para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

focaccia de azeitonas

acho que agora acabou...
neste final de ano saíram muitas focaccias da minha cozinha, pois foi um tal, de comemora aqui, comemora ali, brinda aqui, brinda ali.
e sempre é de bom tom levar algo, se for de comer melhor ainda!
e se harmonizar com vinho e cerveja, pronto, alegria de muitos.

a focaccia é muito versátil, você usa a cobertura que tem em casa, se não tiver nada, fica bom com azeite, sal grosso, ervas secas ou frescas

focaccia de azeitonas
fontes
Na Biroskinha
Alquimia na Cozinha da Vice


Ingredientes:

- 1 xícara de água morna
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 envelope de fermento seco (usei 2 colheres de sobremesa)
- 1 colher (sopa) de azeite (usei 3)
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 tomates picados

- 1 cebola pequena batidinha
- azeitonas
- orégano
- azeite para regar (e untar)

Modo de fazer: Dissolver o fermento na água morna, acrescentar um pouco da farinha da receita até virar um mingau, deixar crescer. Depois de crescido, acrescente os outros ingredientes, amasse muito bem.
Deixar a massa repousando por 1 hora.
Depois disto trabalhar a massa com a palma das mãos, retirando as bolhas de ar. Deixar descansar mais 10m. Abrir a massa em uma forma untada, e com a ponta dos dedos faça marcas sobre a massa, coloque o tomate, as azeitonas, a cebola e salpique oregano, regue com bastante azeite e leve ao forno até dourar. 

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Oi, Angela!
    Tem certas coisas que preciso ver alguém fazer ao vivo, para depois tentar. Eu fiz a focaccia - Peguei a receita no blogue "Quitutes da Andrea" e quando já estava assando chegou uma amiga e a focaccia queimou - imagina a minha frustração! Acontece que deixei a massa mas fina que o normal - essa foi a explicação que essa amiga que chegou me deu. Então, peguei a sua receita, mas vou testar somente depois que esquecer essa minha frustração (rs*)
    Feliz 2015!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Luma, tente esta receita, sempre deu certo por aqui, espero que saia a contento por aí, bjs

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!