para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 3 de janeiro de 2015

trança de chia # 121

já que encerrei as postagens do ano com uma receita de pão, que tal começar o ano com mais um pãozinho?

esta é uma massa simples com sementes de chia, nesta usei a minha receita básica só que substitui uma parte de leite por iogurte, o resultado foi um pão super macio, com miolo cheio de alvéolos, nem foi preciso usar a faça foi só necessário puxar as tiras e pronto.



















a ideia era servir quente com vários tipos de patês e pastinhas,
então atendeu perfeitamente o propósito, mas confesso que o que fez mais sucesso foi manteiga e requeijão...

















trança de chia

4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
3 colheres de sopa de chia
2 colheres de chá de fermento seco biológico
1/3 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
1/3 de xícara de óleo
1 ovo grande
100 ml de água

170 ml de iogurte (uso caseiro) mas a receita está adaptada a um copinho de iogurte natural das marcas de primeira linha

misture os secos (reserve 1 xícara de farinha para a sova) incluindo as sementes de chia, faça uma cova e agregue o ovo, óleo, o iogurte e a água, amasse e sove ate que fique uma massa macia, acrescentando a farinha reservada para a sova, deixar crescer até dobrar de volume.

divida a massa em 6 partes, fazendo assim, forme uma bola  e divida ao meio e cada metade em três, enrole em tiras e faça a trança, deixe crescer novamente. 
asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!