para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 27 de maio de 2009

bolo de mandioca

este bolo de mandioca me remete a uma viagem que fizemos quando as crianças ainda eram bem pequenas, para uma fazenda no norte do Paraná, o local é simplesmente maravilhoso, na ocasião estava plantado feijão e soja, estava tudo muito verde e eram vários tons de verdes, verde sem fim... a topografia irregular do local deixava o visual ainda mais incrível, sabe quando você olha ao longe, vê lá, bem distante uma estradinha, fumacinha saindo aqui e acolá, montanhas e verde para todos lados.
me senti num local onde convidava a escrever um livro, um poema, pintar uma tela, fazer uma musica..., e eu que de artista não tenho nada, nem fotografar direito eu sei, lindo demais!!!
isto sem considerar que o casal que nos recebeu e os filhos, se desdobram para nos deixar bem a vontade, não podendo me esquecer da cozinheira da fazenda, pão quente, mandioca cozida, bolinhos e outros mimos.
bom, a Ana Lúcia, a dona da fazenda, que todos pensam ser minha prima, mas não é não, é prima do marido, deve ser minha prima de alma, além de excelente na cozinha, foi ela quem me ensinou este bolo de mandioca, lá na fazenda, é uma artista, tem um atelie maravilhoso http://www.atelieanalucia.com.br/ ela desenha, cria, pinta e borda literalmente, isto sem mencionar nas festas de sonho que ela produz. falando em festas, hoje, é dia de festa para ela é o dia dela, parabéns Ana, feliz aniversário!













mandioca bem branquinha perfeita...

bolo de mandioca

1 quilo de mandioca ralada
4 ovos
3 xícaras de açúcar
3 colheres de margarina
1 coco fresco coco ralado ou um pacote de 100 g de coco seco
1 e 1/2 xícara de leite
1 colher de fermento em pó
processar a mandioca ou ralar, (eu ralei), juntar os ovos batidos no liquidificador com o leite, margarina e açúcar, juntar esta batida a mandioca ralada e ao coco ir misturando delicadamente e por ultimo acrescentar o fermento.
untar e enfarinhar uma forma redonda de 30 cm, de preferência forma alta. levar para assar por 45 minutos ou mais dependendo do forno, em forno a 200 graus ou ate dourar. desenformar e no prato de servir, espalhar a calda.

calda

1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de agua
1 pau de canela, cravos se desejar
deixar engrossar espalhar quente sobre o bolo morno, já desenformado

dica:

na massa do bolo, se desejar diminua 1 xícara de açúcar e 1/2 de leite e use 1 lata de leite condensado.

14 comentários:

  1. Oie Angela! A receita do manjar é aquela mesmo que eu queria! Acertou em cheio, pois não gosto dos pedacinhos de côco, e esse só leva o leite né? Obrigada querida.
    Obs: Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Bolo de mandioca me lembra Campo Grande, onde eu morei... lá era tão comum. Ai que saudade.
    Bjs
    Fla

    ResponderExcluir
  3. Que delicia!!!eu comeria uma pedaço enorrrme nesse instante.Adorei a receita...beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esse bolinho com sua caldinha...hummm, me deu saudade! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Angela! Td bem?
    Olha, vou te contar uma coisinha: esse bolo é o meu preferido!!! E o seu ficou lindíssimo. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, esse bolo parece fantástico!!! Já comi bolo de mandioca e amei, mas nunca preparei em casa... como tenho visto para vender no CEAGESP a mandioca já descascada, vou comprar e fazer em casa, um dia... eu amo mandioca, e toda e qquer comida feita com ela!
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  7. Querida Angela, que experiencia maravilhosa! Quanto ao bolo é uma das minhas paixoes. Ja' encontrei mandioca aqui mas sao horriveis, infelismente, porque fiquei com muita vontade de comer este bolo.
    Um grande abraço de quem te adora.
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Angela, faz mais de um mês que fiz um bolo de aipim. Vou comparar as nossas receitas. É um dos bolos que mais gosto e me remete à infância. Minha mãe faz um bolo maravilhoso e a receita que usei foi a dela. Ainda não postei.
    Com seu post, me deu vontade de fazer novamente.
    Esses momentos de família são inesquecíveis. O interior tem paisagens simples e ao mesmo deslumbrantes, aconchegantes, verdes, adoro tudo isso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Jamás he utilizado la mandioca, pero ahora que tengo esta receta me puedo estrenar! Que bien!
    Gracias por la receta y besos!

    ResponderExcluir
  10. Com um cafézinho recém passado não precisa mais nada. Beijos

    ResponderExcluir
  11. hummm..bolo de mandioca é uma delicia...e..com essa calda!!!bjus

    ResponderExcluir
  12. Angela, minha mãe fazia um bolo de mandioca quando eu era criança, mas acho que ela perdeu a receita, pois já tentamos várias do caderninho dela e nada... Ficou lindão seu bolo. Imagino como estará este lugar hoje...

    ResponderExcluir
  13. Bolo de mandioca, tudo de bom!
    No sul do Brasil, em Santa Catarina, meu estado de nascimento e aonde tenho toda a minha família, também é muito bem vindo, porque a mandioca lá é especial!!
    Vou faze-lo, e depois comunico-te!
    Obrigada querida!!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Meninas, bolo de mandioca está dentre os meus favoritos e este com calda fica muito saboroso. grata por todos os gentis comentários.
    beijos para todas!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!