para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

polpa de acerola

não sei como se faz a polpa de acerola usando apenas equipamentos domésticos, como tivemos uma super safra e fiquei sem espaço para ir congelando as frutas já higienizadas, resolvi tentar fazer um pouco de polpa, uma vez que os copinhos iriam ocupar menos espaço no freezer, da forma que eu fiz deu certo, datei e estou usando um por semana para ver quanto tempo aguenta sem alterar o sabor

frutas "in natura"
polpa de acerola

usei 4 porções de fruta para 1 de agua filtrada, usei como medida o copinho de requeijão, bati no liquidificador e peneirei, coloquei nos copinhos e congelei.

é um processo experimental.
não ficou amargo nem ácido demais, apesar dos caroços terem sido batidos,
as frutas tinham sido recém colhidas



cada porção destas, diluída em água, é suficiente para um litro e meio de suco pronto para servir.

22 comentários:

  1. oi
    eu tbem fiz polpa de acerola essa semana... fui na chacara da minha vó e colhi uma sacola cheia. Cheguei em casa lavei bem as frutinhas e bati direto no liquidificador, sem juntar água. coloquei nos potinhos e to usando... rs
    é muito bom né?!
    comi tanta acerola segunda-feira... adoro isso!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nooooosaaaa, achei show a sua idéia. A umas postagens atrás falei sobre a acerola e a sua postagens me encantou. Mérito seu e terei prazer em sivulgar em meu blog.

    http://consultoriaemalimentacao.blogspot.com/

    Fique com Deus

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. ANGELA ACHO ACEROLA MAIS LINDO QUE GOSTOSO A FRUTA IN NATURA AINDA COMO.AS SUAS ESTÃO LINDAS!

    ResponderExcluir
  4. amiga..suas acerolas estão lindas!!!que maravilha poder colher de sua propria chacara..é tudo de bom..aqui perto de casa tem um senhor que me vende alface,rucula etc..e ele planta acerola..e me truxe um tanto que congelo as frutinhas as porções..e fica otimo fazer depois..mas..essa semana ele me trouxe muitas..dai higienizei e bati no liquidificador a polpa pura e congeçei em copinhos tambem!!alias..amei esses seus cpinhos..eu congelei em copinhos descataveis daquels que se toma refrigerante nas lachoonetes..sou maluca por acerola..bjus..

    ResponderExcluir
  5. Meu pé de acerola carregou e muito mas já acabou...que pena, queria aproveitar sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola

    Amiga como eu queria sentir o gostinho...hummmm.parece delicioso e o cheiro....queria muito ter um pomar,mas como moro em apartamento o maximo que chego e uma hortinha,mas com pezinho de tomate,cebolina,rosas de tudo em quadradinho super cheiroso...tem ate hortela...não e um luxo?

    Deusa - http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Angela, querida, que excelente idéia você teve para aproveitar suas acerolas!! É uma bênção você morar num local cercada por tantas delicias naturais!!
    Suco de acerola, além de super saudável, é uma delícia... eu adoro!
    Grande beijo,

    Mari

    ResponderExcluir
  8. Fia!
    Faço isso tb, mas nunca coloquei data...rs...o calor é tão grande que nem vence..:) Minha vizinha trazia sempre de seu sítio e me dava, agora morando aqui no interior de sampa não achei ainda alma tão caridosa...rs
    Um bejim grande procê!!
    da Vinni

    ResponderExcluir
  9. Ai Ângela, daria tudo por um suquinho de acerola, nem me recordo a ultima vez que tomei - snif, snif...
    Mil beijos
    Léia

    ResponderExcluir
  10. Oi, Angela, voltei!
    Ainda hoje lembrei-me de você, porque tem pé de acerola aqui pertinho de casa. Como é pequeno, as frutas já foram colhidas e muitas estão pelo chão, uma pena!
    Sei o quanto essa fruta tem valor vitamínico, mas nunca fui fã. Ainda assim, vale a pena fazê-la com suco de laranja.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Eu congelo sempre em forminhas de gelo, depois junto tudo em saquinhos plasticos, e uso durante o ano.
    aqui em casa nos amamos.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, nada se compara ao sabor da polpa feita em casa!! Pena que aqui não dá fruta em apartamento.. Hahaha!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Que boa idéia, costumo congelar as frutinhas, mas vou começar a fazer a polpa, fica muito prático na hora de utilizar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. é maravilhoso, uma benção, ter a natureza tão próxima assim. Que delícia. tem selinho para vc no gostosuras

    ResponderExcluir
  15. Angela, minha irmã compra no mercado, bate com um pouco de água e congela em saquinho de picolé, sabe aqueles chup chup de sorvete. O congelador fica cheinho deles...rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nunca provei acerola, aqui podemos comprar o suco congelado mas ainda não experimentei. A fruta é bonita, parecem até com as cerejas :)

    ResponderExcluir
  17. bom dia meninas! tenho em minha casa aqui em recife 2 pés de acerola,já faço a polpa a tempo, esta semana fiz um creme que todos adoram aqui em casa e vou passar para vcs, 1 lata de leite condensado,1 lata de creme de leite a mesma medida de polpa de acerola leva ao fogo quando engrossar retira coloca numa travessa deixa esfriar leva a geladeira.depois é só ver que delicia.um grande abraço a todas desculpe a intromissão. josy luz recife -pe.

    ResponderExcluir
  18. Oi Angela ,amei a dica ,fiz a polpa aqui e casa minha filha adora ,e experimentei devido a grandiosidade desta frutinha ,como moro no interior aqui tem o ano inteiro;só achei que a minha polpa ficou meio granuladinha pois bati com caroço e tudo e mesmo coando achei isso,será que errei em algo?? Muito boas suas dicas!

    ResponderExcluir
  19. Oi Angela ,amei a dica ,fiz a pola aqui e casa minha filha adora ,e hhe experimentei devido a grandiosidade desta frutinha ,como moro no interior aqui tem o ano inteiro;só achei que a minha pola fiocu meio granuladinha pois bati com caroço e tudo e memsmo coando achei isso,será que errei em algo?? Muito boas suas dicas!

    ResponderExcluir
  20. Amigos e amigas,
    Tenho acerola em meu quintal. Deixo amadurecer bem. Elas caem numa rede que coloquei em baixo o pé, para não esborrachar no chão.
    Recolho tudo, Separo as inservíveis. Lavo-as bem muito bem e escorro.
    Numa peneira de aço inoxidável ( adquirida em loja de utensílios de cozinha industrial) que não permita passar as sementes sobre um tacho de plástico, eu esfrego( como se estivesse lavando roupa em tanque) as acerolas para extrair toda a polpa. Com as mãos eu as prenso para escorrer todo o suco possível. O suco ou polpa que resultou eu passo novamente numa outra peneira mais fininha, para remover os cabinhos ou pequenos resíduos de semente. Engarrafo o suco puro, sem água.
    Se quiser fazer mais um trabalho, sugiro bater com a batedeira de bolo, as sementes resultantes com um mínimo de água. Passe pela peneira fina e você terá um suco mais fininho. Eu não misturo com o primeiro extraído.
    O primeiro extraído, tanto servirá para fazer geleias, como adicionar água e ter um suco menos concentrado. É questão de gosto. Até hoje nunca perdi o produto por azedar ou qualquer outra situação, não uso conservantes.
    Desse jeito, em média com 4 à 5 quilos de acerolas , dá em média 3,5 litros de suco/polpa sem água.e gasta-se mais ou menos 1 hora para executar todo o trabalho e limpeza dos utensílios.

    ResponderExcluir
  21. ola gostaria de receber dicas em meu email lucimaralisboasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Tem algum problema bater só a acerola e guardar ?

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!