para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 7 de maio de 2009

nhoque de monte verde

nem sei por onde começar, primeiro por que nem sei o nome correto, simpático, atraente que deveria dar a este prato, vou então chamá-lo de nhoque de monte verde; segundo porque fazem tantos anos, que eu não vou lembrar do nome e o endereço do restaurante de onde comi este nhoque pela primeira vez, e adorei.
foi num final se semana de inverno, numa viagem curta, porém maravilhosa, que fizemos para Monte Verde - MG, quando nossos filhos ainda nem tinham nascido, desde que voltamos tentei acertar mão para reproduzir a leveza desta massinha e esta maneira me pareceu ser a mais próxima do sabor das nossas memórias, anos seguidos passamos férias de inverno por lá, mas por um motivo ou por outro, acabávamos não voltando mais para o mesmo restaurante, enfim ficou naquela única vez e nem sei se a casa ainda existe.
nos últimos 20 e poucos anos faço este prato quase sempre no jantar, associado aos dias mais frescos, aos dias que tenho tomates vermelhos carnudos especiais para um molho encorpado e de vermelho intenso. bem, então, ligeiramente adaptado das minhas memórias sensitivas, olfativas e gustativas, vamos a massinha

nhoque de monte verde
massa
800 gramas de batatas cozida sem sal e amassadas ainda quentes
3 colheres de sopa de manteiga
sal
nos moscada ralada
3 colheres sopa de requeijão
2 colheres de parmensão ralado miúdo

misture tudo e faça as bolinhas, rechear com um quadradinho de queijo de sua preferência, prato, gouda, ou aquele que você tiver a mão. reservar.

molho

tomates para molho sem pele sem sementes, 3 ou 4 dentes de alho, azeite , um galho de manjericão, um galho de oregano fresco, fogo baixo, quando tudo estiver se desmanchando, uma pitada de açúcar e sal. retire as ervas, se desejar passe pela peneira grossa e retomar a fogo mais um pouco.

montagem

aqueça no microondas por 1 ou 2 mim as bolinhas e transfira no prato de servir, polvilhe queijo ralado e coloque a quantidade de molho desejada.

este servi com uma saladinha de mix de folhas, tomate cereja, queijo branco temperada com um molho de mustarde l´ancienne + aceto balsâmico + azeite picual + pitada de sal + pitada de açúcar

dicas:
  1. recheio pode ser com espinafre e ricota
  2. queijo e presunto também vale
  3. molho branco ou rosé, ou outro de sua preferência, desde que bem quente
  4. pode ser feito no refratário grande, mas o efeito é outro
  5. sugiro um tinto e uma boa companhia

26 comentários:

  1. Oi Angela. Não era muito fã de gnochi até conhecer uma receita maravilhosa que foi postada lá no Delirios Gourmet! É bem simples e fica leve e divina! QUanto ao seu prato, ficou mesmo lindo. Estás de parabéns! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. que tentação!!!! mostrar uma foto dessas para italiano é provocaçao..devem ser bons demais...sabe que esse molho perfumou meu pc? já copiei mais essa e como fazer se devo emagrecer 11 kgs???
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  3. Querida Angela, tuas memórias sensitivas, olfativas e gustativas estao em plena forma! Me deu uma vontade de estar ai' com voces comendo esta delicia! Bjos no coraçao. Léia

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga que saudades de lá também. Fomos várias vezes mas agora meu marido não quer voltar porque disse que os turistas em massa acabaram com muita coisa bonita!!!
    Esse nhoque deve ser divino, ainda mais com o seu molhinho! Bjs

    ResponderExcluir
  5. HUMMMMMMM!!!
    Adoro nhoque e meu marido AMA!!!
    Acho que vou guardar essa receitinha para fazer na nova casa!!
    Um beijo e Parabens!!!
    Larissa

    ResponderExcluir
  6. Olá Angela, gostei desta receita com requeijão! Eu coloco maionese as vezes, mas vou fazer assim, nossa parece tão leve. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Angela, fiquei imaginando como era esse nhoque no restaurante, já que até hoje vc nao esquece dele !!! Achei excelente a tua receita. Aqui tbem nao gostamos de molho de tomates industrializado, prefiro sempre fazer com tomate in natura

    bjks

    Aff... vim aqui agradecer pelo seu voto e já ia me esquecewndo rs
    Muito obrigada, fiquei hiper feliz
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Ai, que delícia viajar. Faz anos que não vou a Monte Verde e agora deu a maior vontade. Lá é tão romântico e friozinho. Assim como viajar em nossas memórias gustativas e relembrar tudo de novo é muito bom também! Este prato cai muito bem com uma taça de vinho e um frio... lá fora...!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Quero muito conhecer Monte Verde. Todo mundo diz que lá é lindo. E sua receita me deu água na boca.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  10. Que nhoque lindo e enorme .... miam. Ontem mesmo comi nhoque ... bom demais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Angela querida, babei, agora terei que fazer nhoque em casa hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. meninas, Monte Verde foi muito bom, iamos muito até 1999, hoje não sei como está. nhoque tradicional já é muito bom, este daqui fica muito leve, aceita outros molhos, apesar de eu preferir ao sugo. obrigada por todos os gentis comentários.
    beijos para todas e feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  13. Oi Angela!!!! Que receita ótima, vou fazer (ainda não experimentei a pimenta que está na geladeira)...dúvidas: recheia como se fosse uma coxinha???, deixa a massa grossa ou fina em cima do recheio? Bolinha feita pronto??? não cozinha, assa? nadinha??? Sei que a receita está aí, mas dá um medinho de errar....beijoss e tenha um ótimo dia das mães....Su

    ResponderExcluir
  14. Su, respondendo duvidas.
    mistura tudo, faz a bola grandinha e ai abre com os polegares e coloca o pedaço de queijo, enrola novamente e reserva,não assa,mesmo porque a batata já foi cozida e nada mais cru é agregado.depois uns minutinhos no micro somente para o queijo dar uma derretida, de resto o molho bem quente dá conta de aquecer o prato.
    se ainda tiver outra duvida,fique a vontade em perguntar. fico feliz que voce gostou! beijos

    ResponderExcluir
  15. Receita muito boa,um prato com quaro
    nhoque,para mim seria o suficiente.Esta receita vou tentar fazer porque meu neto adora como a avó
    Edilia

    ResponderExcluir
  16. Esse gnnochi está de dar água na boca! Nota 10!

    ResponderExcluir
  17. Angela, que delicia! nunca fiz no microondas, o meu rego com bastante molho e aqueço no forno...minha tia ensinou colocar uma pitadinha de fermento em pó na massa, tbém fica bom.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Edilia, espero que o neto goste, beijos

    Talita, obrigada querida! beijos

    Marcia Rosa, prefiro aquecer rapidamente no micro porque assim os nhoques ficam integros, sendo a massa tão levinha um pouco de cozimento a mais poderá rachar, de resto bastante molho e pronto. beijos.

    ResponderExcluir
  19. Que delícia Angela!!!!!!!!!!
    Depois te conto o quanto comi!!!
    Adoro especiarias. Elas dao um toque especial nos pratos!
    beijo grande!!

    ResponderExcluir
  20. Marlene maravilha, aguardo suas noticias. beijos.

    ResponderExcluir
  21. Deixando a parte o comentário de que a cidade é muito fofinha, esse nhoque é divino.

    Também costumo fazer, só que não uso manteiga na minha preparação, é direto nas batatas aquele requeijão que usam em pizzarias, uma manga pequena normalmente.

    No meu blog tem a receita.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Já passei pelo seu blog, mas hoje estou passeando por várias receitas e adornado tudo!
    Mas essa é especial!!
    AMO nhoque, e esse tá com uma cara delicosa, sem falar que é bem fací de fazer!
    Acho que vou me aventurar a faze-lo par minha reuniãozinha com 3 casais amigos no final de semana.
    Hummm...já tô com água na boca!

    :)
    Bj,
    Lucia

    ResponderExcluir
  23. Angela,
    por favor me tire uma dúvida:
    essa receita dá prá quantas pessoas?
    :0

    Obrigada.
    Bjs,

    Lucia

    ResponderExcluir
  24. Cheguei ao teu blog fazendo uma busca pela receita de monte verde. Também estive lá e lembro como foi maravilhoso o nhoque servido no jantar, restaurante Marcius. Outra boa lembrança foi o almoço com trutas no Café Platô. Quanto ao nhoque lembro que tinha um gratinado que fazia a diferença, se vc tiver uma dica, gostaria de saber. foto - http://www.gruda.com/business/photo.php?id=1176).
    bel
    http://blogdocemomento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!