermento biológico seco
2 xícara de buttermilk ( 2 xícaras de leite integral, misturado a duas colheres de vinagre que você deixa descansar por 10 mim)

numa tigela, junte a farinha de trigo, o açúcar, sal, fermento, misture bem, em seguida junte o óleo e o ovo levemente batido, por ultimo o buttermilk, amasse até que fique uma massa homogênea e lisa, se necessário junte aos poucos um pouco mais de farinha, fica uma massa macia. separe em três ou quatro partes dependendo do tamanho que desejar os pães. e deixe crescer coberto com um pano de cozinha até dobrar de volume.
abra a massa com um rolo, espalhe margarina ou manteiga com um pincel ou espátula, salpique o açúcar mascavo, sobre isto, espalhe as passas previamente passada sobre em 1/2 xícara de açúcar branco e canela em pó a gosto. ( eu usei 1 colher de sobremesa) enrole como rocambole ou no formato que preferir, este assei em forma de bolo inglês.

depois de frio, espalhe 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro com 2 colheres de leite formando um glacê.


visto bem de pertinho e por dentro




6 comentários:

  1. Hummmmmmmmmmm!!!!
    Deu água na boca! Testarei a receita em breve e te aviso como ficou!
    Abraço
    Fábio

    ResponderExcluir
  2. os daqui sao uma delicia, mas nenhum é igual o seu mae!
    saudades...

    ResponderExcluir
  3. Angela, você também fez intercâmbio? Que pão mais lindo!

    ResponderExcluir
  4. Cris, tks, realmente este pão é muito gostoso. sim fiz em 75/76, e foi muito especial..., e este ano minha filha Julia está fazendo, e adorando. e voce também fez?
    um beijo,

    ResponderExcluir
  5. Pão
    Canela
    Passas

    Que combinação deliciosa!
    E que foto mais tentadora!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!