para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 2 de junho de 2016

ciranda de receitas - orapitangas apresenta Brisando na cozinha


a convite do blog Simples Assim da querida Lylia, junto com outros blogs, participo desta Ciranda de Receitas, nesta primeira rodada fui sorteada para apresentar uma receita do blog Brisando na cozinha
quanta honra...afinal admiro demais esta menina, super criativa e que cozinha muito, este fato traz uma enorme alegria, vendo cada vez mais gente jovem e cheia de talento abraçando a gastronomia.
as fotos e o texto abaixo são de autoria da Carlinha, se por acaso algum dos meus leitores ainda não conhecem o Brisando na cozinha, não percam a chance de explorar a cozinha desta menina super talentosa.
ah...também tem receita minha lá no Brisando na cozinha, um pão tá bom!!!


O arroz piamontese é um prato delicioso, de preparo muito simples e muito consumido pelos cariocas, geralmente servido com carnes.
A  receita de hoje é uma releitura, que transforma o clássico arroz à piamontese em um risoto delicioso, cremoso como deve ser e ainda de preparo fácil.





as fotos indicam o passo a passo


adição do queijo


champignon


do cheiro verde



finalização




RISOTO ALLA PIAMONTESE

(serve de 3 a 4 pessoas)

Ingredientes

 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli

 1 cebola picadinha

 1 cálice de vinho branco seco

 1,5l de caldo de legumes quente

 100g de champignon em fatias

 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco

 100g de parmesão ralado grosso

 cheiro-verde à gosto

 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Numa frigideira grande ou panela, aqueça 1 colher (sopa) de manteiga, e refogue a cebola picadinha até que fique transparente.

Adicione o arroz (sem lavar), mexa bem, e coloque então o cálice de vinho branco.
Quando o arroz começar a secar, coloque uma concha do caldo de legumes (ou outro caldo da preferência), e vá mexendo sempre.

Vá fazendo essa operação, colocando concha por concha de caldo assim que o arroz for secando, até que ele esteja al dente. 
Talvez você não use todo o caldo, talvez precise de mais. Isso depende do seu gosto. Eu usei um pouquinho menos de 1,5l. 
Feito isso, coloque a outra colher de manteiga, o creme de leite fresco, o parmesão e mexa bem.
A manteiga dará um brilho pro seu risoto, o creme de leite dará cremosidade, e o queijo vai conferir sabor e aquela textura puxa-puxa!
Adicione também o champignon.
Desligue o fogo, acerte o sal (principalmente se você usar caldo caseiro) e por fim coloque o cheiro-verde!
Sirva imediatamente, acompanhado de alguma carne, frango, peixe, ou legumes grelhados. Nós comemos com medalhõezinhos assados de frango com bacon. 
Deliciosa combinação!
Bom apetite!



não deixem de conferir as outras postagens, seguem os links do blogs participantes


Ciranda de Receitas:
http://www.artenacozinha.com
http://www.artesdamel.com.br
http://www.brisandonacozinha.com
http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br
http://www.leiliane.com.br
http://www.nacozinhabrasil.com
http://ohhceuss.blogspot.com.br
http://orapitangas.blogspot.com.br
http://www.sosimplesassim.com.br
http://www.teretetenacozinha.com.br
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

12 comentários:

  1. Oi, Ângela!
    Já começamos bem, com uma receitinha salgada que vale a pena fazer. Engraçado que adoro risoto, mas faço bem pouco...rs!
    Vou já conferir a sua receita na Carlinha!
    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também amo risoto, até faço com frequência, mas este andava esquecido, adorei a Carlinha ter me lembrado de forma tão apetitosa. adorando a ciranda. bjs

      Excluir
  2. Ai, ai.. Acho que essa ciranda está abrindo meu apetite.. Quero comer tudo em canto. Carlinha você arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pura verdade, a gente fica querendo fazer de tudo, Carlinha arrasou mesmo, bjs

      Excluir
  3. Querida angela, estou adorando "cirandar" no blog das amigas.A Carla é muito especial mesmo, e essa receita desse risoto está simplesmente divina! Já fui lá conferir seu pão que, como sempre, é perfeito.
    Bj e obrigada por sua participação,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei o seu convite amiga, estávamos de fato precisando um evento assim, ideia sensacional, e vamos cirandar...beijos

      Excluir
  4. Angelita, delícia ver uma receitinha do Brisando aqui! E ter um pão seu no Brisando, não preciso nem dizer né? Aquele é o próximo pão que farei! Beijão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha, as fotos estão sensacionais, receita perfeita, na foto raspando a panela mostra toda a cremosidade do risoto, você está de parabéns!!! orgulho de ter esta receita tua dentre as minhas postagens. bem, espero que aprove o pão ligeiramente adocicado, mas cheio de sabor, beijos

      Excluir
  5. Angela querida,
    Ahhh como eu amo esse arroz! Adorei a receita da Carlinha e o que foi aquele pão que você colocou no blog dela hein?! Ai que delícia!
    Amando essa ciranda... amando!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida Flá, viu só que lindeza este risoto da Carlinha, fiquei pensando que seria muito bom ter tudo isto num jantar, sopa da Mel, com o meu pão de entrada, risoto da Carlinha e praticamente um buffet de sobremesas e o seu bolo sensacional para servir com o chá. adorando a ciranda, grata pelo seu carinho e beijos

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!