para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

bolo prestigio...descongelado

esta postagem é para compartilhar que podemos congelar (alguns tipos) de bolos inteiros, cobertos e recheados e descongelar sem nenhum prejuízo no sabor e na apresentação.
bolos simples como banana cake, bolo de maça, bolo de laranja eu congelo com frequência, mas finalizado, como este, foi a primeira vez, os meus procedimentos foram os seguintes:
  1. usei uma receita já bem testada do bolo de coalhada que aparece aqui e aqui
  2. depois de pronto já montado num prato de vidro coloquei numa caixa plástica com o auxilio de tiras de papelão ( tiras passaram sob o prato e ficaram lá)
  3. tomar muito cuidado para não esbarrar o bolo nas beiradas da caixa
  4. usar uma caixa que se ajuste bem ao tamanho do seu bolo
  5. tampar e levar ao freezer


para descongelar:

  1. tirar da caixa plástica com ajuda das tiras de papelão (que foram congeladas com o bolo)
  2. deixar descongelando a temperatura ambiente coberto com tela de tule tipo "guarda chuva"
  3. congelei por 2 meses
conclusão:
no dia que fiz este bolo prestigio, fiz dois bolos iguais, um servi e o outro congelei, como o resultado foi muito positivo, de agora em diante, farei sempre assim, dois bolos um para mesa, outro para o freezer!

bolo prestigio

uma receita do bolo de coalhada para assadeira de redonda de 20 cm

recheio:
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 pacote de 100 gramas de coco hidratado em 1/2 xícara de água
1 colher chá de baunilha
levar ao fogo até chegar no ponto de uma cocada mole.
antes de rechear costumo regar o bolo com leite e chocolate.

cobertura:1 latas de leite condensado,
1 colheres de manteiga,
4 colheres de chocolate em pó,
não deixar o brigadeiro muito firme,
juntar 1 caixinha de 200 g de creme de leite.
rechear e cobrir o bolo.


19 comentários:

  1. ai ai ai, essa hora do dia me dá uma foooooome !!!! e vc me vem com esse bolo deuuuuuuuuso ?!! quer mesmo que eu saia dos trilhos e pior, aqui não tem essas gostosuras, e agora "José"?!!!!

    bjksssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Posso ser a única, mas nunquinha congelei bolo. Sei que dá para fazê-lo, mas se é muito, acabo dando para a diarista ou levando para amigas.
    Acho bacana num dia de festa, que sempre há exagero, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que fatia perfeitinha!!! Devorava sem pudor se ela estivesse na minha frente nesse momento!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vou aproveitar e tirar uma fatia de um bolo congelado pra matar a vontade que ficou, provocada por essa linda foto Angela. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Minha primeira vez por aqui, e estou amando. Quando tiver um tempo venha me visitar. Ficarrei honrada se me seguir.
    Ale

    ResponderExcluir
  6. Eu tb adoro congelar para dividir o pecado em partes, rsrsrs, assim não ficamos com a consciência pesada de comer o bolo todo de uma vez, né? E fica maravilhoso, com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nunca congelei bolo, tbm aqui em casa não da tempo o pessoal daqui é maluco por bolo não sobra pra congela...hehe
    Mas adorei as dicas quando eu conseguir fazer sobrar vou tentar congelar.
    Adorei seu blog, é a primeira vez que eu visito e pretendo vi mais vezes.
    bjus*--*

    ResponderExcluir
  8. Angela, gostei muito de saber que da certo congelar bolo, nunca fiz isso por medo, vou tentar assim que tiver oportunidade,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  9. a foto está um sucesso, assim como estava o bolo. umas das coisas que eu mais gosto. beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu já congelei bolo e sei que é uma coisa prática, pois a gente pode adiantar o trabalho, né? Mas, não sei porque, faço isso muito pouco e sempre acabo sobrecarregada, rsrs. O seu bolo ficou com um aspecto maravilhoso!

    Um beijo, boa tarde e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. menina.vc e artista,eu nunca fiz assim,mas aqui onde moro a gente compra muito esses bols congelados,e sao linbdos.Quando vem visita inesperada e so tirar por 3 horas e como aqui o cogelador e pequeno,se compra no dia de comer...hihi.Nao dou conta de cpoiar suas receitas.Brigadao.Bju:luciene.

    ResponderExcluir
  12. eu tambem congelo bolo..e amo..saber que tem um bolinho gelado..e posso comer..a hora que quizer..amei o seu..bjus...li

    ResponderExcluir
  13. Eu não manjo nadinha de congelamento! Sempre fico com medo de estragar, aí o que faço? Como! kkkkkkk
    Lindo esse bolo!!!

    ResponderExcluir
  14. Você e a Marly se uniram para matar a gente de vontade, né!!!

    Eu também congelo muitas coisas, e acredito perfeitamente que fica ótimo, quando minha filha se casou, congelei a parte de cima do bolo, que era um bolo redondo e ele se manteve perfeito até o dia em que ela completou um ano de casados e puderam saborear novamente o bolo do casório...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  15. Que delícia!!!Eu sempre congelei,mas não deste modo que vc explicou!!!Gastei das dicas!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  16. perfeito, como tudo que você faz. beijos

    ResponderExcluir
  17. Todo final de semana faço bolos (de qualquer tipo). Se tiver visita acaba tudo rsrs Se não, tiro a metade e congelo, aos pedaços, em potes plásticos. Ficam perfeitos.
    Só não gosto de congelar porque durante a semana vou lá e tiro pedaços para comer! Assim não dá rsrs Daqui a pouco estarei fora do peso ideal hahahah
    Esse seu aí !!!!!!! Nossa !!!!!!!!! Delícia !!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Ângela, amo seu blog e entro quase todos os dias, já indiquei muito e fiz váaaaarias receitas suas.
    Gostaria de congelar o banana cake (um dos meus favoritos DA VIDA), porque como moro sozinha não é legal comer um bolo inteiro, né!? Pode contar como é que tu faz?
    Obrigada, um beijo.
    Priscila.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!