para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 21 de novembro de 2009

bolo de banana e granola

infelizmente ainda não posso cozinhar....


tem sido duro, muito duro depender das pessoas para fazer qualquer coisa que precise das duas mãos, mas por outro lado temos vivenciado um exercício de paciência familiar, eu que nunca deixei que ninguém fizessem nada por mim e hoje tenho que pedir ajuda, esperar, pedir que me levem, me busquem, que me apoiem, que cortem, que piquem, que abram, que fechem, etc...

mas, o que tem sido mais surpreendente, foi descobrir a habilidade do marido e da filha na cozinha, o Nick que já fazia pães e cookies, hoje, por força da situação tem feito pastas, carnes e bolos e a Juh que já fazia o trivial, tem caprichado nos lanches, omeletes, tapiocas, saladas e sobremesas.

eles tem se saído muito bem...


no domingo passado fomos convidados para um almoço e sugeri que o Nick fizesse este bolo inspirado na cozinha da Letrícia, ficou muito bom, todos aprovaram




bolo de banana e granola

4 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 e 1/2 xícara de açúcar cristal fino
1/ 2 xícara de óleo de canola
gotas de baunilha, cravo em pó e canela a seu gosto
fazer um creme com tudo isto, em seguida juntar 2 xícaras de granola, misturar bem. por ultimo agregar 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo misturadas com 1 colher de sopa de fermento em pó com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. depois de tudo bem agregado, misturar bem de leve 4 bananas picadas. assar em assadeira untada com açúcar e canela em forno médio por 35 minutos. depois de frio polvilhar açúcar de confeiteiro.

16 comentários:

  1. Como é bom poder contar com pessoas para nos ajudar nesses momentos, amiga. Infelizmente já passei por algo parecido e sei avaliar como é horrível ser uma "pidona" para fazer tarefas tão simples. Mas tudo passa, viu.
    Bem saudável esse bolo, Ângela. Como não tenho bananas mas muitas maçãs, acho que vou fazer uma experiência :D
    Beijinhos e mais energias positivas!!

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    para poder responder o seu comentário, tive que voltar alguns posts atras, e ver o que tinha acontecido com vc.
    Sei que não é fácil ficar sempre a espera de tudo, principalmente para nós mulheres que somos tão elétricas, mas que bom, que nessas horas, podemos contar com a família.
    Isso é muito importante também para a recuperação....
    bom, mas falando no seu bolo....
    Que delicia! banana e granola!
    Já está anotada!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. adoro bolo de banana, e a cara ta otima.

    bjossss...

    ResponderExcluir
  4. Realmente não deve ser fácil, mas com amor e carinho tudo se leva melhor.
    Espero que continue a recuperar.
    Parabens marido pelo bolo, está fofinho.
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá queridissima, essa noticia que ainda dependes dos outros me entristece de verdade, somos sempre tão acostumadas a doar-nos e jamais pensamos um dia depender de alguém mas, ainda bem que o povo ai é unido!!!!
    Essa receitinha é mais uma daquelas tentadoras e acho que ainda que em meio a poeira e desordem vou encarar e fazê-la..Será que posso usar forma comum? a minha com furo no centro é pequena e me parece que essa receita é grande.
    Um super beijo com estimas de melhoras a cada dia, bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Bolo de banana com granola é muito bom. Estou para publicar um em breve.
    São as dificuldades que fazem as pessoas saírem de sua zona de conforto, né? Tudo pode ser visto pelo lado positivo, não?
    Que bom a família estar participando do trabalho em equipe!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Angela, desculpe a ausência, estava viajando. Achei esse bolo lindo e fico feliz em saber como vc pode contar com sua família. Desejo logo sua melhora. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Angelita, nem sempre somos a mulher maravilha e cedo ou tarde precisaremos de alguem!! Esse bolo está perfeito pro café da manha, a decoração ficou lindinha!! Beijão

    ResponderExcluir
  9. ¡Que preciosa idea para navidad! Me la apunto para estas navidades.
    Besos

    ResponderExcluir
  10. Olá Angela,

    Eu sei bem o que é isso, fiquei nessa situação por algum tempo, é difícil, mas vai servir para para que as pessoas aprendam mais.
    Bolo com tudo para estar bom!

    bjs

    Maura

    ResponderExcluir
  11. Que bom que você pode contar com os que vc ama, isto é o que importa.
    Melhoras.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir
  12. Que peninha nao poder cozinhar ainda, mas que bom ter um generoso cuoco para ajuda'-la. Espero que se recupere o mais breve possivel, estou torcendo por voce.
    Bjos no coraçao
    Léia

    ResponderExcluir
  13. ainda bem que os seus lhe ajudam . que bom. mas logo logo estará na ativa. e esse bolo com granola deve ser um atentado às medidas. delícia. tem mensagem pra vc no gostosuras.

    ResponderExcluir
  14. Angela, uma vez me disseram para não ter vergonha de pedir ajuda quando precisarmos, e nem pensei duas vezes, sempre que preciso dou um grito, independente de estar doente, ocupada...acho que contar com pessoas que vc poe confira é o máximo. E parabens aos filhos, que ótimos, e o bolo ficou maravilhoso
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amiga, indiquei vc para uma promoção do blog da Jô; passe lá no meu blog para as instruções, vale a pena
    bjs

    ResponderExcluir
  16. to com vontade de comer esse bolo agora. ficaram fazendo fusquinha pra mim HAHA

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!