para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

pão bolinha com centeio e f . trigo integral

apesar do calor, calor infernal, ainda asso pães...
fiz bolinhas para serem recheadas a gosto da família, por exemplo com ricota temperada e alface roxa para uns , rúcula com tomate seco e cheddar para outros, peito de peru com requeijão e miolo alface americana para filha, com salame e provolone para o filho e quentinho com manteiga aromatizada para assim, atender a todos os paladares.



pão bolinha com centeio e f . trigo integral

1 ovo
350 ml de água
1/2 xícara de azeite extra virgem
bater no liquidificador
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de farinha de centeio
3 xícaras de farinha de trigo branca ( aproximadamente)
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de fermento seco biológico*

num tigela juntar 2 xícaras de farinha de trigo branca com as 3 colheres de sobremesa de fermento biológico (seco) granulado, misturar bem, em seguida juntar a mistura do liquidificador e ir juntando as outras farinhas já misturadas ao sal e ao açúcar aos poucos, até ficar uma massa homogenea e elástica.
deixar crescer em uma tigela coberta com filme plástico até dobrar de volume.
em seguida, abaixar a massa e fazer bolinhas ou dar outro formato ao pães, deixar crescer novamente.
caso prefira pincele com gemas, pincele apenas com leite e um colher manteiga derretida, salpique farinha. nestes eu não fiz nada, apenas dei um pique, com a tesoura de cozinha, em cada bolinha antes de iniciar o crescimento.

*se for usar fermento fresco use 2 tabletes de 15 gramas diluídos em parte da água, fora do liquidificador. quase nunca uso fermento fresco e quando uso, não gosto de bater o fermento fresco no liquidificador.

12 comentários:

  1. Pão zinho quente sabe bem com qualquer recheio e até simples!!!
    Bonitas...

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Hu, pareces deliciosos, e com esses recheio ...
    Deu água na boca.

    ResponderExcluir
  3. ai ai, escrevi um comentário e deu erro de página, vou escrever outro.;
    Angela esse paozinho parece pao de queijo, ficou muito apetitoso !!

    bj

    ResponderExcluir
  4. ai ai, escrevi um comentário e deu erro de página, vou escrever outro.;
    Angela esse paozinho parece pao de queijo, ficou muito apetitoso !!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, voce é como eu...rsss...derretendo na cozinha mas assando pão assim mesmo, que coisa né? Ontem mesmo fiz um de mandiquinha que ficou uma delícia!

    E esses seus ficaram bem fofitos assim redondinhos,permitindo variações de recheio, e essa coisa de cada um faz do seu jeito é ótima né?

    ResponderExcluir
  6. minha amiga:parabens..você é uma corajosa mesmo!!!!!ando louca para fazer pão..mas..não consigo!!!por causa desse calor infernal..os seus estão lindos..tenho vontade e você sabe como gosto de fazer pão..mas..não aguento esse calor..amei a receita..bjus

    ResponderExcluir
  7. mais uma de suas delícias. receita anotada. abraços

    ResponderExcluir
  8. Com este calorão a massa cresce bem e fica tão fofinha!
    Uma delícia as bolinhas com um requeijão dos bons!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olhe, nesse exato momento tem pão de fubá assando, receita que estou testando. Fiquei um bom tempo sem fazer pão, mas é só recomeçar, pra gente pegar o gosto novamente.
    Gostei não só do seu pão, como das sugestões de acompanhamento.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. O calor tem suas vantagens... Uma delas, já citado em outro comentário, é que a massa cresce com facilidade. Ótima sugestão Angela, abraços!

    ResponderExcluir
  11. Hummmm...acho que amanhã vou fazer pão, vendo esses me deu uma vontade....Mas sabe que não acho centeio nos mercados daqui? Vou tentar em lojas de produtos naturais...vou aproveitar o calor pra ver se a massa cresce mais depressa...Adorei a receita, beijos,

    ResponderExcluir
  12. É preciso coragem para enfrentar o fogão mas viver sem pão não dá :)

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!