para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 10 de março de 2015

camarão, amizade e conversa de compadres

esta postagem é cheia de ternura e saudosismo, apesar de ser pessoal achei oportuno compartilhar, aqui neste meu diário gastronômico virtual, afinal amizade e boa comida sempre rendem um texto, não é mesmo?
senta que lá vem história...
bem, em março do ano passado (sim já faz mais de um ano) avisei minha comadre e amiga de mais de trinta anos que na volta do porto de Santos, no retorno depois de embarcar a filha, passaria para conhecer o seu novo apartamento na capital, ela respondeu, ótimo e  rapidamente nos  convidou, jantam aqui então!
para matar a saudade dos velhos tempos que cozinhávamos juntas, ela deixou tudo preparado e entre um gole e outro de vinho, muito papo a comida foi nascendo.


como tudo na nossa amizade tem muitas passagens, e esta é apenas uma delas.
numa oportunidade qualquer comprei um pirex, bem simples, um para mim e outro para ela, e na foto ilustrativa da embalagem tinha a foto de um creme de camarão, possivelmente um strognoff, quando entreguei a embalagem disse a ela: Célia primeiro o pirex, um dia d estes eufaço o camarão, e camarão era algo corriqueiro, que tínhamos muito acesso, pois trabalhamos na maior exportadora de camarão do Brasil nos anos 80/90, mas por razões inexplicáveis, o  tempo passou, quase 28 anos para ser mais precisa, e nunca deu certo de fazer o tal camarão, por inúmeras vezes nos prometíamos o camarão, mas acabávamos cozinhando outras coisas, atendendo os desejos dos filhos, das festas, dos encontros e das convivências, e o camarão ia ficando para trás.


como tudo na vida, o tempo passou, as coisas mudaram, tomamos outros rumos.
porém, desta vez, assim que cheguei ela disse, hoje sai aquele camarão, está tudo aqui para você fazer, eu tentando ser o mais fiel a foto das minhas memórias, refoguei o o camarão na manteiga, depois de um ligeira escaldada, em seguida veio a cebola, um jorro de cognac, molho inglês, mostarda e pouco de catchup para dar uma cor.


cheiro verde e champignon  complementaram o refogado


por ultimo creme de leite, enquanto o arroz branquinho secava na panela ao lado



pronto aqui estava o creme, o mais fiel possível, a foto ilustrativa de muitos anos atrás


ela usou uma toalha linda toda feita a mão por outra amiga querida, amiga minha e cunhada dela, a Dirlei uma verdadeira artista, tudo que ela faz é de um capricho e uma perfeição ímpar.



a oportunidade merecia o esmero, até que enfim saiu o tal camarão!


foi um jantar sensacional onde pudemos matar as saudades, relembrar das nossas lutas, vibrar com as nossas conquistas ao longo dos anos, do tempos de inicio de casamento, da chegada dos filhos, das viagens em conjunto e acima de tudo reforçar uma amizade que já dura muito anos, que se estendeu aos filhos e que, certamente será por toda a vida, afinal, temos uma enorme sintonia, somos compadres, amigos, parceiros e cúmplices.

veja no detalhe desta foto o encanto que é o trabalho da Dirlei!

e para encerrar a noite um pudim de coco


com doce de leite lá da terra deles


teve vinho, mais vinho, café, bolachinha e muita agua e muita vontade que a noite não acabasse nunca, na verdade a noite acabou, saímos de madrugada de lá. 
e viva a amizade sincera, grata compadres por fazerem parte da minha vida, da vida da minha família e saibam que vocês, meu afilhado de verdade e meu afilhado de coração tem lugar cativo no meu coração.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Que lindo!!!! Fiquei emocionada. Realmente é sempre muito bom quando estamos juntos. Muitas histórias nos unem. Um beijo. Célia

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, boa noite!
    Que postagem gostosa, texto lindo cheio de boas lembranças!
    O camarão ficou super convidativo, a cor ficou linda foi um belo jantar!
    Estou aqui com água na boca com o estrogonofe e com o pudim, só delícias!
    A toalha é linda a Dirlei, está de parabéns!

    Bjs, ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  3. Momentos como esse são extremamente agradáveis e nos fazem reviver as alegrias. Particularmente, adoro tudo isso. Ainda mais acompanhado de um bom prato.
    Delícia de post, Ângela!

    ResponderExcluir
  4. QUe maravilha, Angela! Adoro esses momentos ! Reencontrar amigos, celebrar a amizade e tudo regado com boa comida e boa bebida!
    E, viva a vida!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. ameeeeei !! mas tambem quero camarao !!! beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!