para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

frango caipira

fiz muito frango caipira na minha vida, mas de uns tempos para cá não queria nem ouvir falar neles. 
da mesmo forma, que na minha churrasqueira não quis saber de fogão a lenha, já cozinhei muito neles por necessidade, que hoje quero mais é passar longe.
fazer frango caipira demanda tempo e muita paciência, começando da limpeza que requer um cuidado maior, limpar por dentro muito bem, escaldar, mesmo porque o frango caipira para ficar bom tem que ser frango inteiro senão  não tem graça.
eu não consigo fazer frango com pele e para tirar a pele agarrada do frango caipira é um sufoco, mas enfim... ganhei dez frangos limpos, cortados nas juntas, de excelente procedência e pronto esqueci tudo isto...

frango caipira

lavar muito bem e deixar as partes de molho no vinagre por 10 minutos, em seguida escaldar com agua fervente e depois lavar novamente com vinagre antes de temperar.
fiz uma marinada com tomate, suco de laranja, cebola, alho, sal e temperei o frango, deixei descansando por 30 minutos.

em seguida levei ao fogo e deixei cozinhando em panela aberta com galhos de salsinha, manjerona, tomilho e cebolinha, tudo inteiro para ir derretendo, conforme ia secando acrescentava mais agua aos poucos e sempre fervente.

















umas duas horas depois o frango ficou pronto, bronzeado, macio, foi só salpicar cheiro verde e servir.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Olá querida, boa tarde!
    Frango caipira não tem preço, na casa da minha mãe não faltava frango caipira, macarronada e salada com maionese, tempinho bom que não volta mais.
    O seu ficou com uma cor linda, deu água na boca!

    Bjs, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!