para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 29 de setembro de 2009

patê de ricota e alho

este post complementa o anterior
faço a ricota e costumo escorrer num destes filtros de café reutilizáveis que compro em lojas de 1,99, que uso exclusivamente para este fim, guardo num pote e sempre tenho a mão para temperar uma massa, para um patê ligeiro, para o recheio de um sanduiche, de uma torta...

patê de ricota e alho

no liquidificador ou processador bater 1 xícara de ricota caseira com 6 colheres de azeite (ou mais caso deseje), 2 colheres de manteiga, alho a gosto, (usei 2 dentes grandes sem o miolo), sal, pimenta do reino moída na hora.

dica: se você desejar, pode usar um queijo forte de sua preferência (roquefort, parmensão), ervas, azeitonas, tomate seco e fazer diversos pates usando esta base.

ps.: este patê com o pão do post abaixo, recém saído do forno, estava demais!!!

16 comentários:

  1. Angela, adorei a receita do pate, farei amanha mesmo pois tenho ricota em casa e o Michele ama alho (ai como sofro, hehehe).
    Bjos amiga
    Léia

    ResponderExcluir
  2. ralmente essa é uma base muito boa para diversos patês. Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  3. Angela, que idéia boa utilizar o filtro de café. Gostei!
    Receitinha bem gostosa!
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  4. Angela, a textura dessa ricota caseira parece maravilhosa!!! Preciso fazer!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. adorei a iedia do filtro..mas..êsse patê dve ter ficado maravilhoso mesmo..amei..bjus

    ResponderExcluir
  6. Patê de Alho é um dos meus preferidos!!!
    Fiquei com vontade!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei. Mas Angela, não consegui acessar a receita da ricota, a página abre em branco. Beijão

    ResponderExcluir
  8. Que buenísima es la ricotta,
    La uso sobretodo para el mascarpone, pero me ha gustado mucho tu idea. Ya me lo imagino, con un poquito de pan tostado...

    ResponderExcluir
  9. Adoro alho e neste patê então...fiquei tentada a fazer a ricota caseira para aproveitar o soro na sua receita de pão...bjs

    ResponderExcluir
  10. meninas, espero que a receita da ricota tenha sido visualizada por todas, depois de testar peneiras e tecido achei o filtro a melhor solução e resolvi dividir com voces, que bom que vcs aprovaram.
    beijos para todas!

    ResponderExcluir
  11. Yummy yummy adorei este patê! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá Angela

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Ora, pitangas será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!