para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 10 de maio de 2010

colorindo a vida - verde: pimenta doce

acho que esta é a minha cor favorita, gosto muito!
gosto tanto, que me casei usando sapatos verdes, isto mesmo e quase 25 anos atrás... meu vestido era branco, off white, o único detalhe era uma faixa verde e os sapatos foram cobertos no mesmo tecido.
bem, na minha cozinha, verde é o que não falta, já que saladas e legumes são fortes por aqui, tenho preferência por legumes al dente especialmente cozidos no vapor servidos apenas com sal, um bom azeite e nada mais.
mas, quando se trata desta pimenta, tem que ser como a minha nona fazia, tostada no azeite.


pimenta cambuci*

limpar as pimentas, cortando ao meio, tirar todas as sementes deixar escorrer.
aquecer um frigideira anti aderente, duas ou tres colheres de azeite, colocar as pimentas, sem nenhum tempero, deixar tostar de um lado e de outro, agregar cebolas em pétalas, tostar mais um pouco antes de tirar do fogo colocar o sal.
servir como acompanhamento de carnes.

obs:
esta pimenta é conhecida também por chapéu de bispo, pimenta sininho ou pimenta doce.
não costuma ser ardida, mas pode aparecer uma ou outra com mais ardor.
normalmente são verdes, porém já comprei pacotes com algumas vermelhas misturadas as bem verdinhas.

quanto ao sal, usado apenas no final da preparação, é para evitar que a pimenta solte água e cozinhe, sem nenhum tempero ela tostará facilmente no azeite.

*Capsicum baccatum

16 comentários:

  1. Angela, sou louca por pimentas! Desse jeito nunca vi fazer...vou experimentar, mas gosto das ardidas, como eu....hehe...essa cambuci nunca usei...mas vou fazer, com certeza, da próxima vez que for ao Hortifruti vou comprar...beijos minha anja Angela...

    ResponderExcluir
  2. Olá Angela, bom dia!

    Espero que tenhas passado um ótimo dia das mães!

    Quanto às pimentas, conheço mas nunca provei...quem sabe agora com uma boa receita não é chegada a hora?

    Um abraço,
    Re

    ResponderExcluir
  3. Humm, que delícia verde!
    Não conheço esta variedade, acho que nunca vi por aqui o Rio, mas vou procurar mais atentamente, quem sabe acho e faço igual.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  4. Querida Angela
    O Michele iria comer essa pimenta a colheradas, ele ama!

    Adorei o modo que voce preparou.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de pimentas, mas as doces agradam. Há pouco tempo, adotei a biquinho, que tem pouquíssima ardência e faz uma bela apresentação. Aliás, a cambuci é outra graciosa.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dos seus posts "colorindo a vida", sempre me trazem um sorriso...

    ResponderExcluir
  7. Verde é esperança e é uma das cores que eu gosto mais :) Não conhecia essa pimenta, muito interessante!

    ResponderExcluir
  8. Angela
    Olá! Estou aqui lendo sua postagem e pegando as suas dicas e como a minha como o tema foi saladas ficou faltando esse detalhe.
    Adorei tudo aqui.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Angela, a minha mãe passava sal por dentro e colocava para escorrer. Achei o seu modo de fazer bem prático e me pareceu bastante apetitoso! Vou testar! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Oi Angela!
    Eu nunca ouvi falar nesta pimenta.
    É uma boa dica.
    Gostei de saber.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito chegada em pimenta não porque me dá muita dor de estomago, devido a gastrite, mas esta parece saborosa e interessante. Se não arde muito, posso provar, rsrsr!

    ResponderExcluir
  12. enquanto falo com vc pelo telefone escrevo essa mensagem lhe desejando uma ótima semana. estou de volta ao gostosuras.

    ResponderExcluir
  13. Oi queridona, saudade de vir aqui.
    Ai eu adoro essa pimenta e amei sua receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ora pitangas! Agora mostre-nos a foto que fiquei curiosíssima, deve ter sido um lindo casamento. Angela, eu descobri esta pimenta com minha irmã há pouco tempo e fiquei meio viciada... eu coloco cambuci, cebola em pétalas igual a você e no final tempero com shoyu e como com arroz... só isso, hum divino. Fiquei com água na boca de ver a foto. Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Sou que nem você... Adepta aos legumes e verduras no vapor. Meu marido gosta muito destas pimentas e eu costumo servir com fígado. Que delíca!
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!