para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

pão enformado

os dias de calor intenso são excelentes aliados da panificação caseira, as massas expandem que é uma beleza, mas judiam demais, de quem está a frente do forno, as padeiras de plantão, certamente, concordarão comigo.
porém, o prazer de fazer de fazer pães nos leva a esquecer de que vamos, literalmente, quase derreter, amassando e assando pães, mas no final acabamos sempre achando uma desculpa e assando pães.
no meu caso, as desculpas (esfarrapadas, certamente), eram sobras de peito de frango com ervilhas que eu gostaria de usar para recheio, sobras de brocolis e queijos.
usei, mais uma vez, a aprovadíssima receita de pão caseiro da querida Iliane, só que desta vez, eu deixei a massa um pouco mais mole, para poder abrir com o rolo ou com as mãos, pois, como eu não estava a fim de fazer pão tipo bengala como este daqui, resolvi assar em forma redonda.


pão enformado
fonte: pão caseiro Iliane

rendimento 3 formas
usei esta receita
  1. deixei crescer
  2. depois do primeiro crescimento dividi a massa em seis partes
  3. deixei crescer novamente
  4. cada parte abri com o rolo para usar como fundo e tampa
  5. untei com azeite 3 formas redondas de 20 cm aprox
  6. coloquei o recheio a gosto
  7. coloquei a tampa
  8. colei o fundo na tampa com claras
  9. deixei crescer por mais 15 minutos
  10. assei em forno médio até corar
  11. assei as 3 juntas
recheios:
  1. frango desfiado, ervilhas, cheiro verde, ovos cozido e queijo ralado
  2. brocolis salteado no alho cobertos com queijo provolone ralado
  3. sobras de vários queijos, oregano, manjericão,tomates sem pele e sem sementes, uvas passas

7 comentários:

  1. Hummm delícia! Adoro fazer pão e mais ainda comer! hehe beijos, já copiei!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, eu sei bem como e...sou igualzinha...rsss...hoje cedo tinha um resto de queijo e um pedaço de goiabada na geladeira, e não aguentei, tive que fazer com eles um pãozinho rápido...que coisa né?

    Essa massa da Li é ótima, e essa idéia de fazer um pão enformado tbm foi ótima!

    Um abraço pra voce,
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. essa receita realmente é ótima. já enviei a receita para a Rachel. Agradeço por me incluir nessa. abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Angela,

    Quando encasqueto de fazer pão também vou em frente, parece até uma compulsão, rsrs. O seu pão deve ter ficado muito saboroso!

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Vim te conhecer mais de perto.
    Acabei de te enviar uma receita da brincadeira de troca de receitas.
    Espero que faça e goste.
    Aproveite pra me conhece rtb.
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi mammy
    Que receita interessante, eu também adoro as comidas da Iliane!
    Um forte abraço
    Léia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!