para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 21 de março de 2012

trança temperada

tenho uma certa predileção por fazer pães temperados,
 desta vez fiz um pão trançado.
 nada de especial, apenas ervas e temperos



















também gosto de colocar um cobertura,
 assim o pão fica com uma aparecia mais atraente

trança temperada

bater no liquidificador 2 tomates maduros, 1 cebola media, 3/4 de xícara de óleo, 1 colher sopa de sal,1 e 1/2 xícara de agua agua filtrada e 1 ovo. 
em seguida pulsar 4 dentes de alho, salsinha, manjerona, manjericão, orégano fresco e tomilho limão ou outra erva de sua preferência.
numa tigela, colocar 3 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de açúcar,  e 3 colheres de fermento biológico granulado. 
misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, neste ponto você começa agregar farinha aproximadamente mais 2 xícaras, esta quantidade vai depender muito da quantidade de ervas que você usar. 
amasse bem e sove, cuide sempre para não deixar uma massa dura, deve ser uma massa bem macia e maleável. deixe crescer.
depois do primeiro crescimento, abaixe a massa sove mais um pouco e faça a trança. 
coloque em assadeira untada e deixe crescer por mais 30 minutos.

para a cobertura: pulse 2 tomates italianos sem pele nem sementes com 2 dentes de alho, tomilho e azeite. 
coloque por cima da trança, salpique queijo ralado e leve para assar.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

13 comentários:

  1. Amo pães, esta trança ficou maravilhosa, fico imaginando o aroma enquanto assa e o sabor.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela,
    Sua trança ficou linda e muito saborosa.
    Bje ótima quarta,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito bonito desta Trança, ela ficou deliciosa.
    Bjs e Boa Tarde

    ResponderExcluir
  4. Ângela,
    Essa trança está lindíssima, apetitosa, adorei a receita, impossível comer só duas fatias...
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Gosto mesmo desta trança.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Angela, também adoro fazer pães, com certeza essa trança vou fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Querida Angela,
    Adorei a sua trança!!! Ficou com aparência de quero +++++!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  8. Bom dia mammy!
    Mais um pão que me fez salivar!
    Adorei e o aspecto ficou lindo.
    Mil bjos a todos vocês.
    Saudades
    Léia

    ResponderExcluir
  9. Tem um aspecto maravilhoso...amo pães!
    A receita já está na minha lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vim saborear algumas delícias do seu bloguito. Nossa comi muito com os olhos kkk... Esta trança então... delícia!
    Bom fds,
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Que blog maravilhoso! Eu já estou te seguindo.Também estou iniciando um blog de culinária e gostaria muito que você me seguisse,grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    adorei a sua receita.
    eu sou louca por pão, massa, qlqr coisa.
    e sempre to inventando um paozinnho
    esse seu eu achei divino e vai tanttos temeperos, o gosto deve ser indecifravel, né?
    vou levar essa receita.
    virei sua seguidora, nao quero perder as novidades..heh
    beijos.
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gina querida, desculpe minha ausência, mas ainda estou recuperando os blogues que eu seguia que sumiram, depois que mudei pra dominio próprio, e hoje consegui vir aqui pra ver o que já perdi. Menina do céu, essa trança está magnifica, adorei o visual e a receita. Ficou muito bonita e deliciosa sem dúvida nenhuma. Beijinhos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!