para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

rocambole de beijinho


ainda sobre o aniversario da tatiana, além dos
salgados fiz este rocambole





rocambole de beijinho

6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar refinado
6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada

bater as claras em neve e juntar as gemas uma a uma, bater até ficar uma espuma, em seguida juntar o açúcar peneirado. deste ponto em diante não usar mais a batedeira, juntar muito levemente a farinha de trigo e despejar esta massa em assadeira untada (25 cm x 35 cm) e polvilhada com farinha de trigo, assar por 20 minutos em forno médio, até ficar corado.
Obs: não leva nenhum tipo de liquido ou fermento e não pode assar demais.
retirar imediatamente da assadeira da seguinte forma.
umedecer um pano de prato tipo gase, bem fino, e polvilhar com açúcar com ajuda de uma peneira, desenformar o bolo, e em seguida enrolar no sentido do comprimento.
rapidamente desenrolar e espalhar o recheio.de sua preferência.

recheio: pode ser creme de confeiteiro, geleia, neste usei beijinho, uma lata de leite condensado cozida por 15 minutos na pressão e um pacote de 100 g de coco já hidratado com 1/2 xícara de leite gelado, misturar e espalhar no rocambole, observando e deixar uns 4 cm antes das bordas sem recheio para haver a acomodação do recheio quando enrolar.
polvilhar açúcar de confeiteiro ou usar sua cobertura favorita.

Um comentário:

  1. Olá!!!!
    Que delícia de rocambole!!
    E o melhor, super fácil.
    Parabéns pela gostosura.
    Bj,
    Patrícia Schmidt
    www.meupratofavorito.blogspot.com

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!