para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 17 de março de 2015

bolo de fuba caipira

gosto muito de bolos simples, e tenho enorme carinho por bolos de fubá, mas por razões que a razão desconhece nem tenho tantos postados.
este bolo de fubá talvez seja o mais simples de todos, fiz muito este bolo no forno a lenha, esta receita me acompanha por muitos anos, desde menina, a receita original tinha como medida um copo do tipo americano.
do tempo que o fubá era mais amarelo, que os ovos eram caipira de quintal e que somente se usava açúcar cristal.
bem, os anos passaram e eu adaptei o bolo as medidas de hoje e para facilitar uso um copo de iogurte vazio como medida, apesar de não levar iogurte.
sugiro que use o açúcar cristal, já fiz com refinado e o resultado da textura muda muito.
este  bolo que fica melhor em tabuleiro, uso uma assadeira media, untada apenas o fundo com manteiga e polvilho açúcar cristal e canela e depois de frio finalizo com açúcar peneirado.



bolo de fubá caipira
* medida copo vazio de iogurte

3 ovos
2 copos de leite a temperatura ambiente
meio copo de óleo
bater tudo no liquidificador por 3 mim
depois agregar 
2 copos de açúcar cristal
bater por mais 1 min
misturar 
2 copos de fubá
2 copos de farinha de trigo
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
peneirar muito bem
despejar a mistura do liquidificador e misturar com um fouet ate ficar homogêneo, misture apenas o necessário para evitar que a massa fique pesada
asse em forno médio, por aprox 30 min



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Querida Angela saudades do seu cantinho, tenho visto suas receitas pelo face na corrida, pois estou cuidando daquela minha tia doente. Está cada vez mais difícil me dedicar ao blog e as visitas que tanto gosto. Adoro bolo de fubá, minha mãe fazia um a lenha tbém que era maravilhoso. Esse seu ficou bem parecido com o dela. Está lindo e parece muito fofo. Beijinhos amiga uma linda continuação da semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela! Também aprecio muito os bolos simples e o bolo de fubá é um dos meus favoritos! Perfeita sua receita!!!
    Beijinhos
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Boa noite querida!
    Eu sou apaixonada por bolo de fubá faço toda semana e quanto mais a receita simples é melhor p/ acompanhar uma boa xícara de café com leite.
    Vou levar a sua receita, adorei, ficou super fofinho!

    Bjs, fica com as bençãos de Deus! ♥

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!