para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 24 de março de 2015

bolo de cenoura formigueiro da Sadhia e do Mauro

me enquadro naquelas cozinheiras que se atrevem a cozinhar de tudo, porém, como tudo na vida, tem coisas que são mais para " nosso bico" do que outras, quem adora cozinhar sabe disto.
todas tempos preferências, temos coisas que fazemos e não gostamos de fazer, tem outras que simplesmente não conseguimos fazer, pode ser o ponto de uma calda, a espessura do molho, a cobertura de um bolo, a textura de um pudim, enfim tem coisas que por mais que a gente se esforce, ou que seja até simples de ser feito, para a gente nunca fica como deveria ficar.
eu padeço desta situação com meu bolo de cenoura, sempre fiz muito e acertava sempre, mas de uns anos para cá perdi a mão, nunca mais tinha saído um bolo de cenoura respeitável da minha cozinha.
como se trata do bolo favorito do filho, sempre faço e erro, mas o filho come, o solado, o feio, o mais ou menos. e eu não desisto sigo tentando
bem, recentemente lendo um postagem da Sadhia, vi um bolo de cenoura lindo, cuja receita, segundo ela, era uma  certeira do Mauro Rebelo, e como a pequena Sadhia sabe das coisas, testei na mesma hora.
o bolo ficou perfeito, como a muito não acontecia por aqui.


bolo de cenoura formigueiro
fonte e texto daqui

Massa :

3 ovos eu (usei 4 pois os meus eram pequenos )
2 xícaras de chá de  açúcar 
2 xícaras de chá de  farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento para bolos 
100ml de óleo 
300g de cenoura cruas e picadinhas 
1 pitadinha de sal 
1 colher de sopa de Baunilha 
1/4 de xícara de chá de confeitos granulado

Modo de fazer a massa :

No liquidificador  coloque os ovos (eu peneirei as gemas odeio cheiro de ovo), as cenouras, o óleo e o sal e a baunilha. 
Ligue o aparelho e só desligue quando notar que bateu tudo, inclusive as cenouras.
Em uma tigela peneire os secos, coloque os granulados, junte a mistura do aparelho mexa bem  sem deixar pelotas de farinha, coloque  a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar.

nota desta cozinha
usei como cobertura um caldinha leve de achocolatado 

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Isso mesmo, Angela. Tem coisas que a gente tenta, tenta e não acerta. OU às vezes, acerta uma vez e depois nunca mais.
    Bolo de cenoura é um clássico e essa receita é novidade pra mim e já vai para o meu caderno.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
  2. Ficou mesmo muito bom..... FINALMENTE ! rsrsrs

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!