para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

pão laminado (adaptado) da Renata - Eternos Prazeres

quero me desculpar pela ausência, quase não visitei ninguém nestes últimos dias.
estive muito ocupada com um evento grande, um festa de aniversário de 60 anos, produzi tudo, os três aperitivos, entrada, filé mignon, vatapá , acompanhamentos, sobremesa e bolo, felizmente, apesar do trabalho imenso, foi um sucesso.
quero manifestar meu especial agradecimento a Márcia e a Maura que me deram algumas dicas preciosas para este evento.
bem, quanto as fotos, se a dona da festa me ceder eu mostro, porque diante da minha correria, nem sequer pensei nisto...

este pão, que a queridíssima Rê do delicioso Eternos Prazeres postou, fica maravilhoso, feito extamente como ela postou. aprovadíssimo!
já numa segunda vez que estava fazendo, num momento de correria para atender os horários do filho, resolvi dividir uma massa e assar na frigideira para ver como ficava, adoramos.
daquele dia em diante não fiz mais de forno, tenho feito apenas para assar de frigideira, fica muito macio e aromático. é claro que não fica laminado, mas fica muito bom.
já fiz tantas vezes que perdi a conta.

grata Rê, por compartilhar mais esta delícia!



pão laminado da Rê (adaptado para frigideira)
fonte: texto e receita Eternos Prazeres

INGREDIENTES
350ml de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva
7g de fermento fresco
10g de sal (1 1/2 colher de chá)
560g de farinha de trigo (aproximadamente 4 xícaras de chá)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (para pincelar a massa)

MODO DE PREPARO
Numa tigela coloque água, azeite de oliva, fermento fresco, sal e farinha de
trigo e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 2 horas.
Retire o filme plástico e pincele 1 colher de azeite na parte de cima da massa.
Com as mãos sove a massa até incorporar bem o azeite. Cubra com um pano seco e deixe descansar por 10 minutos. Retire o pano e novamente pincele a parte de cima da massa com 1 colher (sopa) de azeite e sove-a até incorporar bem o azeite na massa e deixe descansar por 10 minutos.
Repita este procedimento mais uma vez (de pincelar azeite e sovar) e aguarde mais 30 minutos coberto com um pano.
Divida a massa em 6* partes iguais (150g cada uma), faça bolinhas, cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos até dobrar de volume.
Depois deste tempo, em uma superfície e com um rolo, abra bem cada bola de massa até que fiquem bem fininhas. Transfira cada massa para o fundo de uma assadeira do tamanho que tiver (o tamanho do fundo da assadeira vai determinar o tamanho do pão laminado). Passe levemente 1 fio de azeite na superfície da massa e polvilhe o sabor que desejar: sal grosso, gergelim, páprica, alecrim, queijo parmesão ralado* ou outra erva que desejar.
Leve a assadeira ao forno médio preaquecido a 200C por 10 a 15 minutos (ou até que a massa fique levemente dourada).

* para frigideira dividir em 10 partes e abrir do tamanho da frigideira. eu asso na da 20 cm de tefal
* pincelar azeite e salpicar a cobertura, menos o queijo, que gruda!

15 comentários:

  1. Oi mammy
    Mais uma receita perfeita!
    A Renata é um talento.
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Eu não cheguei a ver quando a Rê postou isso...que bom que voce fez e postou novamente. Já colei aqui.
    Aposto que esta festa ficou divina com suas delícias...
    No próximo ano farei 30 anos de casada e quero dar um jantar pra umas 50 pessoas...se voce morasse perto, já te contratava correndo!!!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hum, adorei, vou fazer e é na frigideira! obrigada por partilhar Angela querida! beijos,

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida,

    I have been miss you so much!!!!

    Menina, que legal que ficou isso, ótima idéia, vou chamá-lo de naan laminado...rsss...adorei a idéia, e vou colocar em pratica lá na minha cozinha pro meu bebe de 1,80m que tá sempre morrendo de fome...kkkk!!!

    Valeu amiga,
    Obrigada pelo carinho!
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  5. Angela, eu vi qdo. a Renata postou esta receita e fiquei louca de vontade! Seus pães ficaram lindos e minha vontade aumentou!

    ResponderExcluir
  6. Que pão bonito....Aqui chamamos de pitas...

    Bjinho,

    Rita

    ResponderExcluir
  7. Olha só que fofo que ficou, adorei! Adoro o blog da Re! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que bom que correu tudo bem com o seu evento, torci muito prá isso!!! e quanto ao pão que delícia!!! é menina a Dona Renata está demais com os pães, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  9. Que lindo que fica esse pão Ângela! Adorei!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Oi, Angela,

    Que bom que você preparou uma festa inteira com sucesso, parabéns! Eu posso imaginar o trabalho que deu, mas bem que valeu a pena, né? Eu também perdi esta postagem da querida Rê e já tô copiando a receita, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Que bom aspecto, devem ser uma delícia :)

    ResponderExcluir
  12. Poxa vida, a festa deve ter sido um sucesso hein.
    E esse pão está na minha lista para testar, deve ficar maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. seu blog ja virou meu livro de receitas particular.

    bjoss...

    ResponderExcluir
  14. Essa receita não posso deixar passar, que bela receita!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, muito obrigada pelas dicas! Já estou aqui em SP e hoje fui na Liberdade e foi tudo de bom!!!! Beijos e obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!