para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

torta de ricota e coco (aletria)


já aconteceu com você de esquecer algum ingrediente de uma receita?
comigo já aconteceu de fazer bolo sem açúcar, sem fermento, sem manteiga, não é sempre que isto ocorre, mas de vez em quando acontece.
nesta situação o melhor é buscar uma alternativa para corrigir o erro, não desperdiçar  os demais ingredientes e tentar salvar o prato.
bolo sem açúcar vira pavê, com calda bem doce, sem fermento vira uma torradinha de bolo, sem manteiga vira base para um bolo de camadas encharcado de calda de frutas  e creme batido.
sempre procuro buscar uma alternativa para transformar em algo saboroso.



aqui era para ser um  doce sírio - aletria, mas me esqueci  de colocar a ricota, quando coloquei no forno me dei conta...
ops,
tirei imediatamente, bati uma lata de leite condensado com  300 ml de leite mais a ricota esquecida, despejei sobre  a ultima camada, salpiquei coco ralado e levei ao forno.
ficou excelente. diferente, outro sabor!

Bookmark and Share

Print Friendly and PDF

9 comentários:

  1. Angela,
    Nunca saboreei a aletria síria, a portuguesa não leva ricota só o cabelo de anjo.
    Foi por acidente que apareceram alguns pratos famosos e deliciosos, talvez a torta de ricota e coco.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Deve ter ficado melhor do que você esperava!

    ResponderExcluir
  3. deve ter ficado muito bom..amei..bjo amiga..e..otimo Natal..

    ResponderExcluir
  4. Ai que delicia hein...quero um pedaço...
    Adorava isso na Mamãe...ela nunca perdia um prato e sempre dizia que a receita tinha dado errado...E sempre era a mais gostosa...Obrigado por me trazer essa recordação maravilhosa...

    ResponderExcluir
  5. Já aconteceu muito comigo esses esquecimentos Angela, mas com jeitinho sempre conseguimos sair dessa né. Vc por exemplo com essa receita que seria aletria certamente ficou melhor do que o esperado, só pelos ingredientes imagino a delicia que ficou. Além de linda apresentação. Bjos querida

    ResponderExcluir
  6. Comigo já aconteceu inclusive nesse doce, nem me lembro o que foi mas oque importa é que no fim deu tudo certo...hehehe!

    Angela, te desejo um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e harmonia!

    ♥Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Angela querida,
    Passei aqui para deixar meu abraço amigo e desejar os melhores votos de um Natal cheio de bençãos e um ano novo de muita alegria.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Glau,
    Desejamos-lhe e a todos que celebram esta data, acima de tudo, o amor, a paz, a união. Independente de credos, valores como esses, são universais. E são exatamente eles que tornam o mundo melhor e mais acolhedor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  9. Angela,
    Desculpe a confusão dos nomes, julgo que é devido a gostar dos dois blogs e terem ambos lindas fotos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!