para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

risotto de abobrinha com ameixas pretas

acho que para mim, não existe nada mais confort food que um risotto fumegante e se for com legumes e frutas, fica mais perfeito ainda. foi só juntar abobrinhas e ameixas pretas, que rapidinho tinha um saboroso e cremoso risotto prontinho.

risotto de abobrinha com ameixas pretas

para cada xícara de arroz uso aproximadamente um litro de caldo de legumes caseiro aquecido
dourei cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga, agreguei 1 abobrinha grande sem semente e com casca picada, apenas para saltear sem amolecer. reservei.
juntei na cebola que sobrou 1 xícara de arroz carnaroli, depois despejei 1/4 de xícara de vodka e deixei evaporar. em seguida comecei a juntar o caldo de legumes as conchadas e deixando cozinhar e evaporar (método normal de se fazer risoto) mexendo de vez em quando, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, previamente aquecido, juntei 1/2 xícara de ameixas pretas cortado miúdo, quando cozimento estava quase completo, juntei a abobrinha reservada, mexi levemente por ultimo juntei 4 colheres de sopa de requeijão cremoso e 1/4 de xícara de parmesão ralado. deixei descansar por 5 minutos e servi. 
serve 2 pessoas.

12 comentários:

  1. ah..risoto!!amo..amo de paixão mesmo!essa sua versão ficou tudo de bom..parabens..bjus...li

    ResponderExcluir
  2. Super lindo Angela, adorei a mistura da abobrinha com a ameixa, deve ficar ótimo, realmente é muito reconfortante! Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Hummmm adorei a combinação! Fiquei curiosa p/ provar!!! Parece muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. hmmm... hj aqui em são paulo tá um dia perfeito p/ risoto!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Oi Cumadi!
    Eu amo um arrozin e feito com essa mistura de docin me agrada muito!
    Deve ter ficado delicioso com esse requeijão... e confesso, nunca usei vodka...=]
    Agora, esse pratin de conchinha é uma graça!
    Um bejim no seu coração, viu?!

    ResponderExcluir
  6. Mammy
    Ja' vou anotar a receita, amei!
    Amanha tera' deliciosos biscoitos la' no Cucchiaio (graças a voce)!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Quanta coisa gostoza tem por aqui.... com toda a correria de fim de ano nem tenho tido tempo de me deliciar com as seus pratos. Tudo muito bom.... este risoto é perfeito para o meu paladar.
    Você é incrivel com tanta criatividade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. nunca comi uma preparação assim. deve ser uma delícia. espero que esteja mais animadnha minha querida. beijos

    ResponderExcluir
  9. Passando só pra dizer que amo esse blog.
    Além de render pratos maravilhosos lá em casa, me traz muita motivação.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  10. Oi Angela! Ótima receita de risotto! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Nossa nunca pensei em utilizar ameixas assim, adorei a idéia.
    Beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!