para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

abóbora de leite


dias destes ganhei da mãe de uma querida amiga -uma alquimista!- uma abóbora de leite do Maranhão, ela teve a gentileza de trazer por mais de 3000 km uma destas para mim. obrigada D. Teresa!!! uma fruta linda que poderia enfeitar minha cozinha por semanas, mas eu tinha planos para ela..., primeiro um prato salgado, o quibebe (qualquer hora destas posto aqui, uma receitinha) e ai com uma parte fiz uma tentativa de pãezinhos de abóbora e côco, ficaram razoáveis, assim que fizer alguns ajustes na receita mostro para vocês. bem, com o que sobrou fiz o doce da foto que ficou com esta cor maravilhosa.
a abóbora de leite tem uma forma diferente, a pele é clara e e a massa muito enxuta
.

doce de abóbora de leite

1 kilo de abóbora descascada e picada
500 gramas de açúcar cristal
cozinhar em panela tampada por 20 mim. desligar, deixar descansar por 10 mim. amassar com um garfo ou amassador de batatas. levar novamente ao fogo até que massa fique homogênea.
caso prefira mais doce coloque mais açúcar.

sirva frio, com requeijão, ou queijo branco ou ainda com creme de leite.

como ganhar abóbora de leite, ainda mais da nossa querida D Teresa, é privilegio de poucas, não é mesmo? que o diga Magda, Dalva e Semiramis ... então se vocês quiserem tentar com a abóbora paulista acho que o resultado deve ser bem positivo

4 comentários:

  1. que saudades do meu dociinho de abobora! :/

    ResponderExcluir
  2. Dentre todos os doces, esse é meu preferido!!!!
    É bom demais...

    ResponderExcluir
  3. Olá, ganhei sementes de abóbora de leite. Não encontro nada a respeito dela na internet.
    O você conhece dela? Tem foto? Me mande o que tiver disponível.
    Abóbora de cabloco, você conhece?

    ResponderExcluir
  4. Estou a procura de informações sobre abóbora de leite e abóbora de caboclo.
    Pode me ajudar em algo? Tem fotos?

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!