para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 2 de agosto de 2009

plátano no inverno

Voltei mais uma vez para falar sobre o plátano...

Desta vez quero destacar que o plátano é um excelente aliado à arquitetura. Como vocês notaram, no verão, sua copa completamente cheia de folhas absorve a radiação solar e proporciona uma agradável sombra que resfria o ar que entra em casa; agora no inverno, quando ele perde todas as suas folhas, de forma generosa permite que o sol transpasse pelos seus galhos e entre na edificação, aquecendo-a.

Muito embora ele possua estas importantes qualidades que podem ser bem utilizadas em projetos arquitetônicos, este exemplar não está muito perto de nossa casa, pois ele também possui outras propriedades nem tanto agradáveis.
Na primavera, a próxima estação, este pequenos frutos liberam partículas que para algumas pessoas podem causar alergia. Para evitar este tipo de problema eu plantei-o a uma certa distância, o que me pareceu acertado, pois de nossa varanda podemos apreciá-lo por inteiro sem que ninguém espirre!

nick

13 comentários:

  1. Bom dia amiga, que cena bucólica, linda, extraordinária vc registrou;não fica devendo nada às cenas de outonos europeus...divina demais, parabéns
    beijocas, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, admiro muito teu amor e respeito pela natureza! Adorei as informaçoes sobre esta arvore, eu nao a conhecia! Um forte abraço de quem te adora
    Léia

    ResponderExcluir
  3. que lindo!!!e..que planta maravilhosa!!!deve ser tudo de bom viver juntinho a natureza como você vive...eis uma previlegiada!!!parabens..bjus..boa semana..

    ResponderExcluir
  4. Ter esse contato com a natureza tão próximo é um privilégio. É interessante acompanhar as várias fases das árvores e plantas e geral.
    Amo tudo isso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii...
    Mamãe disse que você foi na loja dela ontem! Que legal!!!
    =)
    Qualquer dia de semana que eu passar por lá e você estiver na sua mãe eu quero te conhecer tb.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Dolly, o Nick teve a sensibilidade na foto e no post. bjs

    Léia, querida, que bom que voce gostou do post do Nick. bjs

    Iliane, é um prazer viver ao lado de plantas, o Nick cuida delas muito bem. bjs

    Gina, assim como vc, o Nick e eu gostamos muito de acompanhar cada fase das nossas plantas, realmente é um privilégio. bjs

    Fla, foi um prazer conhecer sua "jovem" mãe. bjs

    ResponderExcluir
  7. ainda há poucos dias apanhei uma bolinha :) dessas. Achei iada à bolinha do plátano. è linda não é?

    ResponderExcluir
  8. Ai Angela... eu adooooooro Plátano... acho tão lindo e nos ensina tanto sobre os ciclos da nossa vida...
    Me fale uma coisa... pra plantar um plátano tem que ser muda? semente? Você sabe?
    Abraços,
    Rô Gratão
    rosangelagratao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Angela,

    Sou de Portugal e encontrei o teu blog, parabéns!
    O plátano é muito comum aqui, e contribui em muito para as cores outonais da nossa serra.De que platano te referes?qual o usado no Brasil? há inumeras variedades, sendo a principal a platanus x hispanica, um hibrido que surge na peninsula ibérica e foi usado como ornamental em tdo o mundo, mas tens o platanus orientalis, tb europeu.
    Em Portugal cometemos " crimes" contra estas árvores, são regularmente podadas deformando a sua estrutura e muitas vezes abatidas para dar lugar a desertos verdes de eucalipto e pinheiro.
    Talvez queiras dar uma olhadela nestas fotos ( do outono em Portugal), o link é este:

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=587411


    Lamentavelmente muitas dessas matas nativas foram destruidas. fica um abraço, diga o que achou,

    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Pedro
    Sou o Nick, marido da Angela, as vezes eu escrevo sobre plantas, árvores ou outras coisas no blog dela. Sobre o plátano, eu plantei há alguns anos porém não sei qual é a variedade. No Brasil não é comum, porém pode ser encontrado em algumas cidades do sul do país onde é mais frio. Aqui na nossa região é praticamente inexistente, mas o nosso se desenvolveu muito bem e está super saudável e imponente. Vi o skyscrapercity e achei super interessante, foi você que fez as fotos? Lugar maravilhoso, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Também quero saber como plantar platanos, ouve uma pessoa dizer que um galho produz muda, é verdade?

    ResponderExcluir
  12. Também gostaria de saber como se planta platanos. Ouvi alguém dizer que um galho lascado produz uma muda - É verdade?
    Denise
    yogalotus.denise@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tenho conhecimento se a muda pode ser feita assim, as sementes que caem não germinam ao redor ao contrario de outras árvores com ipês.

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!