para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 28 de abril de 2009

bolinho de arroz

além do amado marido, que é filho único, minha sogra, que infelizmente não conheci, me deixou alguns legados, bordados, cristais, louças..., alguns mimos costumo usar nas fotos do blog.

uma das peças mais interessantes é este fogão que, além de antigo - tem mais de 50 anos - funciona perfeitamente todas as peças são originais e o forno é excelente, apesar de não ter isolamento de calor, assa tudo direitinho e eu adoro!
ele está na minha churrasqueira acompanhado de uma geladeira da mesma idade, que também veio no pacote e que qualquer hora mostro aqui.
normalmente uso apenas para fazer café ou algo bem ligeiro quando recebemos amigos na churrasqueira. dias destes resolvi fazer bolinhos de arroz para tira gosto antes do churrasco e acabei usando o tal fogão, como já disse varias vezes, frituras não é o meu forte, apesar de bolinhos de arroz estarem entre os meus petiscos favoritos, então...
como tinha sobras de arroz, resolvi fazer os bolinhos com dois ovos, mas deu tanto bolinho, que não acabava nunca de fritar, não sei se é a minha falta de habilidade com frituras que tudo fica mais longo, mas eu nem liguei, pois o papo esta super bom e o drink então, era o meu favorito.

os bolinhos ficaram super saborosos, crocantes, no ponto certo e rústicos como eu gosto!


bolinho de arroz

bater no liquidificador
2 ovos
2 xícaras de leite
4 colheres de sopa de óleo
1 cebola inteira
cebolinha, salsinha, sal
1 xícara de arroz amanhecido

em uma tigela colocar 1 xícara de arroz amanhecido e dar uma rápida amassada com o grafo , juntar 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 5 colheres de queijo ralado, ir despejando aos poucos mistura do liquidificador, se a massa ficar muito mole acrescentar mais farinha.
fritar as colheradas, em óleo quente.


17 comentários:

  1. Ah! que pena minha sogra estar viva e gostar de tudo moderninho! rsrsrsrs...brincadeirinha! Seu fogão é um charme e os bolinhos são ótimos para os amigos recebidos! Que folia boa foi essa!
    Que sogrinha boa!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. bem, vamos dizer que vc tb tem muitas e boas histórias...esse fogão, mamãe tinha um assim...eita estamos caminhando para a sessão nostalgia ahahahah
    Angela, vou te confessar uma coisa sem vergonha...nunca consegui fazer um croquete de arroz decente. Outro dia copiei a receita de um, assado, acho que da Anna que já anotei para testar mas esses seus, meus Deus, que cara de apetitosos. O único mal dessas receitas saborosas é que acabo comendo tudo sozinha, porisso diminuí as receitas do Sabor e Aroma..caio matando nas comidas, a solidão me leva à compulsão por comer e como capricho sempre, como feito uma leoa. Já tenho essa receita na ponta da agulha para testar qdo meu filho vier e aquela torta de limão que só em pensar salivo!!!! ahahahah Pode mulher???
    bjs Dolly

    ResponderExcluir
  3. angela,
    esse fogão é uma relíquia você sabe, é mais velho que eu, e pelo que sei foi o primeiro que minha mãe teve. como meus pais sempre conservaram muito bem as coisas (tempos difíceis) ele durou até hoje, ainda bem que você curtiu mantê-lo funcionando, fica muito bem ambientado em nossa churrasqueira.
    aproveito pra mandar um beijo para sua mãe, minha sogra, afinal hoje é o dia das sogras.

    ResponderExcluir
  4. Lourdes, este fogão(e as outras coisinhas também) cairam na minha mão e cuido com muito carinho, realmente é uma alegria receber amigos. beijos.

    Dolly, bom... digamos que temos histórias, ainda bem que as temos! bem, bolinhos como comentei dias destes em outro blog, me remetem a relação de amor e odio, amor por que sempre estiveram presentes em momentos alegres, com familia, amigos, cafés da manhã tardios, enfim momentos bons, e odio, porque até chegar a receita ideal tardou um pouco, sobretudo os bolinhos de chuva, mas achei o jeito de fazer, então não fique triste, é assim mesmo. me sinto muito orgulhosa, de voce querer fazer um agrado para o filho com receitinhas minha. voce é muito especial. beijo grande.

    nick, o lugar aonde ele está é perfeito e me sinto agraciada por tê-lo, voce, mais do que ninguém sabe como curto muito tudo isto, se depender de mim dura mais 50 anos! Dona Odete, vai gostar de ter sido lembrada. beijo no seu coração (L)

    ResponderExcluir
  5. hehehe Hoje falei de um geladeira que tinha lá na casa da minha avó, essas coisas são boas de mais, se ela tivesse viva e a casa montada (já que alugaram para terceiros), levava para mim.
    Adoro bolinhos de arroz, ai tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Angela, adoro essas coisas antigas. Fui a uma chácara que tinha geladeiras de 70 e 80 anos. Fotografei e coloquei no blog, com permissão da minha amiga.
    Na casa da minha mãe, seus fogões antigos tinham essa tampa. Voltei ao passado agora!
    Bolinhos de arroz nunca fiz nem comi, embora já tivesse oportunidade, sei lá, nunca me atraiu, engraçado, né?

    ResponderExcluir
  7. nossa, minha mãe teve fogão com essas tampinhas de tirar e por com o dedo no buraquinho, igual ao seu (mas não era tão antigo, com certeza).
    minhas primeiras incursões na cozinha, ainda menina, foram para fazer bolinhos de arroz. engraçado é que eu não me lembro disso, mas a minha mãe é que me conta.

    bj

    ResponderExcluir
  8. Querida Angela, amo teu blog porque tem cara de familia, de rir com amigos, de infancia...
    Bjos. Léia

    ResponderExcluir
  9. Nana, qualquer dia destes vou fazer um post sobre a geladeira, que peninha que a da sua vó não ficou com vc. beijos.

    Gina, pois é, o que estava na casa dos meus sogros, incrivelmente conservados, guardei com muito carinho até ter uma casa, hoje uso com um prazer imenso. bolinhos de arroz são bem tipicos aqui do interior de SP, mas é uma questão de paladar. beijo.

    Fátima, isto mesmo, minha mãe tambem teve, eu aprendi a cozinhar num destes também, só que o lá de casa foi trocado quando eu era adolescente, agora o da Dona Marina, foi usado apena por ela, e muito bem cuidado, está inteiro, perfeitinho...que pena, que vc não se lembra fazendo bolinhos (rs rs) beijos.

    Léia, querida, que bom que transmito esta imagem, acho que sou assim mesmo, adoro receber amigos, adoro falar, rir,ter gente por perto e te conto um coisa, os sofas daqui de casa tem pouquissimo uso, adoro sentar em volta de mesas, me pego recebendo amigos e levando logo para sentar às mesas, assim ponho logo um suco, um café, um biscoitinho e ai o papo rola, esta sou eu. beijos.

    ResponderExcluir
  10. Angela, vc sabe que eu adoro bolinho de arroz, faço sempre que posso e a minha receita é a sua.....rsrsrs.
    Os legados das pessoas que gostamos, sempre guardamos e cuidamos com carinho, e eu sei que isto vc faz com muita propriedade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Angela,
    fizemos bolinhos de arroz ontem... êta conexão deliciosa...
    Sabe que minha avó tinha um fogão destes? Vou buscá-lo nas profundezas... Beijoca

    ResponderExcluir
  12. Celia, voce é mesmo aquela que adotei para minha irmã cada dia tenho mais certeza disto! que bom que pelo menos bolinho de arroz pude te deixar de legado rs rs..
    beijos.

    Flavia, bom né. Fogão destes é coisa de vó. beijo.

    ResponderExcluir
  13. Também não suporto fazer fritura, mas há certas coisas, de vez em quando, que não há como resistir! Como esses bolinhos.

    ResponderExcluir
  14. Angela, este fogão é igualzinho ao que minha avó tinha, já minha mãe tinha um bem parecido, mas com a tampa esmaltada grande que cobria todos as bocas. Pena que as duas se desfizeram de seus fogões. Eu e meu marido curtimos coisas antigas, se elas soubessem...
    Mostra a geladeira também!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. eu amei os bolinhos! estavam muito bom mesmo. minha amiga estava aqui em casa e juntas comemos um monte! ela tambem adorou (:

    ResponderExcluir
  16. Talita, é isto mesmo, algumas e raras vezes tambem faço, mas tem valer a pena. beijos.

    Claudia, vou logo, logo fazer um post da geladeira, a minha mae tambem deu fim no fogao dela, beijos!

    Julia, voce e Deb quase nem almoçaram, acho que foi culpa dos bolinhos...

    ResponderExcluir
  17. Angela, que buena receta! Las recetas son preciosas!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!