para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 23 de agosto de 2011

risoto de abóbora e aliche

o blog voltando para a sua rotina, de comida bem caseira, pão quentinho, bolinho de café da manhã, tudo simples, mas sempre com muito carinho.

a tempos eu queria fazer um risotto de abóbora, mas sempre acabava mudando de ideia, apesar de abóbora ser sempre presença, quase que garantida, na minha cozinha.
como hoje está fazendo um frio danado e eu queria algo bem quentinho, pronto, era o dia perfeito, para um risotto fumegante, desta vez, certamente seria de abóbora!

como sempre, meus risottos surgem do improviso, decido a base e vou dar olhada na geladeira para ver o que combina com o que, o que precisa ser consumido, as sobras de queijos que eventualmente podem ser utilizadas, tudo muito na intuição mesmo.

ainda que eu não siga receitas, podem ter certeza, tem saído excelentes risottos da minha cozinha
, pelo menos ninguém tem reclamado da combinações.
neste caso, usei um restinho de um vidro de aliche e azeitonas pretas que harmonizaram perfeitamente com o adocicado da cabotiã, aliados a uma mistura de queijos que tinha gouda, provolone e parmesão.
rendeu um cremoso e saboroso risotto, acreditem, perfeito para o dia de hoje!


risotto de abóbora, azeitona preta e aliche

para cada xícara de arroz uso um litro de caldo de legumes aquecido.
levei ao fogo para dourar meia cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga e saltei rapidamente com os pedaços de abóbora (usei 1 e 1/2 xícara), reservei.
dourei novamente mais meia cebola no azeite e na manteiga e juntei 1 xícara de arroz arbóreo, depois juntei 1/4 de xícara de vodka e deixei evaporar.
em seguida comecei a juntar o caldo de legumes, as conchadas e deixando cozinhar e evaporar, método normal de se fazer risotto, mexendo de vez em quando, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, previamente aquecido, juntei a abóbora reservada, quando cozimento estava quase completo, juntei os files de aliche e algumas azeitonas pretas grosseiramente picadas, mexi levemente. não usei sal.
por ultimo juntei 2 colheres de sopa de requeijão cremoso e 1 de xícara da mistura de queijos ralados (parmesão, gouda e provolone*) ralado.
deixei descansar por 5 minutos.

obs: *não importa os tipos de queijo, desde que pelo menos um deles seja parmesão

&&&<<span class=

9 comentários:

  1. risotos de improviso podem ficar deliciosos mesmo....essa é a beleza desse prato....não fica enjoativo e é super fácil de fazer.

    essa sua combinação de abóbora com aliche parece maravilhosa...

    bjs,

    http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, adorei esse improviso!

    Combinou tudo muito bem, e o risoto agradou em cheio, tenho certeza!

    Abraço, boa noite!

    ResponderExcluir
  3. maravilha! aprovado para futuros almoços de sabado (ou domingo, segunda..). Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ângela,
    A característica principal desses risotos "de improviso" é que dificilmente se faz dois iguais, esse seu ficou delicioso, cremoso e com uma associação de sabores muito feliz.
    A sua receita é simples, fácil e deliciosa.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga,

    O seu risoto ficou com aquele irresistível aspecto de comfort food, que delícia, não há frio que resista a uma tigelinha desta, rsrs.

    Beijoca e bom dia!

    ResponderExcluir
  6. ah..angela..amei seu risoto..deve ter ficado maravilhoso..gostei da combinação..bjus

    ResponderExcluir
  7. Amiga, do improviso saem coisas surpreendentes.
    Este seu risoto deve ter ficado demais!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ai adoro risoto, esse parece delicioso e muito harmonico!!
    Boa criacao
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  9. Com criatividade e experiência você nos traz essas ótimas receitas Angela, abraços!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!