para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

manjar com calda de acerola

e a safra de acerola segue firme...
normalmente temos três safra durante o ano e desde ao ano passado que o pé atingiu a maturidade, não dou conta de consumir as frutas que congelo para a entre safra, sempre tem sobra no freezer quando a nova safra se inicia.
o que não acontece com o maracujá, este sim acaba antes de iniciar nova colheita.
provavelmente nesta safra a situação mude, pois o consumo aumentou muito, pois além dos sucos puros, mistos com laranja, abacaxi e limão, também estamos consumindo o drink de acerola.
a novidade, bem sucedida, destes dias, é a calda para manjar, que além da cor ficar linda o sabor é bem particular, tem uma certa acidez, fica com uma boa textura e confere uma excelente apresentação a um simples manjar.



manjar com calda de acerola

uma receita de manjar como esta daqui
colocar o manjar em mini forma de pudim ou pequenos recipientes que possam ser desenformados

calda:
fazer um suco forte de acerola, neste usei 3 xícaras de acerola in natura e 3 xícaras de agua, pulsei no liquidificador até extrair a polpa, coei por 3 vezes e levei ao fogo, com gotas de limão e 1 e 1/4 de xícara de açúcar até reduzir.
se desejar calda mais fina acrescentar água, mais grossa deixar reduzir mais.
deixar esfriar antes de empregar.
servir sobre o manjar já frio.


visto de um outro lado

12 comentários:

  1. Oi querida
    Adoro manjar e sempre comi o tradicional com ameixas! Essa tua variação me agradou muitíssimo!
    Bjo grande e tenha um ótimo fim de semana
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro um suminho de acerola...Mas aqui em Portugal só há a polpa congelada...

    bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Muito bem minha amiga,

    Voce descobriu uma ótima e deliciosa maneira de dar fim à suas acerolas!

    Vejo que esse manjar ficou divino com essa caldinha diferente!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Ângela, estou com umas acerolas congeladas que ganhei de uma amiga.. Agora já achei um ótimo destino para elas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro manjar, com qualquer tipo de calda :)

    ResponderExcluir
  6. que cor apetitosa. garanto que o Bruno e o bonitão vão adorar. eles gostam demais dessa fruta. beijos ,minha querida.

    ResponderExcluir
  7. Ah, Angel, que pena que vc não passou lá na minha cozinha pra participar do sorteio...buáááá..
    Mas não perca o próximo, hein?
    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  8. HUmm, estou a imaginar o sabor desse manjar!!!!

    Obrigada pela visita, tbm já estou te seguindo, beijinhos, ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  9. será se serve como calda para bolo de laranja? Cris

    ResponderExcluir
  10. Tenho acerolas congeladas vou fazer a calda.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!