para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 1 de julho de 2009

pudim de pão

pudim de pão para mim tem que ser aquele pudim de pão bem simples: pão, leite e ovos, se entra leite condensado ai começa ficar sofisticado, e logo acho que foge da idéia do aproveitamento do pão, isto porque aprendi fazer nos tempos de escola industrial, quando tínhamos sobra de pães do lanche logo virava torrada, farinha de rosca ou um moreninho pudim de pão.
hoje, gosto de usar uvas passas ou frutas cristalizadas, mas não é necessário, pode ser feito perfeitamente sem, acho que o segredo mesmo é deixar o pão de molho no leite integral.
é sem dúvida uma uma sobremesa bem simples e antiga, para quem é do interior talvez lembre a cantina da escola, uma madrinha, uma tia... mas eu continuo fazendo sempre que sobram pães, adoro o cheirinho das especiarias invadindo a minha cozinha

pudim de pão

1 litro de leite integral
4 ou 5 pães de 30 g (pão francês amanhecido)
2 colheres de manteiga
3 xícaras de açúcar
4 ovos
3 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
canela, nos moscada, baunilha, cravo em pó, a seu gosto

fatiar e deixar os pães de molho em 3 xícaras de leite, por pelo menos 1 hora.bater bem no liquidificador os ovos, com o leite restante e as especiarias, juntar o açúcar e os pães demolhados, bater e por ultimo juntar a farinha e o fermento.
caramelizar uma forma de buraco e despejar a massa, nesta hora, se desejar junte as frutas ou uvas passas. assar em forno médio por 45 min ou até fazer o teste do palito.

dica:
caso deseje um pudim mais firme dobre a quantidade de farinha de trigo










servir morno ou geladinho

16 comentários:

  1. ah....que cheiro de infancia tem êsse bolo amiga!!!e..a minha..já se passaram anos!!rsssss...amei vêr êsse pudim aqui..e..com toda razão..se coloca leite condensado..já não é pudim de pão!!!e..como é saboroso ele né?tempo que não faço um pudim de pão..adorei tambem a dica das frutas cristalizadas..deve ficar bom tambem!!..lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de pudim, essa fatia está mesmo apetecível, é uma óptima sugestão para aproveitar o pão que sobra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Putz... acho que vou ter que fazer pudim de pão. As lombrigas ficaram todas empolvorosas...
    =)
    Bjinho
    Fla

    ResponderExcluir
  4. hummm gente!! adoro pudim de pão.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  5. Oi Angela, adoro pudim de pão e este está lindo!!!
    Você a receita do doce de pão? Bjs

    ResponderExcluir
  6. Querida nós adoramos o pudim de pão aqui em casa, bem parecido com o seu, simples como na infância!!!Bjs

    ResponderExcluir
  7. esse pudim me lembra a minha sogra, que fazia exatamente como você. ficava uma delícia!

    bj

    ResponderExcluir
  8. ai que delíciaa!!! concordo com vc, não gosto da sofisticação de certas receitas. A rabanada que faço, até hoje é aquele só com leite e ovos.

    bejão e ótima noite!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Também prefiro o pudim bem simples, sem frutas. Há anos não faço esse pudim, não tenho sobra de pão...
    Só o marido e eu gostamos, outra razão pra não fazer.
    Mas é um delícia essa sobremesa tão básica e uma forma excelente de aproveitamento do pão. Lembra sobremesa da minha mãe.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oie! Ficou tão bonito o seu pudim de pão, amiga! Fiquei com água na boca! Me lembrei do pudim que vovó fazia... saudades....

    ResponderExcluir
  11. Querida Angela, nunca comi pudim de pão, parece delicioso. Irei comprar os paezinhos! Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Me encheu a boca d'água! Muito bom! Vou experimentar, depois te conto!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Ai, que vontade de comer uma fatia deste pudim.... Aqui em casa quase nunca tenho pão francês, quando sobra, acabamos 'esquentando' na chapa... Mas deu uma vontade louca de deixar alguns pãezinhos à disposição para um pudim......Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Meninas, para mim é sempre um prazer resgatar por meio de minhas receitas, sabores guardados na mémoria e lembranças de pessoas queridas, fico feliz quanto meus posts levam a isto.
    bejos para todas e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  15. Queria que me respondesse o seguinte.Não gosto de pudim com este caramelo.Dá pra fazer ele sem,só untar a massa e assar, dá certo?Obrigada.Abraços

    ResponderExcluir
  16. Isso sim que eh um pudim de verdade! Nada de leite condensado e sem frescuras. Fiz e foi a receita mais gostosa que encontrei na net, das muitas que testei. Coloquei ameixa em calda,ja que nao tinha passas em casa. Tambem nao coloquei noz moscada. No lugar da calda usei um pote de geleia de laranja que ninguem estava querendo muito consumir aqui em casa. Ficou simplesmente divino!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!