para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 28 de junho de 2012

re-postagem: almôndegas

esta é a maior memória culinária que tenho dos meus pais.
ontem fez 13 anos que que o pai nos deixou e este era o petisco que ele mais amava, talvez seja por isto que minha as faz tão bem.
por falar na D. Odete, ela está recuperando devagar depois de muitas crises, várias internações, ela é muito forte, além de forte, tem muita vontade de viver.
estas da foto, fui eu que fiz, não ficaram tão bonitas mas ficaram bem saborosas com o sabor da casa dos meus pais.


almôndegas da vó
postagem original aqui

1/2 k de patinho moído duas vezes
4 batatas médias cozidas e amassadas
1 ovo
sal e pimenta a gosto
cheiro verde, 2 dentes de alho e 1 cebola pequena (junto tudo no processador)
1/2 xícara de farinha de rosca
1/2 xícara farinha de milho peneirada

numa tigela tempere a carne moída como os temperos e misture o ovo, em seguida as batatas amassadas, regue com azeite, depois junte as farinhas, faça as bolinhas ou do formato que preferir.
frite em óleo quente, em fogo médio. estas fiz pequenas para aperitivo.
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Oi Ângela,
    Almondegas é uma receita muito prática, pois podem-se congelar, são também um ótimo petisco, lanche ou refeição.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Muitas melhoras a sua mamy.
    O petisco me parece delicioso por isso o seu pai gostava tanto.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, achei interessante sua almondegas com batata na massa, eu nunca tinha visto.Carne com batatas é muito bom.Parabéns.Beijos.
    Vanderleis blog: comeresocomecar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo tem suas memórias afetivas ligadas às refeições. É tão recordar isso!
    D. Odete tem vencido muitas batalhas, como a minha sogra, também Odete. Nada como um dia após o outro.
    Bom final de semana, Ângela! Continue otimista.

    ResponderExcluir
  5. Comidinha afetiva é demais, e quando pego uma receita como essa sempre me lembro da história e trato de passar pra frente olha como isso é engraçado. Que bom que sua mãe vem vencendo as batalhas que o Senhor seja louvado por isso e que esteja sempre ao lado dela querida. Agora as almôndegas eu vou ter mesmo que fazer, me apaixonei.

    Elu

    ResponderExcluir
  6. é tambem minha maior lembrança. sempre acaompanhada de rabanete, rs. ele estará sempre olhando por nós! te amo

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!