para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

pão de bolotas # 120

fazer pães sempre me encantou...
desde muito cedo faço pães, quase sempre pães simples de receita autoral. 
na verdade são variaveis de uma receita base, farinha, agua, açúcar, sal, algum tipo de gordura e fermento.

nesta postagem quero falar um pouco de como surgem as receitas, percebi que esta é um indagação recorrente quando a pessoas vem a quantidade de receitas postadas aqui no blog e me perguntam como assim:
mais de 100 receitas?


é simples, a receita nasce pelos seguintes motivos:
  1. para que fim eu quero o pão
  2. preciso consumir alguma farinha
  3. quero servir com o que
  4. é para presentear
  5. preciso servir quente
  6. qual é apresentação que quero dar ao pão
depois disto fica mais fácil conceber a receita e partir para a alquimia.

já falei em postagens anteriores e especifica sobre farinhas, mas não custa repetir aqui, costumo ter muitos tipos de farinha para varios fins, 3 ou 4 tipos de farinha branca variando entre si, farinhas mais fortes ou mais fracas, farinhas integrais de tons mais claros ou mais escuros, farinhas de centeio, gérmen de trigo, trigo em grãos, trigo de quibe, fubá mimoso, semolina, 
enfim muita variedade e sempre aberta, então não raro é ter que consumir para não ficar velha.
quem me acompanha sabe que raramente uso ovos para pincelar, gosto muito de salpicar farinha, os pães rústico me remetem as padarias da França me trazem um enorme saudosismo.
quando quero um acabamento mais corado costumo usar leite para pincelar e  açúcar cristal grosseiramente.
a moldagem do pão normalmente está associada se vai ser transportado,
se for preciso pensar na embalagem de antemão, 
se vai ser servido em cesta ou em tábua, ou em paezinhos individuais,
se for para acompanhar frios, geleias
ou apenas para servir quente com manteiga ou azeite.
raramente uso leite e quando faço sempre uso agua mineral para mesclar, ovos também não são muito presentes nas minhas receitas.
quanto a gordura, quase sempre uso oleo de girassol ou canola, mas em algumas receitas o azeite é muito bem vindo, especialmente nos pães de farinha branca, se a massa for mais adocicada a manteiga é sempre um excelente opção.
invariavelmente meus pães tem duplo crescimento, o primeiro no bowl e o segundo após moldagem ou já na assadeira.
outra coisa que quase nunca faço é untar o bowl para colocar a massa, prefiro sempre usar farinha no bowl e se possivel no fundo da assadeira, mas isto só vale para assadeiras rasas, quando é pão enformado se faz necessário untar para desenformar bem.
sempre tirar da forma e deixar esfriar em grelha com ventilação inferior, isto dará um durabilidade mais longa ao  pão e ele não terá a umidade no fundo devido ao calor retido durante o resfriamento.
o fatiamento também deve ocorrer depois do resfriamento estar completo para não "amassar" o miolo
pronto, agora você que leu até aqui, conheceu um pouco de como surgem as minhas receitas e viu as dicas da minha cozinha, também deve ter percebido que é tudo muito simples sem técnicas especiais, apenas rituais.


pão de bolotas

100 ml de iogurte caseiro
150 ml de agua
50 ml de óleo de girassol
misturar tudo muito bem, uso copo de shake  para isto.
mum bowl misturarr 3 xicaras de farinha branca do tipo especial, farinha de primeira linha, (reservar aproximadamente 1 xicara para a sova) 1/2 xicara de açucar, 2 colheres de sobremesa de fermento biologico seco, misturar bem e em seguida misturar os liquidos, quando começar agregar colocar uma colher de sopa de sal, passar para a pedra e iniciar a sova agregando a farinha reservada, quando a massa estiver homogênea, colocar com ajuda de um peneira fina, farinha um bowl, colocar a massa para o primeiro crescimento, dar um picos e deixar crescer até dobrar de volume, em seguida abaixar a massa, fazer bolas e colocar em forma de pão untada, dar picos em forma de cruz e antes de levar ao forno pincelar leite e salpicar açucar cristal.
assar em forno médio até corar.

este pão que foi embalado para presente é a mesma receita acima,
porém sem o acabamento de açúcar para "não melar" e deixar a embalagem feia, já quer foi feito a noite e entregue pela manhã.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Ângea,
    A frequência com que você faz pães dá o "feeling" pra perceber quando adicionar esse ou aquele ingrediente. O fato é que até o mais básico dos pães, quando caseiro, tem um sabor muito especial.
    Parabéns pelo 120° pão!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. grata Gina, você tem razão é isto mesmo, a pratica facilita muito na hora de mesclar. beijos

    ResponderExcluir
  3. que paezinhos mais lindos!!!! Adorei sua postagem, como voce sabe, fazer pao e' algo que me fascina e se pudesse, tivesse mais tempo e possibilidade, faria sempre... mas, a vida "atrapalha" e a gente danca de acordo com a musica e' ou nao e'?

    Um Feliz Ano Novo para voce e toda a sua linda familia!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais um pão na sua vasta coleção, Angela!
    Adorei as dicas sobre eles,.
    Aproveito para deixar meu abraço de Feliz 2015 para você e sua família.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!