para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

feliz 2009!

desejo a todos que visitam este meu espaço, que 2009 possa ser generoso, que possa dar muitos ramos como esta bougainville em nosso jardim, que todos este ramos possam florescer ainda que um pouco tortos, mas que nos brindem com flores nos trazendo muitas alegrias , afinal a vida é assim mesmo, pois a paz e felicidade nem sempre são encontradas apenas nos ramos retos e perfeitos, feliz 2009!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

biscoitinhos de contreau




sempre é muito bom ter uns biscotinhos a mão para acompanhar um café com aquela pessoa querida que acaba dando apenas uma passadinha nestes dias de festas, estes são muito simples de serem feitos




biscoitinho de contreau

9 colheres de sopa de farinha de trigo
9 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de margarina sem sal
1 pitada de sal
1 colher de chá de licor ( eu costumo usar contreau)
bata a margarina e o açúcar em creme, junte o licor e o sal, em seguida alterne a farinha e o amido. faça bolinha e aperte com um garfo e coloque com espaçamento em assadeira levemente untada, asse em forno médio até ficarem douradas por baixo.
caso deseje você poderá rechear ou ainda assar com um pedacinho de goiabada neste caso faça uma covinha com uma rolha em cada bolinha e e coloque o pedacinho de goiabada antes de levar para assar.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

blackberry coffee cake - Chá da Tarde

resolvi participar com esta receita do desafio de natal do Chá da Tarde









o coofee cake




partido


um pedaço


e o outro

os berries, como as frutas vermelhas eram chamadas pela família que me recebeu nos tempos de intercâmbio, eram cultivados, e na safra fazíamos as conservas para durante o ano todo poder ter as tortas, tops de cheese cakes e o recheios de cooffe cakes, tudo sem nenhum tipo de conservante. seguindo a tradição também tenho estas plantas aqui no meu jardim, cuido com muito carinho e faço as conservas.
eu sempre tive uma preferência por coofee cakes, talvez pelo aroma que invade a cozinha ou quem sabe pelas lembranças dos chá da tarde, do natal...


coffee cake de amoras pretas


bolo


2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
2 ovos
1/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de butter milk ( 3/4 de xícara de leite de preferência integral misturado com um colher de sobremesa de vinagre que descansou por 10 minutos) numa tigela, misture os secos e em seguida os ovos ligeiramente batidos, o óleo e por ultimo o butter milk. reserve.
recheio
numa panela coloque uma 1 xícara de geleia de amoras pretas*, e duas xícaras de água filtrada e duas colheres de sopa de amido de milho diluídas em meia xícara de agua, leve ao fogo até formar um creme. reserve.

*a geléia de amoras pretas foi feita igual a de amoras silvestres conforme a receita indicada aqui. pode ser usada geleia industrial de sua preferência, porém deve ser feito um creme, sempre usando agua e amido de milho, espalhar quando morno sobre o o bolo.
cobertura
1 xícara de farinha de trigo, 1 colher de canela em pó, gotas baunilha, 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de margarina, misture tudo até formar uma farofa. reserve.

montagem

forre com papel manteiga uma assadeira de fundo removível
  1. coloque metade da massa do bolo,
  2. delicadamente sobre esta massa distribua o creme do recheio,
  3. sobre este coloque o resto da massa,
  4. e por ultimo coloque a farofa.
  5. asse em forno médio, por 30 minutos. retire e deixe esfriar.
glacê

1 xícara de açúcar de confeiteiro misturada com duas ou três colheres de suco de limão, até formar um glacê para ser espalhado formando desenhos sobre o bolo já assado.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

blackberry ou amoras pretas

este ano sim!...
nosso pé de amoras pretas ou blackberry produziu o suficiente para a tão esperada geléia de amoras pretas, suficiente para rechear coofee cakes, pancakes e coberturas de sorvete de vanilla, acho que desta vez acertamos a mão na poda
agora sim...

domingo, 14 de dezembro de 2008

mezzo pesto mezzo burro

o pesto ou uma boa manteiga aromatizada sempre salva na hora de fazer um macarrão rapidinho, eu costumo preparar uma boa quantidade e congelar e ai na hora do aperto, é só derreter alguns cubinhos e passar a massa e pronto!! este servi com filet mignon e tomatinhos da horta que estão cada vez mais saborosos.

mezzo pesto mezzo burro

um maço de manjericão , escolher, lavar e secar a folhas
400 g de manteiga com sal
4 dentes de alho
nozes a gosto
sal a gosto
1/2 xícara de azeite

bater no processador a manteiga e o azeite (se preferir pode acrescentar mais), juntar o alho e o manjericão aos poucos, por último as nozes, fica a sua opção, moídas grosseiramente ou bem moídas.
forre uma assadeira com papel manteiga e coloque a mistura, leve ao freezer, quando começar endurecer, corte os pedaços no tamanho que desejar enrole no papel filme. leve os pedaços ao freezer novamente.
pode ser usada sobre batatas assadas ou para temperar massas.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

nega maluca

este nega maluca é um destes bolos de embalagem de chocolate que aparecem de vez em quando, nem sempre são certeiros... 
porém este realmente é bom e muito simples de fazer, quem achou foi a Semiramis e me passou a receita, lógico que os bolos dela são lindíssimos, até os bolos mais simples, e o meu ficou com uma carinha de bolo de todo dia, mas asseguro que é um bolo bem gostosinho para acompanhar um chá ou servir morno com uma bola de sorvete.


nega maluca

2 xícara de açúcar
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
3/4 xícara de óleo
2 ovos grandes
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícaras de agua fervente
Numa tigela, misturar todos os secos já peneirados, abrir uma cova e misturar com o batedor os ovos e o óleo , por ultimo a água fervente. assar por 30 mim em forno médio.
Depois de morno colocar a cobertura.

cobertura:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
2 colheres de sopa rasa de margarina
2 colheres de sopa de leite
1 pitada de sal

levar ao fogo baixo mexendo até engrossar e ver o fundo da panela.
espalhar sobre o bolo morno.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

acácia

agora nesta época, quem reina em nosso jardim é a acácia imperial...
com muitos cachos de flores amarelas

sábado, 6 de dezembro de 2008

gelado de abacaxi


coisa rara de acontecer, mas aconteceu... comprei um abacaxi mais acido e a solução foi fazer o gelado de abacaxi, uma sobremesa bem simples e antiga que acho que muita gente faz, mas como agora vem a safra do abacaxi e isto pode acontecer com mais alguém, fica aqui a sugestão
gelado de abacaxi
picar em pedaços miúdos e levar ao fogo com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de agua, até fique um docinho em calda leve. escorra e coloque apenas os pedaços num pirex e meça o volume do liquido, dissolver 2 pacotes de gelatina de abacaxi em apenas 250 ml de agua fervente, e juntar ao calda do docinho até atingir no total 800 ml de liquido, caso falte complete com agua filtrada, em seguida misture com mixer uma caixinha de 200 g de creme de leite e jogue esta mistura em cima do abacaxi.
leve para gelar por 4 horas antes de servir.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

polenta


meus filhos sempre gostaram de polenta mais firme e bem temperadinha e fria, o marido não e lá muito fã, contrariando a ascendência, de qualquer forma vez por outra preparo polenta e como não faço frituras com a sobras procuro fazer a quantidade que vai ser consumida, e esta aqui resolvi fazer de uma forma diferente enformada e aproveitei os tomatinhos da horta para decorar. foi servida com carne assada e e pimenta cambuci tostada no azeite, e até o marido gostou!!!

polenta de panela de pressão

ferva 4 xícaras de agua com um buquê de ervas, usei, salsinha, cebolinha, manjericão e manjerona, bem amarradinho, e dentes inteiros de alhos, 2 colheres de azeite e sal a gosto em separado dissolver 2 xícaras de fubá em 3 xícaras de agua fria e despejar esta mistura na agua fervente com os tempero, mexer ate engrossar, vai começar a pular, feche a pressão e deixe no fogo mínimo por 25 minutos.

desligue e deixe sair toda a pressão antes de abrir, misture tudo se desejar acrescente uma colher manteiga aromática ou normal. decore a gosto sirva quente ou fria