para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 13 de dezembro de 2014

pão doce de frutas # 118

tempo chuvoso, final de semana, todos em casa....

combinação perfeita para assar um aromático pão de frutas cristalizadas e uvas passas


pão de doce

1 ovo, 1/4 de xícara de açúcar e 1 colher  de chá de de sal, 150 ml de leite e 100 ml de agua, bater tudo no liquidificador e reservar.
num bowl juntar 4 xícaras de farinha de trigo e 2 colheres de chá de fermento seco biológico, misturar bem e despejar a mistura do liquidificador.
durante a sova se for necessário acrescentar mais um pouco de farinha de trigo, juntar frutas cristalizadas e uvas passas a gosto, sovar bem para agregar tudo. 
quando a massa ficar bem elástica e homogênea, deixar descansar por 30 mim, depois deste tempo abaixar a massa para tirar o ar e moldar dois pães bola, deixar crescer novamente  mais uns 30 minutos, pincelar leite e peneira um pouco de açúcar, assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos

















aqui gostamos mais branquinho, 
fica perfeito para servir quentinho com uma boa manteiga

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!