para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 3 de março de 2012

pão petropolis e frios da festa da Celha

ainda sobre o aniversário da Celha...
ela preparou esta deliciosa mesa de frios e serviu os tradicionais pates maravilhosos de frango com cream cheese e de bacalhau.
para acompanhar fiz pães petrópolis. posicionado no canto inferior direito da mesa.
infelizmente não  tem nenhuma foto do pão fatiado, mas ficou perfeito, macio e fatiando maravilhosamente bem
também  fiz os rocamboles para servir, na madrugada, acompanhado de um delicioso café. 
postarei oportunamente.
bem, tenho visto o pão petrópolis em vários blogs, mas quando via a postagem no blog da querida Maura, não sosseguei enquanto não fiz o meu.
se você ainda não conhece o blog da Maura, o Trainee de cozinheira, não deixem de conhecer, você certamente ficará encantada com todas as delicias.
além de agradecer a Maura, quero agradecer a Akemi, do Pecado da Gula, blogueira das mais queridas, que fez o perfeito ajuste na receita.
a receita ficou perfeita. espetacular.


























pão petrópolis
fonte e texto: Maura do Trainee de cozinheira
receita corrigida da Akemi do blog Pecado da Gula

*xícara medida 240ml
Ingredientes:
50g de açúcar (1/4 de xícara)
400g de farinha de trigo (2 3/4 xícaras)(usei Dona Benta)
30g de fermento biológico fresco (usei 1 colher sopa de fermento seco biológico)
uma pitada de sal
1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente
180ml de leite morno(3/4 de xícara)
1 ovo extra grande
1 gema misturada com 1 colher de (chá) café pronto 

Com o link do blog da Akemi acima, vocês podem ver a outra maneira de fazer o pão.
Modo de fazer do jeito da Akemi:
Divida a farinha de trigo entre 2 vasilhas. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, o açúcar a seu lado o ovo num canto. Despeje o leite morno sobre o fermento e misture com uma espátula ou colher de pau até formar uma massa. Mexa vigorosamente até formar uma mistura lisa e elástica, levantando bolhas. Caso fique uma massa pesada, junte um pouco mais de leite até formar uma massa líquida mais mole sem ser líquida.
Junte o conteúdo da outra vasilha e misture com cuidado até formar massa lisa e homogênea (cerca de 10 minutos). Não é preciso juntar mais farinha de trigo. Modele uma bola e volte a massa na vasilha. Cubra com filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (uns 40 minutos). Dê alguns soquinhos na superfície da massa para tirar o gás acumulado. Tire a massa da vasilha e modela a massa numa bola novamente. Cubra com um pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos. Abra a massa num pequeno retângulo com largura do tamanho da forma e enrole como rocambole. Coloque o pão modelado na forma, com a parte que fechou para baixo. Pincele com agema e cubra com filme plástico. Deixe crescer até dobrar de volume (uns 30 minutos). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos. Caso fique corado demais, cubra com papel alumínio e deixe terminar  de assar. tire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
A receita rendeu 2 pães médios (24x10x6cm).
A minha opinião: achei a massa extremamente macia e leve, no dia seguinte fica até melhor para cortar, de tão macio que ele fica, é uma delícia e faz torradas maravilhosas!!!

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Ângela,
    A mesa de frios está deslumbrante e deliciosa, uma perdição.
    Esse pão Petrópolis é muito saboroso, ótima receita.
    Bom final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Pois então Angela ainda não fiz esse pão, dizem que é maravilhoso mesmo, preciso fazer qualquer dia. Essa mesa está linda, e as meninas Maura e Akemi são muito queridas. Vou levar a receita. Bjos ótimo domigo querida.

    ResponderExcluir
  3. Angela, vim correndo para conferir sua versão do Pão Petrópolis e qual surpresa mais do que deliciosa me deparar com esta mesa fantástica! Parabéns a Celha pela data especial e pelo talento em montar os pratos de frios! E obrigada a vc por me mencionar no post e pelas gentis palavras! :)
    Bjss e um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  4. Querida Angela,
    Já li muito a respeito desse pão... Mas, ainda não experimentei fazer como a Josy...
    Estou curiosa... Vou levar a receita comigo...
    Grande beijo e um ótimo domingo, Irene

    ResponderExcluir
  5. Esse esta na minha lista de desejos - que rica sua mesa!

    Eli

    ResponderExcluir
  6. que mesa linda e farta! fiquei com vontade!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!